quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

PLANO DE CURSO - 5° ANO

PROFESSORA:
ANO:
OBJETIVO GERAL: Desenvolver a capacidade de interagir, fazer pequenas renúncias em favor de outros e solidarizando-se, assumindo o compromisso de respeitar códigos e regras e seja capaz de observar e sentir necessidade de refletir chegando a conclusões e formar opiniões a respeito do significado da história de um povo e de cada pessoa, à luz da dimensão transcendente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
ATIVIDADES
AVALIAÇÃO

1-Refletir a respeito do significado da história de um povo e de cada pessoa à luz da dimensão transcendental.





2-Perceber que a idéia do Transcendente pode ser expressa de maneiras diversas pelos símbolos religiosos.






3-Despertar nos educandos o interesse em dialogar com as diferentes culturas religiosas.




4- Apresentar para os educandos a importância dos símbolos para a diversidade cultural religiosa









5-Compreender que as Tradições Religiosas de matriz indígena e de matriz africana, no Brasil, deram origem ao povo brasileiro, contribuindo com a cultura brasileira.


6- Mostrar para os educandos a importância da participação nos eventos da escola




1-História das narrativas sagradas orais e escritas
-Os mitos e segredos na história dos povos.
-A palavra sagrada para os povos.


2-Rituais
-A busca do Transcendente em práticas religiosas;
-As práticas religiosas e os desígnios do Transcendente;
-As práticas religiosas e os mistérios.


3-Divindades
-As representações do Transcendente: valor supremo do povo;
           As expressões da relação com o Transcendente


4-Símbolos das várias culturas religiosas:
- Lembranças importantes da vida das pessoas (fotos, livros, e outros) e aniversários.
-Diferentes sinais para a comunicação com o Transcendente.



5- A Formação do povo brasileiro
-Diversidade étnica da cultura negra e indígena, principalmente, presentes no nosso cotidiano.



6-Projetos da Escola
-Semana cultural;
-Festividades culturais;
- Gincanas;
-Jogos;
-Entre outros


-Dinâmicas diversas

-Visualização no mapa dos locais de predominância das diferentes Tradições Religiosas;
Músicas

-Pesquisas para elaboração de um calendário sobre as celebrações (datas comemorativas) das diferentes Tradições Religiosas;

-Apresentação  de pequenos vídeos

Aulas de campo:

-Visitas aos templos sagrados locais;

-Museus,

-Relatórios;
-Leituras de diversos textos;

-Histórias, lendas;

-Danças Sagradas;

-Construção da árvore dos valores;

-Documentário sobre a formação do povo brasileiro;

-Visitas às reservas:

-Indígenas e ecológicas (terreiros);

-Entrevistas;

-Dramatização sobre o tema em estudo;

-Pesquisa de letras de músicas que abordam questões sociais (religiosidade, valores humanos);

-Pesquisa sobre crendices;
-Preparação de convites; cartazes; panfletos; faixas; murais;

-Convidar líderes religiosos
para falar de sua experiência, seus rituais e símbolos e todos os seus valores.


Manifestação das opiniões:
           Observação
           Participação
           Frequência
          
   Produções dos alunos
           Trabalhos em grupos
           Trabalhos individuais
         Diálogo
           Organização dos cadernos

           Ao final de cada bimestre fazer uma auto-avaliação com as turmas.

           Cada educando irá comentar o que foi mais importante, de que assunto gostou mais, do que menos gostou?

           Como cada um se sentiu no grupo?

           Depois confeccionar um mural com os trabalhos e os relatos para ser apreciado pela comunidade escolar.

           Combinar com eles a confraternização do final do ano.


REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
 ______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos


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