terça-feira, 14 de janeiro de 2020

PLANO DE CURSO EJA: CICLO II

DISCIPLINA: Ensino Religioso
PROFESSOR (A):
OBJETIVO GERAL: Despertar e cultivar a religiosidade do/a estudante levando-o/a à compreensão da importância do fenômeno religioso em sua própria vida e na história humana.

OBJETIVOS
CONTEÚDOS
ATIVIDADES
AVALIAÇÃO
1-Conhecer e respeitar as manifestações religiosas existentes em sala de aula.
-Estabelecer o diálogo entre ao alunado para crescer individualmente e em grupo;
-Descobrir os valores e atitudes que caracterizam a própria convivência com o grupo e com a natureza.
- Estruturar seu mundo pessoal, seu Eu interior e sua relação com o Transcendente;

2- Conhecer e valorizar o conjunto de normas das tradições religiosas, através das narrativas sagradas de cada tradição religiosa.
- Compreender o respeito e a importância dos valores da diversidade fundamentais na construção da cidadania;
-Refletir sobre os direitos humanos como valores universais que dão sentido à vida;
-Adquirir atitudes de respeito com o outro e com a natureza.


3-Desenvolver habilidades a respeito do significado da história de um povo e de cada pessoa, à luz da dimensão transcendente.
-Destacar pontos relevantes, do significado da história de um povo, que conduzem a valorização da pessoa humana através do diálogo e do respeito à cultura, símbolos e ritos, eliminando as diversas formas de preconceitos;
-Perceber que o povo brasileiro é formado por convivência de etnias nativas ou vindas de outros continentes;
-Despertar interesse em dialogar com as diferentes culturas religiosas;


4- A prender a conviver com as diferenças, com a finalidade de reconhecimento do outro, respeitando as diversas manifestações religiosas existente no contexto escolar;

-Refletir sobre o sentido da vida, enquanto um cidadão do universo;

-Conhecer e respeitar as diversas manifestações religiosas locais, através do significado dos seus símbolos religiosos importantes para todas as religiões, dando destaque às culturas indígenas e Afro-brasileiras, entre outras;

-Despertar no educando o hábito de valorizar a diversidade cultural religiosa do Brasil e do mundo.
1-Alteridade: O relacionamento com o outro

-O respeito pela diversidade cultural religiosa;

-O seu crescimento enquanto cidadão.

-A Convivência com o outro numa perspectiva de construção do crescimento moral da pessoa.

-A beleza da natureza na relação com o Transcendente.


2-Valores: O conhecimento do conjunto de normas das tradições religiosas.

- As narrativas sagradas e os valores de cada tradição religiosa.

- O respeito às diferenças na construção da cidadania.

- Direitos 
humanos.

- Os valores que dão sentido à vida.







3-Limites: fundamentação dos limites éticos propostos pelas várias tradições religiosas.

- Atitudes de combate ao preconceito contra: etnias, gênero, idade, religião e outros.

- As consequências das questões preconceituosas.

- O direito de ser um cidadão do universo.

- A realização plena das pessoas para consigo mesma e com os outros.









4-Vocação, profissão e cidadania

-O ser cidadão.

-O sentido da vida.

-As diversas manifestações culturais e religiosas do município e do Estado em que vive: afro-brasileira, indígenas e outras.

-Valorização  da pluralidade cultural e religiosa existente no Brasil e no mundo.
-Levantamento das Tradições Religiosas existentes na sala de aula e entorno;

-Manifestação de curiosidade e interesse pela religião do outro;

-Seleção e organização valorativa de fotos, símbolos em geral, que julguem importantes, descrevendo seus significados;

-Narração de fatos importantes da vida dos/as estudantes e família;

-Expressão da sua crença com liberdade, e a do/a outro/a também.

-Relação de significados entre os diferentes símbolos religiosos;

-Exposição e apresentação de trabalhos em grupo, de modo que cada grupo apresente sobre uma Tradição Religiosa diferente da que professa.

-Discussão em grupos sobre os mitos que se criam ao redor de pessoas (artistas, personagens públicas);

-Elaboração de um calendário rudimentar das celebrações (datas comemorativas) das diferentes Tradições Religiosas;

-Montagem de painéis com os diferentes nomes com os quais o Transcendente é chamado nas Tradições Religiosas, classificando-os conforme matriz de origem;

-Pesquisa, seleção e discussão de mitos criados ao redor de crendices, da culinária, da linguagem;

-Socialização de histórias da família, com o grupo;

-Pesquisa de letras de músicas que abordam questões sociais (religiosidade,valores humanos);

-Reflexão sobre o cuidado e o respeito com o outro; com a natureza;

-Semelhanças entre as Tradições Religiosas mais significativas para o grupo.

-Semelhança e diferença da religiosidade das etnias;

-Pesquisas diversas: Datas comemorativas;
-Construção de painéis sobre os diversos temas abordados;

-Maquetes;
-Habilidades de leituras diversas; 

Dramatizações; Coral;
Jograis e paródias, etc.
Trabalhos individual;
Trabalhos em grupos;

Frequência;

Assiduidade:

Responsabilidade;
Compromisso

Adoção de atitudes positivas frente a um desagravo ou frustração.

Respeito às diferenças, às ideias do outro.

Manifestação de opiniões, sentimentos, ideias.

Cooperação com os colegas e o professor.

A boa convivência na sala de aula.

Rodas de diálogo;

Desenvolvimento de ações de solidariedade;

Organização com seus pertences;

O cuidado com o patrimônio público, etc.

Atitudes de valorização do outro;

Confraternização de encerramento.

REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
 ______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos


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