domingo, 12 de janeiro de 2020

PLANO DE CURSO - 9° ANO

PROFESSORA:
OBJETIVO GERAL: Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações sócio-culturais e do sentido da vida além morte.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
ATIVIDADES
AVALIAÇÃO

1-Descobrir as dimensões e os sentidos Transcendentes de algumas atitudes e valores do ser humano.
















2-Refletir a luz dos valores transcendentes, a respeito das dificuldades e dos perigos que podem impedir a vida saudável e o crescimento como pessoa, descobrindo e, assumindo na vida pessoal os aspectos positivos da experiência transcendental.



3- Compreender o significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas.









4- Conhecer o sentido que as tradições religiosas dão à vida e à morte;








5- Compreender que o consumismo, o individualismo e a competição apresentada pela sociedade são valores capazes de impedir a vivência de uma ação solidária;

1-Estrutura religiosa nas organizações humanas: Tradições Religiosas do oriente e do ocidente.
-Conjunto de normas (valores) das diferentes Tradições Religiosas;
-Influência da autoridade religiosa no mundo de hoje;
-Função das Tradições Religiosas;
-Função política das ideologias religiosas.



2-Limite:
-O limite e a busca do translimite;
-A experiência religiosa na
busca de superação da  finitude humana;
-A fundamentação dos limites éticos estabelecidos pelas Tradições Religiosas.







3- Verdade de Fé:
-A verdade nas Tradições Religiosas sob a ótica da fé;
-A verdade que orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das Tradições Religiosas.



4-Vida além da morte –
-As respostas elaboradas para vida além da morte pelas Tradições Religiosas:
Ancestralidade;  Reencarnação;
Ressurreição;
Nada;


5-Projetos diversos:
“Semana de sensibilização sobre o valor do patrimônio público”.  “Semana Cultural”. “Semana da Amizade”. “Feira das religiões”. 

-Rodas de diálogo;
-Dinâmicas e vivências
-Pesquisas sobre os ensinamentos éticos (atitudes de vida) que são ensinadas pelo: Hinduísmo, Budismo; Islamismo; Judaísmo; Cristianismo;
-Apresentação de vídeos sobre o valor ecológico, através das religiões consideradas ecológicas: Afro, indígena e outras;
-Pesquisas sobre os orixás;
-Pesquisa sobre “Os Mitos da Criação”.
-Produção de textos;
-Pesquisas sobre as normas e


valores das várias tradições religiosas;
-Entrevistas com as pessoas sobre como vêem a diversidade;
-Visitas aos templos religiosos;
-Observação do comportamento das pessoas diante do fato morte veiculado pelos meios de comunicação social;
-Vídeos sobre o sentido da vida para as diversas religiões;
-Coleta de dados sobre os símbolos religiosos presentes nos vários tipos de sepulturas, através de visitas ao cemitério;
-Ouvir uma música que fale da morte, destacando-a no texto;
-Seminários inter-classe;
-Composição de jograis;
-Danças e Teatros;
-Confecção de murais; cartazes; faixas; jornais;
-Construir na escola o Poste da Paz; a árvore dos valores;
-Gincana; etc.

Manifestação das opiniões:

Observação;

Participação;

Frequência;

Produções dos alunos;

Trabalhos em grupos;

Trabalhos individuais;

Diálogo;

Organização dos cadernos;


Ao final de cada bimestre fazer uma auto-avaliação com as turmas;

Cada educando irá comentar o que foi mais importante, de que assunto gostou mais, do que menos gostou?

Como cada um se sentiu no grupo?

Depois confeccionar um mural com os trabalhos e os relatos para ser apreciado pela comunidade escolar;

Combinar com as turmas sobre a confraternização do final do ano.

Como será?


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