domingo, 5 de janeiro de 2020

PLANO DE CURSO ENSINO FUNDAMENTAL: 2° ANO


PROFESSORA:
ANO:
OBJETIVO GERAL: Possibilitar ao educando o despertar de uma consciência religiosa, através da aquisição de conhecimento que favoreçam a convivência e o respeito ao outro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
ATIVIDADES
AVALIAÇÃO

1- a)-Mostrar para o educando a capacidade de relacionar-se com o outro, construindo o seu referencial de entendimento de sua identidade.
1-b)-Construir o seu referencial acerca das consequências das próprias ações e ter compreensão dos erros e acertos de outras pessoas.



2-Desenvolver a compreensão dos educandos sobre a importância dos símbolos religiosos e seus significados
na vida das pessoas e das diversas culturas.








3- Compreender que pela simbologia se expressa à idéia do Transcendente de maneira diversa nas diferentes tradições religiosas, respeitando-as.













4-Apresentar ao educando a capacidade que as pessoas têm de compreender a realidade em que vivem, agindo e transformando-a em favor da vida de todos



5- Perceber e compreender o a capacidade que as pessoas têm de aprenderem, agirem e transformarem a realidade em que vivem em favor da vida de todos. Preservando a natureza.


1-Alteridade
-Eu e o outro - Eu
-Os valores aproximam

















2- Símbolos religiosos
-A força do símbolo em reunir
-O significado e a necessidade dos símbolos religiosos para as tradições religiosas se expressarem








3-Os símbolos religiosos intensificam a relação com o Transcendente-

A idéia do Transcendente
















4- Tradições Religiosa
-O valor da religião na vida das pessoas
-As religiões e a construção da paz no mundo.





5- Projetos da escola
-A paz no trânsito
-Celebrando a natureza
-Datas comemorativas, entre outros

1-Dinâmicas com música
- Recorte de várias fotos e mostrar para os educandos para visualizarem quem está triste, feliz, sério, com raiva, entre outras.
-Comentar sobre a família, a sua importância.
-Construção da árvore genealógica.
-Construção de um mural.

2-Pesquisa: Como posso me ver ou o que posso ver através dos símbolos?
-Escrita, sinalização, trânsito, linguagem gestual: o alfabeto surdo/mudo.
-Desenhar símbolos religiosos que conhece.



3- Diálogo sobre o que eu sou em relação ao universo, aos outros animais, ao meu companheiro de espécie? O que é o DNA? Como é o meu corpo?  Explorar a questão da diferença de gênero por que um é branco e o outro é preto? Ouvir as crianças, as suas colocações. Ouvir uma música que fale da vida, comentar e depois cantar.

4-Exibição de vídeo sobre a cultura indígena, motivar um debate sobre o que é positivo e negativo em ser índio.
-Construção de frases.
-Cartazes sobre o tema.

5-Desenhar as duas mãos: escrevendo na direita suas qualidades e na esquerda os seus defeitos; listar no quadro todos os defeitos e todas as qualidades; comparar através de um gráfico.
-Falar dos cuidados com a natureza, dos valores, etc.

           Socialização com o outro
           
       Participação;
     

   Manifestações de opiniões;
           
      
      Respeito mútuo;

          Reconhecimento de suas limitações e respeito com as limitações do outro;

         Cooperação com colegas e professor adotando atitudes de cortesia;


       Valorização das amizades.

           
 Cuidado com objetos/materiais de uso coletivo;

           Respeito e compreensão com os sentimentos do outro;

           
      Cuidado com a natureza;

           Diálogo com o transcendente;

           Agradecimento pelo dom da vida.

           

 Reflexão sobre a responsabilidade/papel de cada um na escola e na família.

           -Trabalhos individuais;

           -Trabalhos em grupo;

           -Frequência;

 -Organização nas atividades do caderno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HISTÓRIA BÍBLICA SOBRE A PÁSCOA

Textos Diversos