terça-feira, 7 de janeiro de 2020

PLANO DE CURSO 4° ANO


PROFESSORA:
ANO:
OBJETIVO GERAL: Proporcionar para as turmas oportunidades para que os educandos descubram e reflitam a respeito do significado da história de um povo e de cada pessoa, à luz da dimensão transcendental.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
ATIVIDADES
AVALIAÇÃO

1-Desenvolver a capacidade de interagir, com o outro, e interiorizar os valores humanos, respeitando códigos e regras.





2--Estruturar seu mundo pessoal, seu Eu interior e sua relação com o Transcendente, numa perspectiva de respeito ao outro.


3-Reconhecer na narrativa sagrada do outro e no contexto cultural que se formou a diversidade que algumas culturas religiosas não possuem textos escritos.




4- Desenvolver nos educandos o respeito pelos valores da diversidade cultural religiosa, presentes nos ritos, rituais e símbolos.


5-Valorizar o Sagrado de cada cultura religiosa, através do diálogo e do respeito, como forma de construir uma cultura de paz.



6-Despertar nos educandos o interesse pelos projetos da escola, numa perspectiva de preservação do patrimônio cultural da humanidade como reflexão do sentido da vida.



1-Valores importantes
           -Respeito;
           -Compromisso;
           -Amizade;
           -Valorização da família.






2-O Sagrado de cada um
-A relação com o Sagrado;
-O respeito pelo Sagrado do outro.




3-História das Narrativas Sagradas orais e escritas
-Os fatos marcantes dos acontecimentos religiosos;
- Acontecimentos religiosos são a origem dos mitos e segredos sagrados.


4-Rituais
-As celebrações tornam-se práticas religiosas;
- Celebrações dos grandes acontecimentos




5-Divindades
-As práticas religiosas e a relação com o Transcendente;
-As práticas religiosas e as representações do Transcendente.


6-Projetos da Escola:
-Patrimônio público;
-Meio ambiente:
-Água;
-A natureza;
-Saúde
-Entre outros
1-Conhecimento das palavras que são importantes para todas as religiões seus valores;
-pesquisa em livros/ dicionários,
-Cada criança ter o seu próprio caderno para compor o seu dicionário;

2-Leituras diversas contos de:
- Histórias;
-Lendas;
-Cânticos;




3-Visitas aos templos Sagrados:
-Indígenas e Terreiros;
-Museus;
-Construção da árvore dos valores;





4-Apresentação de pequeno vídeo;
-Músicas;
Confecção de cartazes;
-Danças, entre outros;




5-Atividades
expositivas:
-Pesquisas;
-Construção de frases
-Construção de murais




6-Atividades diversas
-Gincanas;
-Feira cultural;
-Feira das Religiões;
-Entrevistas
-Entre outras

           Socialização com o outro;

           Participação;

           -Manifestações de opiniões;

           -Respeito mútuo;

           -Reconhecimento de suas limitações e respeito com as limitações do outro;

           -Cooperação com colegas e professor adotando atitudes de cortesia;

           -Valorização das amizades.

           -Cuidado com objetos/materiais de uso coletivo;

           -Respeito e compreensão com os sentimentos do outro;

           -Cuidado com a natureza;

           -Diálogo com o transcendente;

           - Agradecimento pelo dom da vida.

           -Reflexão sobre a responsabilidade/papel de cada um na escola e na família.

           -Trabalhos individuais;

           -Trabalhos em grupo;

           -Frequência;

           -Organização nas atividades do caderno.

REFERÊNCIAS

CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
 ______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A NATUREZA E O SAGRADO

Textos Diversos