ANO: 4º
OBJETIVO GERAL: Proporcionar
para as turmas oportunidades para que os educandos descubram e reflitam a
respeito do significado da história de um povo e de cada pessoa, à luz da
dimensão transcendental.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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CONTEÚDOS
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ATIVIDADES
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AVALIAÇÃO
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1-Desenvolver
a capacidade de interagir, com o outro, e interiorizar os valores humanos, respeitando
códigos e regras.
2--Estruturar seu mundo pessoal, seu Eu interior e sua relação com o Transcendente, numa perspectiva de respeito ao outro. 3-Reconhecer na narrativa sagrada do outro e no contexto cultural que se formou a diversidade que algumas culturas religiosas não possuem textos escritos. 4- Desenvolver nos educandos o respeito pelos valores da diversidade cultural religiosa, presentes nos ritos, rituais e símbolos.
5-Valorizar
o Sagrado de cada cultura religiosa, através do diálogo e do respeito, como
forma de construir uma cultura de paz.
6-Despertar nos educandos o interesse pelos projetos da escola, numa perspectiva de preservação do patrimônio cultural da humanidade como reflexão do sentido da vida. |
1-Valores importantes
-Respeito;
-Compromisso;
-Amizade;
-Valorização da família.
2-O Sagrado de cada um
-A
relação com o Sagrado;
-O
respeito pelo Sagrado do outro.
3-História das Narrativas Sagradas orais e escritas
-Os
fatos marcantes dos acontecimentos religiosos;
- Acontecimentos religiosos são a origem dos mitos e segredos sagrados.
4-Rituais
-As
celebrações tornam-se práticas religiosas;
-
Celebrações dos grandes acontecimentos
5-Divindades
-As
práticas religiosas e a relação com o Transcendente;
-As
práticas religiosas e as representações do Transcendente.
6-Projetos da Escola:
-Patrimônio
público;
-Meio
ambiente:
-Água;
-A
natureza;
-Saúde
-Entre
outros
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1-Conhecimento
das palavras que são importantes para todas as religiões seus valores;
-pesquisa
em livros/ dicionários,
-Cada
criança ter o seu próprio caderno para compor o seu dicionário;
2-Leituras diversas
contos de:
- Histórias;
-Lendas;
-Cânticos;
3-Visitas aos templos Sagrados:
-Indígenas e
Terreiros;
-Museus;
-Construção
da árvore dos valores;
4-Apresentação de pequeno vídeo;
-Músicas;
Confecção de
cartazes;
-Danças, entre
outros;
5-Atividades expositivas:
-Pesquisas;
-Construção de frases
-Construção de
murais
6-Atividades diversas
-Gincanas;
-Feira cultural;
-Feira das
Religiões;
-Entrevistas
-Entre
outras
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Socialização com o outro;
Participação;
-Manifestações de opiniões;
-Respeito mútuo;
-Reconhecimento de suas limitações e respeito com as
limitações do outro;
-Cooperação com colegas e professor adotando atitudes
de cortesia;
-Valorização das amizades.
-Cuidado com objetos/materiais de uso coletivo;
-Respeito e compreensão com os sentimentos do outro;
-Cuidado com a natureza;
-Diálogo com o transcendente;
- Agradecimento pelo dom da vida.
-Reflexão
sobre a responsabilidade/papel de cada um na escola e na família.
-Trabalhos individuais;
-Trabalhos em grupo;
-Frequência;
-Organização nas atividades do caderno.
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REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos
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