PROFESSORA:
ANO: 2º
OBJETIVO GERAL: Possibilitar
ao educando o despertar de uma consciência religiosa, através da aquisição de
conhecimento que favoreçam a convivência e o respeito ao outro.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDOS
|
ATIVIDADES
|
AVALIAÇÃO
|
1-
a)-Mostrar para o educando a capacidade de relacionar-se com o outro,
construindo o seu referencial de entendimento de sua identidade.
1-b)-Construir
o seu referencial acerca das consequências das próprias ações e ter
compreensão dos erros e acertos de outras pessoas.
2-Desenvolver a compreensão dos educandos sobre a importância dos símbolos religiosos e seus significados
na
vida das pessoas e das diversas culturas.
3- Compreender que pela simbologia se expressa à idéia do Transcendente de maneira diversa nas diferentes tradições religiosas, respeitando-as. 4-Apresentar ao educando a capacidade que as pessoas têm de compreender a realidade em que vivem, agindo e transformando-a em favor da vida de todos 5- Perceber e compreender o a capacidade que as pessoas têm de aprenderem, agirem e transformarem a realidade em que vivem em favor da vida de todos. Preservando a natureza. |
1-Alteridade
-Eu
e o outro - Eu
-Os
valores aproximam
2- Símbolos religiosos
-A
força do símbolo em reunir
-O
significado e a necessidade dos símbolos religiosos para as tradições
religiosas se expressarem
3-Os símbolos religiosos intensificam a relação com o Transcendente-
A
idéia do Transcendente
4- Tradições Religiosa
-O
valor da religião na vida das pessoas
-As
religiões e a construção da paz no mundo.
5- Projetos da escola
-A
paz no trânsito
-Celebrando
a natureza
-Datas
comemorativas, entre outros
|
1-Dinâmicas
com música
-
Recorte de várias fotos e mostrar para os educandos para visualizarem quem
está triste, feliz, sério, com raiva, entre outras.
-Comentar
sobre a família, a sua importância.
-Construção
da árvore genealógica.
-Construção
de um mural.
2-Pesquisa: Como
posso me ver ou o que posso ver através dos símbolos?
-Escrita, sinalização, trânsito, linguagem gestual: o alfabeto
surdo/mudo.
-Desenhar símbolos religiosos que conhece.
3- Diálogo sobre o que eu sou em relação ao universo, aos outros animais, ao meu companheiro de espécie? O que é o DNA? Como é o meu corpo? Explorar a questão da diferença de gênero por que um é branco e o outro é preto? Ouvir as crianças, as suas colocações. Ouvir uma música que fale da vida, comentar e depois cantar.
4-Exibição de vídeo sobre a cultura indígena, motivar um debate sobre
o que é positivo
e negativo em ser índio.
-Construção
de frases.
-Cartazes
sobre o tema.
5-Desenhar as duas mãos: escrevendo na direita suas qualidades e na
esquerda os seus defeitos; listar no quadro todos os defeitos e todas as
qualidades; comparar através de um gráfico.
-Falar dos cuidados
com a natureza, dos valores, etc.
|
Socialização com o outro
Participação; Manifestações de opiniões; Respeito mútuo;
Reconhecimento de suas limitações e respeito com as
limitações do outro;
Cooperação com colegas e professor adotando atitudes de
cortesia;
Valorização das amizades. Cuidado com objetos/materiais de uso coletivo;
Respeito e compreensão com os sentimentos do outro;
Cuidado com a natureza;
Diálogo com o transcendente;
Agradecimento pelo dom da vida.
Reflexão sobre a responsabilidade/papel de cada um na escola e na família.
-Trabalhos individuais;
-Trabalhos em grupo;
-Frequência;
-Organização nas atividades do caderno.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário