PROFESSOR (A):
OBJETIVO GERAL: Despertar e cultivar a religiosidade do/a estudante levando-o/a
à compreensão da importância do fenômeno religioso em sua própria vida e na
história humana.
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
ATIVIDADES
|
AVALIAÇÃO
|
1-Conhecer e respeitar as
manifestações religiosas existentes em sala de aula.
-Estabelecer o diálogo entre ao
alunado para crescer individualmente e em grupo;
-Descobrir
os valores e atitudes que caracterizam a própria convivência com o grupo e
com a natureza.
- Estruturar
seu mundo pessoal, seu Eu interior e sua relação com o Transcendente;
2- Conhecer e
valorizar o conjunto de normas das tradições religiosas, através das
narrativas sagradas de cada tradição religiosa.
- Compreender o respeito e a
importância dos valores da diversidade fundamentais na construção da
cidadania;
-Refletir sobre os direitos
humanos como valores universais que dão sentido à vida;
-Adquirir atitudes de
respeito com o outro e com a natureza.
3-Desenvolver habilidades a
respeito do significado da história de um povo e de cada pessoa, à luz da
dimensão transcendente.
-Destacar pontos relevantes,
do significado da história de um povo, que conduzem a valorização da pessoa
humana através do diálogo e do respeito à cultura, símbolos e ritos,
eliminando as diversas formas de preconceitos;
-Perceber que o povo
brasileiro é formado por convivência de etnias nativas ou vindas de outros
continentes;
-Despertar
interesse em dialogar com as diferentes culturas religiosas;
4- A prender a
conviver com as diferenças, com a finalidade de reconhecimento do outro,
respeitando as diversas manifestações religiosas existente no contexto
escolar;
-Refletir
sobre o sentido da vida, enquanto um cidadão do universo;
-Conhecer e
respeitar as diversas manifestações religiosas locais, através do significado
dos seus símbolos religiosos importantes para todas as religiões, dando
destaque às culturas indígenas e Afro-brasileiras, entre outras;
-Despertar
no educando o hábito de valorizar a diversidade cultural religiosa do Brasil
e do mundo.
|
1-Alteridade: O relacionamento com o outro
-O
respeito pela diversidade cultural religiosa;
-O
seu crescimento enquanto cidadão.
-A
Convivência com o outro numa perspectiva de construção do crescimento moral
da pessoa.
-A
beleza da natureza na relação com o Transcendente.
2-Valores: O conhecimento do conjunto
de normas das tradições religiosas.
- As
narrativas sagradas e os valores de cada tradição religiosa.
- O respeito às diferenças na construção da cidadania.
- Direitos
humanos.
- Os
valores que dão sentido à vida.
3-Limites: fundamentação dos limites
éticos propostos pelas várias tradições religiosas.
- Atitudes
de combate ao preconceito contra: etnias, gênero, idade, religião e outros.
- As
consequências das questões preconceituosas.
- O
direito de ser um cidadão do universo.
- A
realização plena das pessoas para consigo mesma e com os outros.
4-Vocação, profissão e cidadania
-O
ser cidadão.
-O
sentido da vida.
-As
diversas manifestações culturais e religiosas do município e do Estado em que
vive: afro-brasileira, indígenas e outras.
-Valorização da
pluralidade cultural e religiosa existente no Brasil e no mundo.
|
-Levantamento
das Tradições Religiosas existentes na sala de aula e entorno;
-Manifestação
de curiosidade e interesse pela religião do outro;
-Seleção
e organização valorativa de fotos, símbolos em geral, que julguem
importantes, descrevendo seus significados;
-Narração
de fatos importantes da vida dos/as estudantes e família;
-Expressão
da sua crença com liberdade, e a do/a outro/a também.
-Relação
de significados entre os diferentes símbolos religiosos;
-Exposição
e apresentação de trabalhos em grupo, de modo que cada grupo apresente sobre
uma Tradição Religiosa diferente da que professa.
-Discussão
em grupos sobre os mitos que se criam ao redor de pessoas (artistas,
personagens públicas);
-Elaboração
de um calendário rudimentar das celebrações (datas comemorativas) das
diferentes Tradições Religiosas;
-Montagem
de painéis com os diferentes nomes com os quais o Transcendente é chamado nas
Tradições Religiosas, classificando-os conforme matriz de origem;
-Pesquisa,
seleção e discussão de mitos criados ao redor de crendices, da culinária, da
linguagem;
-Socialização
de histórias da família, com o grupo;
-Pesquisa
de letras de músicas que abordam questões sociais (religiosidade,valores
humanos);
-Reflexão
sobre o cuidado e o respeito com o outro; com a natureza;
-Semelhanças
entre as Tradições Religiosas mais significativas para o grupo.
-Semelhança
e diferença da religiosidade das etnias;
-Pesquisas
diversas: Datas comemorativas;
-Construção
de painéis sobre os diversos temas abordados;
-Maquetes;
-Habilidades
de leituras diversas;
Dramatizações; Coral;
Jograis
e paródias, etc.
|
Trabalhos
individual;
Trabalhos em
grupos;
Frequência;
Assiduidade:
Responsabilidade;
Compromisso
Adoção de atitudes
positivas frente a um desagravo ou frustração.
Respeito às
diferenças, às ideias do outro.
Manifestação de
opiniões, sentimentos, ideias.
Cooperação
com os colegas e o professor.
A boa convivência na sala de aula.
Rodas de diálogo;
Desenvolvimento de ações de solidariedade;
Organização com seus pertences;
O cuidado com o patrimônio público, etc.
Atitudes de valorização do outro;
Confraternização de encerramento.
|
REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos
Nenhum comentário:
Postar um comentário