
Professor: Dr.
Lusival Antonio Barcellos
Equipe:
Ana Cristina de Almeida Cavalcante Bastos;
Francisca Rocha Furtado Gomes;
Marlene Cahu;
Maria José Torres Holmes.
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EQUIPE DE TRABALHO |
Roteiro de Trabalho Pedagógico
1-Apresentação
do tema: A Cultura Hindu
Dinâmica
Inicial (Mantra)
MANTRA:
HARE
KRISHNA HARE RAMA
TRADUÇÃO
“Dá-me
a Vontade Divina, Dá-me a Vontade Divina,
Vontade
Divina, Vontade Divina, Dá-me, Dá-me.
Dá-me
Alegria, Dá-me Alegria,
Alegria,
Alegria, Dá-me, Dá-me. ”
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UMA SIMULAÇÃO DO ALTAR DE OFERENDAS DOS HINDUS |
2-Introdução:
Nessa pesquisa sobre “O Hinduísmo
Transversalizando os cinco eixos temáticos do ER, é necessário que se possa
aprender quais são estes eixos, ou seja: Culturas e Tradições Religiosas;
Textos Sagrados Orais e escritos; Teologias; Ritos e Ethos. A pesquisa inclui
um estudo a respeito de seus ensinamentos, envolvendo a percepção de
sacralidade, através de sua verdade, seus escritos, símbolos, rituais e valores,
bem como a construção do conhecimento científico. Este trabalho tem como
objetivo:Estudar o fenômeno religioso como a busca de suas manifestações religiosas
que se traduz em aprender o significado último por atitudes e costumes
característicos, nos quais se pode observar tanto o acontecimento religioso,
quanto a sua significação religiosa, no sentido de desenvolver junto aos
discentes, o estudo desta ou de outras culturas religiosas.
3-Tradição Cultural
Religiosa Hindu:
O hinduísmo é um complexo conjunto de
doutrinas e práticas religiosas. Suas Escrituras Sagradas surgiram na Índia
4.000 anos atrás. É considerada a mais antiga religião do mundo. Seus
ancestrais eram conhecidos, como ãryas, que significa ariano ou indo-ariano. Em
Sãnscrito a palavra hinduísmo, escreve-se “Sanãtana Dharma”, que significa a
“Lei Permanente”. Neste contexto Dharma significa “religião”. Essa língua
pertence à família indo-européia que era o seu idioma. A tradição Hindu é mais
do que uma simples religião, ou deveres religiosos. Era conhecida ainda como
“Mãnava Dharma que significa a religião do homem”. Por isso, entendia-se ser
uma religião aplicável a toda humanidade. Mais tarde recebeu o nome de
hinduísmo, porque fazia fronteira com a Índia Antiga.
Não teve nenhum fundador. Isso gera sempre questionamentos:
como pode uma religião não ter fundador? Suas verdades se fundamentam entre os
antigos sábios da Índia.
O
deus principal é Brahman que se
apresenta de várias formas que se chamam deuses, mas na verdade são aspectos,
reflexos ou expressões do próprio Brahman, o “Deus Supremo”. Para os hindus, tudo
que existe no mundo e todos os seres vivos também são reflexos de Brahman, criador
do universo; Vishnu é o preservador e
Shiva é o deus destruidor do
universo, pois segundo os hindus sem esta destruição, não poderá haver
recomeço.
Os Textos Sagrados: Seus
primeiros textos, o Livro dos Vedas, 1.500 a. C. Para eles os Vedas vêm de
Deus. Estão divididos em quatro partes: Rig-Veda; Sãma-Veda; Yajur-Veda;
Atharva-Veda. Existem outros em que destacamos: Bhagavad-Gita. (Canção
Celestial ou a Canção de Deus), é parte do Sexto Livro de Mahabharata.
Os Ritos:
Eles não constroem igrejas e sim templos
para adorar os deuses, oferecem flores e frutas ou presentes para agradar a seu
deus favorito. Ficam descalços em sinal de respeito. Deixam suas oferendas na
frente, como as estátuas ou figuras de seu deus. Fazem suas orações e ao
término recebem a bênção de homens sagrados do templo. Costumam terem seus pequenos altares em casa.
Acendem velas e vivem meditando. Entre seus
festivais destacamos o Festival das Nove
Noites para a Deusa Durga. O
festival do deus Shiva em março e o Festival
de Krishna em agosto. A vaca é sagrada adoram-na como a “Mãe Divina”. A
morte para eles é apenas um estágio e a passagem de uma vida para outra. Suas peregrinações, são os rios, entre esses destacamos o Ganges. Existem tantos outros ritos
e rituais.
A Teologia: Se
fundamenta no culto aos Avatares da
divindade Suprema Brahman.
Destacando-se “a Trimurti”- Uma
trindade constituída por Brahman, Shiva
e Vishnu. A descrição das representações do Transcendente nas tradições religiosas; suas verdades
de fé; o conjunto de mitos, crenças e doutrinas, que orienta a vida do fiel em cada
tradição religiosa.
O Ethos: É a
forma interior da moral humana, em que se realiza o próprio sentido do ser. É
formado na sua percepção interior dos valores, de que nasce o dever como
expressão da consciência e como resposta do próprio “EU” pessoal. Os vários caminhos
percorridos pelos hinduístas, estão fundamentados na importância da vida moral ensinada
por todos os verdadeiros gurus.
4-Conclusão:
Diante
do que vimos, percebe-se que seguindo esse roteiro para cada tradição religiosa
que apresenta o seu conjunto de normas e valores, e tem um sentido próprio de
explicar o motivo da existência das coisas, o significado da vida, a maneira
religiosa como cada povo vive e dá as suas respostas a estes questionamentos.
Cada forma de afirmar o seu sagrado faz conhecer aos seres humanos, seus
mistérios e sua vontade, e isso é o que dá origem a essas tradições religiosas.
Esse se chama “fenômeno religioso.”
5-Referências:
POSSEBON, Fabrício (Org). Os Mitos e suas Abordagens. Holmes,
Maria José Torres. Uma abordagem da
cultura hinduísta Transversalizando o ensino religioso- 2008- UFPB
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