sábado, 11 de janeiro de 2020

PLANO DE CURSO - 8° ANO


PROFESSORA:
OBJETIVO GERAL: Compreender o contínuo processo vivido pelo ser humano e pela história que traz transformações e descobertas tendo na religiosidade um acompanhamento das mudanças históricas e culturais.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
ATIVIDADES
AVALIAÇÃO

1-Descobrir as novas expressões de religiosidade que procuram recuperar antigas tradições religiosas para dar sentido, soluções e respostas à vida atual.






2-Perceber que o sentido transcendente da vida e da história traz respostas à situação presente de cada pessoa, através de seus ritos e rituais




3-Reconhecer os vultos históricos das tradições religiosas;


3-1. Descobrir na atualidade pessoas que trabalham ou trabalharam no voluntariado pelas causas humanitárias;










4-Compreender as tradições religiosas através dos ensinamentos de seus Textos Sagrados e a importância de seus ensinamentos;



5- Refletir sobre os sentimentos que movem a violência e sobre a necessidade de superá-la para construir um mundo de segurança e paz, embasados nos valores humanos e religiosos.

1-Espiritualidade
-A experiência religiosa, elemento vital para o fiel.
-A vivência com o mistério do Transcendente pelos ensinamentos, ritos e tradições.
-Auto-conhecimento na vivência do relacionamento com o Transcendente.


2-Valores:
-As exigências e qualidades éticas do procedimento humano na perspectiva da Tradição Religiosa.
–Orientações de vida nas normas e crenças das Tradições Religiosas;
-Ritos e rituais;

3- História de vida de pessoas que viveram em função de sua fé:
- Pelas causas humanitárias modificando a sociedade (Abraão, Moisés, Sidarta Gautama, Zaratustra, Confúcio, Jesus, Maomé, Lao-tsé, Gandhi, Martin Luter King, Madre Teresa de Calcutá...); outros.
-Pessoas da vida atual.



4-Textos sagrados:
-Orais e Escritos









5- projetos da Escola:
-Valores Humanos e Cidadania;
-Cultura de Paz;
Entre outros

-Elaboração de um quadro ilustrativo e/ou painel categorizando as expressões de verdades na ciência, na religião e na expressão popular, dos limites humanos: doença, morte, insegurança, medo, pequenez (ignorância e violência) e injustiça (calúnia, mentira, exploração, miséria, falsidade, opressão).
- Apresentação de vídeos sobre as culturas religiosas destacando os seus valores;
-Reprodução de pequenos textos sobre os ensinamentos de determinada cultura;
-Seminários inter-classe;
-Pesquisas em livros ou na internet sobre ritos e rituais;
- Danças;
-Dinâmicas com músicas;
-Pesquisas sobre os líderes religiosos que se doaram pelo próximo e sobre aqueles da atualidade que também fazem trabalhos humanitários;
-Diálogo que promova o respeito à diversidade religiosa;
-Leitura e interpretação de textos;
- Visitas aos templos sagrados;
-Entrevistas com líderes religiosos;
-Apresentação de Textos Sagrados : A Capacidade de Dialogar com o Sagrado;

-Gincanas;
-Jogos e torneios;
-Feira das religiões; 
- A música e as Danças Sagradas na escola;
-Construção da árvore dos valores


Manifestação das opiniões:
Observação

Participação

Frequência

Produções dos alunos

Trabalhos em grupos

Trabalhos individuais

Diálogo

Organização dos cadernos


Ao final de cada bimestre fazer uma auto-avaliação com as turmas.


Cada educando irá comentar o que foi mais importante, de que assunto gostou mais, do que menos gostou?

Como cada um se sentiu no grupo?


Depois confeccionar um mural com os trabalhos e os relatos para ser apreciado pela comunidade escolar.


Combinar com eles a confraternização do final do ano.

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