PROFESSORA:
ANO: 5º
OBJETIVO
GERAL: Desenvolver a capacidade de interagir, fazer pequenas
renúncias em favor de outros e solidarizando-se, assumindo o compromisso de
respeitar códigos e regras e seja capaz de observar e sentir necessidade de
refletir chegando a conclusões e formar opiniões a respeito do significado da
história de um povo e de cada pessoa, à luz da dimensão transcendente.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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CONTEÚDOS
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ATIVIDADES
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AVALIAÇÃO
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1-Refletir
a respeito do significado da história de um povo e de cada pessoa à luz da
dimensão transcendental.
2-Perceber
que a idéia do Transcendente pode ser expressa de maneiras diversas pelos
símbolos religiosos.
3-Despertar nos
educandos o interesse em dialogar com as diferentes culturas religiosas.
4-
Apresentar para os educandos a importância dos símbolos para a diversidade
cultural religiosa
5-Compreender
que as Tradições Religiosas de matriz indígena e de matriz africana, no
Brasil, deram origem ao povo brasileiro, contribuindo com a cultura
brasileira.
6-
Mostrar para os educandos a importância da participação nos eventos da escola
|
1-História das
narrativas sagradas orais e escritas
-Os
mitos e segredos na história dos povos.
-A
palavra sagrada para os povos.
2-Rituais
-A
busca do Transcendente em práticas religiosas;
-As
práticas religiosas e os desígnios do Transcendente;
-As
práticas religiosas e os mistérios.
3-Divindades
-As
representações do Transcendente: valor supremo do povo;
As expressões da relação com o Transcendente
4-Símbolos das várias culturas religiosas:
- Lembranças
importantes da vida das pessoas (fotos, livros, e outros) e aniversários.
-Diferentes
sinais para a comunicação com o Transcendente.
5- A Formação do
povo brasileiro
-Diversidade étnica
da cultura negra e indígena, principalmente, presentes no nosso cotidiano.
6-Projetos da
Escola
-Semana
cultural;
-Festividades
culturais;
-
Gincanas;
-Jogos;
-Entre
outros
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-Dinâmicas diversas
-Visualização no
mapa dos locais de predominância das diferentes Tradições Religiosas;
Músicas
-Pesquisas
para elaboração de um calendário sobre as celebrações (datas comemorativas)
das diferentes Tradições Religiosas;
-Apresentação de pequenos vídeos
Aulas
de campo:
-Visitas
aos templos sagrados locais;
-Museus,
-Relatórios;
-Leituras
de diversos textos;
-Histórias,
lendas;
-Danças
Sagradas;
-Construção
da árvore dos valores;
-Documentário sobre
a formação do povo brasileiro;
-Visitas
às reservas:
-Indígenas
e ecológicas (terreiros);
-Entrevistas;
-Dramatização
sobre o tema em estudo;
-Pesquisa
de letras de músicas que abordam questões sociais (religiosidade, valores
humanos);
-Pesquisa
sobre crendices;
-Preparação
de convites; cartazes; panfletos; faixas; murais;
-Convidar
líderes religiosos
para falar de
sua experiência, seus rituais e símbolos e todos os seus valores.
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Manifestação das opiniões:
Observação
Participação
Frequência
Produções
dos alunos
Trabalhos
em grupos
Trabalhos
individuais
Diálogo
Organização dos cadernos
Ao final de cada
bimestre fazer uma auto-avaliação com as turmas.
Cada educando irá
comentar o que foi mais importante, de que assunto gostou mais, do que
menos gostou?
Como cada um se
sentiu no grupo?
Depois confeccionar um
mural com os trabalhos e os relatos para ser apreciado pela
comunidade escolar.
Combinar com eles a confraternização do final do ano.
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REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos
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