PROFESSOR (A):
CICLO I = (Alfabetização; 1º e
2º Anos )
OBJETIVO GERAL: Valorizar a
dimensão da existência humana, a partir de reflexões que dão sentido à vida, através
dos valores que auxiliam o indivíduo a se reconhecer enquanto ser humano afetivo,
social, físico e espiritual, refletindo sobre suas reações consigo mesmo e com
o outro e com toda diversidade ao qual está inserido respeitando e dialogando
com as diferenças.
OBJETIVOS
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CONTEÚDOS
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ATIVIDADES
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AVALIAÇÃO
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1- Desenvolver a capacidade de se apresentar e escutar com respeito à apresentação
do outro;
-Lidar com os sentimentos e compreender que ser
pessoa é amar e ser amada e ter o seu lugar no mundo junto com outras
pessoas;
-Reconhecer
os seus direitos e deveres;
2- Perceber como a diferenças podem aumentar a amizade,
a solidariedade e a união entre as pessoas através do diálogo, da
escuta do ouvir e do falar;
-Respeitar
as diferentes culturas religiosas existentes na escola;
3-- Valorizar
a
idéia do Transcendente nas diferentes tradições
religiosas, respeitando-as através dos valores éticos, no exercício
da cidadania;
-Compreender a capacidade de as
pessoas aprenderem, agirem e transformarem a realidade em que vivem em favor
da vida de todos;
-Sentir-se pessoa localizada em seu espaço e segura de seu lugar, tanto no
seio familiar quanto na escola;
4- Aprender a refletir acerca das conseqüências das próprias ações e ter
compreensão dos erros e enganos de outras pessoas, na convivência
para a cidadania;
-Reconhecer os costumes e as tradições
culturais religiosas na história de uma sociedade;
- Desenvolver atitudes de bons
hábitos despertando interesse de cuidado do próprio corpo e do meio ambiente.
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1-Alteridade:
-O
relacionamento com o outro, permeado por valores;
-Respeito
a si mesmo e com o outro;
-Diálogo
com o outro;
-Direitos
e deveres.
2- Limites: fundamentação dos limites
éticos em relação à diversidade religiosa.
Na
vida individual e coletiva.
No conhecimento dos limites éticos; No
ouvir e no falar.
Em
relação ao respeito pelas diferentes posições religiosas das pessoas com as
quais convive.
3-Valores
e contra valores: conhecimento das normas de cada tradição religiosa.
O
respeito pelas Tradições religiosas.
Os valores éticos nas relações interpessoais e sociais.
A vivência dos valores éticos e da cidadania.
4-A vida em sociedade e a religião:
Costumes
e tradições;
A história da nossa cultura;
Caracterizar a visão do meio ambiente
proposta por diferentes tradições religiosas;
Os hábitos e atitudes de cuidado e respeito
ao próprio corpo e ao meio em que vive
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-Apresentação
dos alunos, comentando sobre o seu nome, o significado, se conhecem a
história do seu nome. Quem escolheu, se gosta ou não;
-Abrir
a roda de diálogo conversando sobre o respeito por si e pelos outros;
-Como
deve ser a relação na sala de uns com os outros;
-Entrevistas entre os
colegas
- Organização de painéis, utilizando
gravuras sobre amizade , amor, pessoas dialogando, atitudes de respeito;
-Cartazes;
-Murais;
-Relaxamento
com músicas;
-Cânticos
que abordem sobre a temática trabalhada;
-Vídeos
e histórias sobre os temas.
-Trabalho
de colagem, pintura, desenho;
-Pesquisa
em revistas e jornais impressos.
-Expressão
oral de histórias, parábolas, mitos, conhecidos.
-Utilização
de algumas regras simples de convívio social.
-Análise
da programação televisiva, levantando os pontos positivos e negativos.
-Viver
e Conviver o respeito por todos os seres.
-O
momento do diálogo;
-Jogos
diversos:
Caça-palavras;
Palavras
cruzadas;
Pesquisas:
Na
biblioteca;
Revistas
e jornais;
Laboratórios
de informática.
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Trabalhos
individual;
Trabalhos em
grupos;
Frequência;
Assiduidade:
Responsabilidade;
Compromisso
Adoção
de atitudes positivas frente a um desagravo ou frustração.
Respeito
às diferenças, às idéias do outro.
Manifestação
de opiniões, sentimentos, idéias.
Cooperação
com os colegas e o professor.
A
boa convivência na sala de aula.
Rodas
de diálogo;
Desenvolvimento
de ações de solidariedade;
Organização
com seus pertences;
O
cuidado com o patrimônio público, etc.
Atitudes
de valorização do outro;
Confraternização
de encerramento.
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REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos
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