PROFESSORA:
OBJETIVO GERAL: Analisar
o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes
culturas e manifestações sócias culturais, para entender a fundamentação das
diferentes crenças religiosas em seu contexto sociocultural.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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CONTEÚDOS
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ATIVIDADES
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AVALIAÇÃO
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1-Conhecer
a evolução da estrutura religiosa no decorrer dos tempos, assim como as
ideologias que perpassam a redação dos textos sagrados orais e escritos,
aquilo que determina a verdade sobre o Transcendente para um grupo.
2-Identificar
os textos sagrados orais e escritos como patrimônio da humanidade como verdade
na
experiência
mística de um povo;
3-
Reconhecer o significado dos textos narrativos sagrados para cada tradição
Religiosa, conhecendo o contexto cultural em que se formou(origem e formação)
e na atualidade;
4-Conhecer
os diferentes rituais de iniciação ou passagem, compreendendo o seu
significado para cada tradição religiosa.
5-Participar
ativamente dos eventos escolares
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1-Evolução da estrutura religiosa nas
organizações humanas
-A evolução da estrutura religiosa das
tradições religiosas pelos tempos;
-A
sistematização da idéia do Transcendente pelas tradições religiosas.
-A
estruturação do mundo pessoal a partir da experiência do Transcendente e da
Tradição Religiosa.
2-Contexto cultural dos textos sagrados
orais e escritos
-A
construção cultural da
palavra
sagrada no tempo e no espaço pelas Tradições Religiosas.
3-História e tradição religiosa:
-
A evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas no decorrer dos
tempos
-
A função política das ideologias religiosas.
4- Rituais de iniciação ou passagem:
-Litúrgicos;
-Festivos;
Mortuários.
5-Projetos da
Escola (Temas Transversais)
-O símbolo da vida:
A água
-Semana do Meio Ambiente.
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Aula
expositiva
-Construção de
painéis com os nomes dos Textos Sagrados da Tradição Religiosa a que
pertencem.
-Demonstração
no mapa-múndi do local geográfico de origem das tradições religiosas.
-Pesquisa
sobre rituais.
-Os
Escritos Sagrados.
-Os
símbolos religiosos,
-Construção
de murais de acordo com os temas trabalhados.
-Vídeo
relacionado com o tema em estudo;
-Rodas
de diálogo;
Apresentação
de seminário na própria sala de aula e ou para outras turmas;
-
Palestras proferidas por um especialista da área das Ciências das Religiões;
-Apresentação
de vídeos que abordamos valores universais;
-
Pesquisas na internet, livros, dicionários;
-Utilização
da sala de multimeios.
-Construção
da árvore dos valores
-Concursos
diversos;
-Cartazes;Slogan;
Faixas;
-Murais;
Paródias
-Dramatização;
Jogral;Danças;
-Gincanas;
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Manifestação das opiniões:
Observação
Participação
Freqüência
Produções dos alunos;
Trabalhos em grupos;
Trabalhos individuais;
Diálogo;
Organização dos cadernos;
Ao final de cada bimestre fazer uma auto-avaliação com as turmas.
Cada educando irá comentar o que foi mais importante, de que assunto
gostou
mais, do que menos gostou?
Como
cada um se sentiu no grupo?
Depois confeccionar um mural com os trabalhos e os relatos para ser
apreciado
pela comunidade escolar.
Combinar
com eles a confraternização do final do ano.
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REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos
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