OBJETIVO GERAL: Analisar o papel das
tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações
sócio-culturais e do sentido da vida além morte.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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CONTEÚDOS
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ATIVIDADES
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AVALIAÇÃO
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1-Descobrir
as dimensões e os sentidos Transcendentes de algumas atitudes e valores do ser
humano.
3-
Compreender o significado das afirmações e verdades de fé das tradições religiosas.
4-
Conhecer o sentido que as tradições religiosas dão à vida e à morte;
5-
Compreender que o consumismo, o individualismo e a competição apresentada
pela sociedade são valores capazes de impedir a vivência de uma ação
solidária;
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1-Estrutura
religiosa nas organizações humanas: Tradições Religiosas do oriente e do
ocidente.
-Conjunto de normas (valores) das
diferentes Tradições Religiosas;
-Influência
da autoridade religiosa no mundo de hoje;
-Função
das Tradições Religiosas;
-Função
política das ideologias religiosas.
2-Limite:
-O limite e a busca
do translimite;
-A
experiência religiosa na
busca
de superação da finitude humana;
-A
fundamentação dos limites éticos estabelecidos pelas Tradições Religiosas.
3- Verdade de Fé:
-A verdade nas
Tradições Religiosas sob a ótica da fé;
-A verdade que
orienta as pessoas através de mitos, crenças e doutrinas das Tradições
Religiosas.
4-Vida além da
morte –
-As
respostas elaboradas para vida além da morte pelas Tradições Religiosas:
Ancestralidade; Reencarnação;
Ressurreição;
Nada;
5-Projetos diversos:
“Semana de sensibilização sobre o valor do
patrimônio público”. “Semana Cultural”. “Semana da Amizade”.
“Feira das religiões”.
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-Rodas
de diálogo;
-Dinâmicas
e vivências
-Pesquisas sobre os
ensinamentos éticos (atitudes de vida) que são ensinadas pelo: Hinduísmo,
Budismo; Islamismo; Judaísmo; Cristianismo;
-Apresentação
de vídeos sobre o valor
ecológico, através das religiões consideradas ecológicas: Afro, indígena e
outras;
-Pesquisas
sobre os orixás;
-Pesquisa
sobre “Os Mitos da Criação”.
-Produção
de textos;
-Pesquisas
sobre as normas e
valores
das várias tradições religiosas;
-Entrevistas
com as pessoas sobre como vêem a diversidade;
-Visitas
aos templos religiosos;
-Observação
do comportamento das pessoas diante do fato morte veiculado pelos meios de
comunicação social;
-Vídeos
sobre o sentido da vida para as diversas religiões;
-Coleta
de dados sobre os símbolos religiosos presentes nos vários tipos de
sepulturas, através de visitas ao cemitério;
-Ouvir
uma música que fale da morte, destacando-a no texto;
-Seminários
inter-classe;
-Composição
de jograis;
-Danças
e Teatros;
-Confecção de murais; cartazes; faixas;
jornais;
-Construir
na escola o Poste da Paz; a árvore dos valores;
-Gincana;
etc.
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Manifestação das opiniões:
Observação;
Participação;
Frequência;
Produções dos alunos;
Trabalhos em grupos;
Trabalhos individuais;
Diálogo;
Organização dos cadernos;
Ao final de cada bimestre fazer uma auto-avaliação com as turmas;
Cada educando irá comentar o que foi mais importante, de que assunto
gostou
mais, do que menos gostou?
Como
cada um se sentiu no grupo?
Depois confeccionar um mural com os trabalhos e os relatos para ser
apreciado
pela comunidade escolar;
Combinar
com as turmas sobre a confraternização do final do ano.
Como será?
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