sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

PLANO DE CURSO - 7° ANO



PROFESSORA:
OBJETIVO GERAL: Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações sócias culturais, para entender a fundamentação das diferentes crenças religiosas em seu contexto sociocultural.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
ATIVIDADES
AVALIAÇÃO

1-Conhecer a evolução da estrutura religiosa no decorrer dos tempos, assim como as ideologias que perpassam a redação dos textos sagrados orais e escritos, aquilo que determina a verdade sobre o Transcendente para um grupo.








2-Identificar os textos sagrados orais e escritos como patrimônio da humanidade como verdade na
experiência mística de um povo;





3- Reconhecer o significado dos textos narrativos sagrados para cada tradição Religiosa, conhecendo o contexto cultural em que se formou(origem e formação) e na atualidade;


4-Conhecer os diferentes rituais de iniciação ou passagem, compreendendo o seu significado para cada tradição religiosa.

5-Participar ativamente dos eventos escolares

1-Evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas
-A evolução da estrutura religiosa das tradições religiosas pelos tempos;
-A sistematização da idéia do Transcendente pelas tradições religiosas.
-A estruturação do mundo pessoal a partir da experiência do Transcendente e da Tradição Religiosa.

2-Contexto cultural dos textos sagrados orais e escritos


-A construção cultural da
palavra sagrada no tempo e no espaço pelas Tradições Religiosas.

3-História e tradição religiosa:
- A evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas no decorrer dos tempos
- A função política das ideologias religiosas.


4- Rituais de iniciação ou passagem:
-Litúrgicos;
-Festivos;
Mortuários.



5-Projetos da Escola (Temas Transversais)
-O símbolo da vida: A água
-Semana do Meio Ambiente.


Aula expositiva

-Construção de painéis com os nomes dos Textos Sagrados da Tradição Religiosa a que pertencem.

-Demonstração no mapa-múndi do local geográfico de origem das tradições religiosas.

-Pesquisa sobre rituais.

-Os Escritos Sagrados.
-Os símbolos religiosos,

-Construção de murais de acordo com os temas trabalhados.

-Vídeo relacionado com o tema em estudo;

-Rodas de diálogo;
Apresentação de seminário na própria sala de aula e ou para outras turmas;

- Palestras proferidas por um especialista da área das Ciências das Religiões;

-Apresentação de vídeos que abordamos valores universais;

- Pesquisas na internet, livros, dicionários;

-Utilização da sala de multimeios.

-Construção da árvore dos valores
-Concursos diversos;

-Cartazes;Slogan; Faixas;
-Murais; Paródias
-Dramatização; Jogral;Danças;
-Gincanas;

Manifestação das opiniões:
Observação

Participação

Freqüência

Produções dos alunos;

Trabalhos em grupos;

Trabalhos individuais;

Diálogo;

Organização dos cadernos;

Ao final de cada bimestre fazer uma auto-avaliação com as turmas.

Cada educando irá comentar o que foi mais importante, de que assunto gostou mais, do que menos gostou?

Como cada um se sentiu no grupo?

Depois confeccionar um mural com os trabalhos e os relatos para ser apreciado pela comunidade escolar.

Combinar com eles a confraternização do final do ano.

REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
 ______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos

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