segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

PLANO DE CURSO - EJA - CICLO I


DISCIPLINA: Ensino Religioso
PROFESSOR (A):
CICLO I = (Alfabetização; 1º e 2º Anos )
OBJETIVO GERAL: Valorizar a dimensão da existência humana, a partir de reflexões que dão sentido à vida, através dos valores que auxiliam o indivíduo a se reconhecer enquanto ser humano afetivo, social, físico e espiritual, refletindo sobre suas reações consigo mesmo e com o outro e com toda diversidade ao qual está inserido respeitando e dialogando com as diferenças.


OBJETIVOS
CONTEÚDOS
ATIVIDADES
AVALIAÇÃO
1- Desenvolver a capacidade de se apresentar e escutar com respeito à apresentação do outro;
-Lidar com os sentimentos e compreender que ser pessoa é amar e ser amada e ter o seu lugar no mundo junto com outras pessoas;
-Reconhecer os seus direitos e deveres;


2- Perceber como a diferenças podem aumentar a amizade, a solidariedade e a união entre as pessoas através do diálogo, da escuta do ouvir e do falar;

-Respeitar as diferentes culturas religiosas existentes na escola;




3-- Valorizar a idéia do Transcendente nas diferentes tradições religiosas, respeitando-as através dos valores éticos, no exercício da cidadania;
-Compreender a capacidade de as pessoas aprenderem, agirem e transformarem a realidade em que vivem em favor da vida de todos;
-Sentir-se pessoa localizada em seu espaço e segura de seu lugar, tanto no seio familiar quanto na escola;


4- Aprender a refletir acerca das conseqüências das próprias ações e ter compreensão dos erros e enganos de outras pessoas, na convivência para a cidadania;

-Reconhecer os costumes e as tradições culturais religiosas na história de uma sociedade;

- Desenvolver atitudes de bons hábitos despertando interesse de cuidado do próprio corpo e do meio ambiente.
1-Alteridade:
-O relacionamento com o outro, permeado por valores;

-Respeito a si mesmo e com o outro;

-Diálogo com o outro;

-Direitos e deveres.






2- Limites: fundamentação dos limites éticos em relação à diversidade religiosa.
Na vida individual e coletiva.
No conhecimento dos limites éticos; No ouvir e no falar.
Em relação ao respeito pelas diferentes posições religiosas das pessoas com as quais convive.

3-Valores e contra valores: conhecimento das normas de cada tradição religiosa.

O respeito pelas Tradições religiosas.

Os valores éticos nas relações interpessoais e sociais.

A vivência dos valores éticos e da cidadania.







4-A vida em sociedade e a religião:

Costumes e tradições;

A história da nossa cultura;
Caracterizar a visão do meio ambiente proposta por diferentes tradições religiosas;
Os hábitos e atitudes de cuidado e respeito ao próprio corpo e ao meio em que vive
-Apresentação dos alunos, comentando sobre o seu nome, o significado, se conhecem a história do seu nome. Quem escolheu, se gosta ou não;
-Abrir a roda de diálogo conversando sobre o respeito por si e pelos outros;
-Como deve ser a relação na sala de uns com os outros;
-Entrevistas entre os colegas
- Organização de painéis, utilizando gravuras sobre amizade , amor, pessoas dialogando, atitudes de respeito;

-Cartazes;

-Murais;

-Relaxamento com músicas;

-Cânticos que abordem sobre a temática trabalhada;

-Vídeos e histórias sobre os temas.

-Trabalho de colagem, pintura, desenho;

-Pesquisa em revistas e jornais impressos.

-Expressão oral de histórias, parábolas, mitos, conhecidos.

-Utilização de algumas regras simples de convívio social.



-Análise da programação televisiva, levantando os pontos positivos e negativos.

-Viver e Conviver o respeito por todos os seres.

-O momento do diálogo;

-Jogos diversos:

Caça-palavras;

Palavras cruzadas;

Pesquisas:
 
Na biblioteca;

Revistas e jornais;

Laboratórios de informática.
Trabalhos individual;
Trabalhos em grupos;
Frequência;
Assiduidade:
Responsabilidade;
Compromisso
  
Adoção de atitudes positivas frente a um desagravo ou frustração.
Respeito às diferenças, às idéias do outro.
Manifestação de opiniões, sentimentos, idéias.
Cooperação com os colegas e o professor.
A boa convivência na sala de aula.
Rodas de diálogo;
Desenvolvimento de ações de solidariedade;
Organização com seus pertences;
O cuidado com o patrimônio público, etc.
Atitudes de valorização do outro;
Confraternização de encerramento.

REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
 ______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos

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