PROFESSORA:
ANO: 2º
OBJETIVO GERAL: Possibilitar
ao educando o despertar de uma consciência religiosa, através da aquisição de
conhecimento que favoreçam a convivência e o respeito ao outro.
| 
OBJETIVOS
  ESPECÍFICOS | 
CONTEÚDOS | 
ATIVIDADES | 
AVALIAÇÃO | 
| 
1-
  a)-Mostrar para o educando a capacidade de relacionar-se com o outro,
  construindo o seu referencial de entendimento de sua identidade. 
1-b)-Construir
  o seu referencial acerca das consequências das próprias ações e ter
  compreensão dos erros e acertos de outras pessoas. 2-Desenvolver a compreensão dos educandos sobre a importância dos símbolos religiosos e seus significados 
na
  vida das pessoas e das diversas culturas. 3- Compreender que pela simbologia se expressa à idéia do Transcendente de maneira diversa nas diferentes tradições religiosas, respeitando-as. 4-Apresentar ao educando a capacidade que as pessoas têm de compreender a realidade em que vivem, agindo e transformando-a em favor da vida de todos 5- Perceber e compreender o a capacidade que as pessoas têm de aprenderem, agirem e transformarem a realidade em que vivem em favor da vida de todos. Preservando a natureza. | 
1-Alteridade 
-Eu
  e o outro - Eu 
-Os
  valores aproximam 2- Símbolos religiosos 
-A
  força do símbolo em reunir 
-O
  significado e a necessidade dos símbolos religiosos para as tradições
  religiosas se expressarem 3-Os símbolos religiosos intensificam a relação com o Transcendente- 
A
  idéia do Transcendente 4- Tradições Religiosa 
-O
  valor da religião na vida das pessoas 
-As
  religiões e a construção da paz no mundo. 5- Projetos da escola 
-A
  paz no trânsito 
-Celebrando
  a natureza 
-Datas
  comemorativas, entre outros | 
1-Dinâmicas
  com música 
-
  Recorte de várias fotos e mostrar para os educandos para visualizarem quem
  está triste, feliz, sério, com raiva, entre outras. 
-Comentar
  sobre a família, a sua importância. 
-Construção
  da árvore genealógica.  
-Construção
  de um mural. 
2-Pesquisa: Como
  posso me ver ou o que posso ver através dos símbolos?  
-Escrita, sinalização, trânsito, linguagem gestual: o alfabeto
  surdo/mudo.  
-Desenhar símbolos religiosos que conhece. 3- Diálogo sobre o que eu sou em relação ao universo, aos outros animais, ao meu companheiro de espécie? O que é o DNA? Como é o meu corpo? Explorar a questão da diferença de gênero por que um é branco e o outro é preto? Ouvir as crianças, as suas colocações. Ouvir uma música que fale da vida, comentar e depois cantar. 
4-Exibição de vídeo sobre a cultura indígena, motivar um debate sobre
  o que é positivo
  e negativo em ser índio. 
-Construção
  de frases. 
-Cartazes
  sobre o tema. 
5-Desenhar as duas mãos: escrevendo na direita suas qualidades e na
  esquerda os seus defeitos; listar no quadro todos os defeitos e todas as
  qualidades; comparar através de um gráfico. 
-Falar dos cuidados
  com a natureza, dos valores, etc. | 
           Socialização com o outro Participação; Manifestações de opiniões; Respeito mútuo; 
          Reconhecimento de suas limitações e respeito com as
  limitações do outro; 
         Cooperação com colegas e professor adotando atitudes de
  cortesia; Valorização das amizades. Cuidado com objetos/materiais de uso coletivo; 
           Respeito e compreensão com os sentimentos do outro; Cuidado com a natureza; 
           Diálogo com o transcendente; 
           Agradecimento pelo dom da vida. Reflexão sobre a responsabilidade/papel de cada um na escola e na família. 
           -Trabalhos individuais; 
           -Trabalhos em grupo; 
           -Frequência; 
 -Organização nas atividades do caderno. | 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário