
OBJETIVO GERAL: Compreender
o contínuo processo vivido pelo ser humano e pela história que traz
transformações e descobertas tendo na religiosidade um acompanhamento das
mudanças históricas e culturais.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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CONTEÚDOS
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ATIVIDADES
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AVALIAÇÃO
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1-Descobrir as novas
expressões de religiosidade que procuram recuperar antigas tradições
religiosas para dar sentido, soluções e respostas à vida atual.
2-Perceber que o
sentido transcendente da vida e da história traz respostas à situação
presente de cada pessoa, através de seus ritos e rituais
3-Reconhecer os
vultos históricos das tradições religiosas;
3-1. Descobrir na atualidade
pessoas que trabalham ou trabalharam no voluntariado pelas causas
humanitárias;
4-Compreender
as tradições religiosas através dos ensinamentos de seus Textos Sagrados e a
importância de seus ensinamentos;
5- Refletir sobre os sentimentos que movem a violência e
sobre a necessidade de superá-la para construir um mundo de segurança e paz,
embasados nos valores humanos e religiosos.
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1-Espiritualidade
-A
experiência religiosa, elemento vital para o fiel.
-A
vivência com o mistério do Transcendente pelos ensinamentos, ritos e
tradições.
-Auto-conhecimento
na vivência do relacionamento com o Transcendente.
2-Valores:
-As exigências e
qualidades éticas do procedimento humano na perspectiva da Tradição
Religiosa.
–Orientações
de vida nas normas e crenças das Tradições Religiosas;
-Ritos
e rituais;
3- História de vida
de pessoas que viveram em função de sua fé:
-
Pelas causas humanitárias modificando a sociedade (Abraão, Moisés, Sidarta
Gautama, Zaratustra, Confúcio, Jesus, Maomé, Lao-tsé, Gandhi, Martin Luter
King, Madre Teresa de Calcutá...);
outros.
-Pessoas da vida
atual.
4-Textos sagrados:
-Orais
e Escritos
5- projetos da
Escola:
-Valores
Humanos e Cidadania;
-Cultura
de Paz;
Entre
outros
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-Elaboração
de um quadro ilustrativo e/ou painel categorizando as expressões de verdades
na ciência, na religião e na expressão popular, dos limites humanos: doença,
morte, insegurança, medo, pequenez (ignorância e violência) e injustiça
(calúnia, mentira, exploração, miséria, falsidade, opressão).
-
Apresentação de vídeos sobre as culturas religiosas destacando os seus
valores;
-Reprodução
de pequenos textos sobre os ensinamentos de determinada cultura;
-Seminários
inter-classe;
-Pesquisas
em livros ou na internet sobre ritos e rituais;
-
Danças;
-Dinâmicas
com músicas;
-Pesquisas
sobre os líderes religiosos que se doaram pelo próximo e sobre aqueles da
atualidade que também fazem trabalhos humanitários;
-Diálogo
que promova o respeito à diversidade religiosa;
-Leitura
e interpretação de textos;
-
Visitas aos templos sagrados;
-Entrevistas com
líderes religiosos;
-Apresentação
de Textos Sagrados : A
Capacidade de Dialogar com o Sagrado;
-Gincanas;
-Jogos
e torneios;
-Feira
das religiões;
- A música e as Danças Sagradas na escola;
-Construção
da árvore dos valores
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Manifestação das opiniões:
Observação
Participação
Frequência
Produções dos alunos
Trabalhos em grupos
Trabalhos individuais
Diálogo
Organização dos cadernos
Ao final de cada bimestre fazer uma auto-avaliação com as turmas.
Cada educando irá comentar o que foi mais importante, de que assunto
gostou
mais, do que menos gostou?
Como
cada um se sentiu no grupo?
Depois confeccionar um mural com os trabalhos e os relatos para ser
apreciado
pela comunidade escolar.
Combinar
com eles a confraternização do final do ano.
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