PROFESSOR (A):
OBJETIVO GERAL: Despertar e cultivar a religiosidade do/a estudante levando-o/a
à compreensão da importância do fenômeno religioso em sua própria vida e na
história humana.
| 
OBJETIVOS | 
CONTEÚDOS | 
ATIVIDADES | 
AVALIAÇÃO | 
| 
1-Conhecer e respeitar as
  manifestações religiosas existentes em sala de aula.  
-Estabelecer o diálogo entre ao
  alunado para crescer individualmente e em grupo; 
-Descobrir
  os valores e atitudes que caracterizam a própria convivência com o grupo e
  com a natureza.  
- Estruturar
  seu mundo pessoal, seu Eu interior e sua relação com o Transcendente; 
2- Conhecer e
  valorizar o conjunto de normas das tradições religiosas, através das
  narrativas sagradas de cada tradição religiosa. 
- Compreender o respeito e a
  importância dos valores da diversidade fundamentais na construção da
  cidadania;  
-Refletir sobre os direitos
  humanos como valores universais que dão sentido à vida;  
-Adquirir atitudes de
  respeito com o outro e com a natureza. 
3-Desenvolver habilidades a
  respeito do significado da história de um povo e de cada pessoa, à luz da
  dimensão transcendente.  
-Destacar pontos relevantes,
  do significado da história de um povo, que conduzem a valorização da pessoa
  humana através do diálogo e do respeito à cultura, símbolos e ritos,
  eliminando as diversas formas de preconceitos;  
-Perceber que o povo
  brasileiro é formado por convivência de etnias nativas ou vindas de outros
  continentes;  
-Despertar
  interesse em dialogar com as diferentes culturas religiosas;  
4- A prender a
  conviver com as diferenças, com a finalidade de reconhecimento do outro,
  respeitando as diversas manifestações religiosas existente no contexto
  escolar;  
-Refletir
  sobre o sentido da vida, enquanto um cidadão do universo; 
-Conhecer e
  respeitar as diversas manifestações religiosas locais, através do significado
  dos seus símbolos religiosos importantes para todas as religiões, dando
  destaque às culturas indígenas e Afro-brasileiras, entre outras;  
-Despertar
  no educando o hábito de valorizar a diversidade cultural religiosa do Brasil
  e do mundo.  | 
1-Alteridade: O relacionamento com o outro 
-O
  respeito pela diversidade cultural religiosa; 
-O
  seu crescimento enquanto cidadão. 
-A
  Convivência com o outro numa perspectiva de construção do crescimento moral
  da pessoa. 
-A
  beleza da natureza na relação com o Transcendente. 
2-Valores: O conhecimento do conjunto
  de normas das tradições religiosas. 
- As
  narrativas sagradas e os valores de cada tradição religiosa. 
- O respeito às diferenças na construção da cidadania. 
- Direitos  
humanos. 
- Os
  valores que dão sentido à vida. 
3-Limites: fundamentação dos limites
  éticos propostos pelas várias tradições religiosas. 
- Atitudes
  de combate ao preconceito contra: etnias, gênero, idade, religião e outros. 
- As
  consequências das questões preconceituosas. 
- O
  direito de ser um cidadão do universo. 
- A
  realização plena das pessoas para consigo mesma e com os outros. 
4-Vocação, profissão e cidadania 
-O
  ser cidadão. 
-O
  sentido da vida. 
-As
  diversas manifestações culturais e religiosas do município e do Estado em que
  vive: afro-brasileira, indígenas e outras.  
-Valorização  da
  pluralidade cultural e religiosa existente no Brasil e no mundo. | 
-Levantamento
  das Tradições Religiosas existentes na sala de aula e entorno; 
-Manifestação
  de curiosidade e interesse pela religião do outro; 
-Seleção
  e organização valorativa de fotos, símbolos em geral, que julguem
  importantes, descrevendo seus significados; 
-Narração
  de fatos importantes da vida dos/as estudantes e família;  
-Expressão
  da sua crença com liberdade, e a do/a outro/a também. 
-Relação
  de significados entre os diferentes símbolos religiosos; 
-Exposição
  e apresentação de trabalhos em grupo, de modo que cada grupo apresente sobre
  uma Tradição Religiosa diferente da que professa. 
-Discussão
  em grupos sobre os mitos que se criam ao redor de pessoas (artistas,
  personagens públicas);  
-Elaboração
  de um calendário rudimentar das celebrações (datas comemorativas) das
  diferentes Tradições Religiosas; 
-Montagem
  de painéis com os diferentes nomes com os quais o Transcendente é chamado nas
  Tradições Religiosas, classificando-os conforme matriz de origem; 
-Pesquisa,
  seleção e discussão de mitos criados ao redor de crendices, da culinária, da
  linguagem; 
-Socialização
  de histórias da família, com o grupo; 
-Pesquisa
  de letras de músicas que abordam questões sociais (religiosidade,valores
  humanos); 
-Reflexão
  sobre o cuidado e o respeito com o outro; com a natureza; 
-Semelhanças
  entre as Tradições Religiosas mais significativas para o grupo. 
-Semelhança
  e diferença da religiosidade das etnias; 
-Pesquisas
  diversas: Datas comemorativas;  
-Construção
  de painéis sobre os diversos temas abordados;  
-Maquetes; 
-Habilidades
  de leituras diversas;  
Dramatizações; Coral; 
Jograis
  e paródias, etc. | 
Trabalhos
  individual; 
Trabalhos em
  grupos; 
Frequência; 
Assiduidade: 
Responsabilidade; 
Compromisso 
Adoção de atitudes
  positivas frente a um desagravo ou frustração. 
Respeito às
  diferenças, às ideias do outro. 
Manifestação de
  opiniões, sentimentos, ideias. 
Cooperação
  com os colegas e o professor. 
A boa convivência na sala de aula. 
Rodas de diálogo; 
Desenvolvimento de ações de solidariedade; 
Organização com seus pertences; 
O cuidado com o patrimônio público, etc. 
Atitudes de valorização do outro; 
Confraternização de encerramento. | 
REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
 ______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário