sexta-feira, 2 de junho de 2023

A JUREMA SAGRADA: ciência da terra, da magia e da fumaça



 As Terras Sagradas do SÍTIO DO ACAIS e a Jurema de Mestre.

A Jurema Sagrada se caracteriza pelo sincretismo com outras culturas, devido ao processo de colonização do território brasileiro, especialmente na Paraíba. A jurema de Mestre, nasce na terra do Acais, localizadas em Alhandra, cidade paraibana. trazendo em seus fundamentos o sincretismo com as práticas católicas e africanas. Por isso, podemos perceber em seu culto dessas culturas, seja nos seus objetos sagrados ou nos cânticos que fazem parte de sua ritualística. Dessa forma, o Sítio de Acais  torna-se referência de espaço sagrado para Jurema

Essas terras foram tombadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), em 2009, e representam não só a luta pela preservação dos espaços sagrados, mas também um símbolo de resistência e luta pelo direito a liberdade enquanto culto religião.

TAMBABA: a encantaria da Jurema.

praia se localiza na Área de Proteção Ambiental (APA) de Tambaba, no município do Conde, litoral sul da Paraíba. Dentro da tradição juremeira, através de diversas narrativas orais, a praia é tida como um portal de acesso a variados planos astrais, relacionados ao culto da Jurema. Dessa forma, Tambaba é considerada com área da encantaria da Jurema.  

Segundo os antigos, quando as águas batem forte nas pedras, fazendo um estrondo, significa que um mestre juremeiro morreu e foi recolhido,  ou se encantou, como dizem os mais velhos da religião.

Nas pedras encantadas da praia, ainda se realizam cultos para os encantados, remontando práticas realizadas pelos indígenas e juremeiros antigos. Atualmente, existe um trabalho de revitalização dessas práticas e conservação da praia como um lugar sagrado para o culto da Jurema Santa e Sagrada.

Ponto de Jurema (assim são denominadas as cantigas para louvar chamar e se despedir do orixá e as linhas de entidades.)

Íô, juremeiro, ô, juremá. As folhas caíram serena, ô, Jurema, aqui nesse congá. Salve São Jorge guerreiro. Salve São Sebastião. Salve meu pai Oxalá, que me deu a proteção, ô Jurema. Ó. 

Fonte de Pesquisa: 

Pai Beto de Xangô Guardião da Jurema Sagrada

(83) 98630-6292


Atividades


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos Diversos