quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

PLANO DE CURSO - 6° ANO

PROFESSORA:
OBJETIVO GERAL: Respeitar as culturas religiosas, percebendo o valor de cada uma e, descobrindo o sentido que elas dão à vida.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
ATIVIDADES
AVALIAÇÃO

1- Conhecer o significado do transcendente e, ao mesmo tempo reconhecer os diferentes nomes dados ao Transcendente pelas diferentes culturas;












2-Respeitar as culturas religiosas, compreendendo-as como patrimônio da humanidade









3-Compreender que as tradições religiosas, são expressões parciais de uma única realidade a procura pelo infinito.





4- Observar no mundo os sinais que mostram o sentido da vida e adotá-los no seu dia a dia, numa atitude de optar por uma vida cidadã e solidária, na dimensão transcendente.


5- Adotar no cotidiano escolar atitudes baseadas nos valores éticos, de solidariedade, de cooperação, de tolerância e de repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.



1-A ideia do Transcendente
-Os significados do Transcendente na vida;
-A construção da ideia do Transcendente no tempo e no espaço.
-As pessoas têm diferentes ideias sobre o Transcendente;
-Nomes do Transcendente nas diferentes Tradições Religiosas do mundo.

2- Espaço sagrado
-Espaço sagrado e espaço profano;
-Função do espaço sagrado;
-O peregrino ou romeiro e suas práticas devocionais;
-Manifestação do sagrado (hierofania)



3- Revelação
- As verdades sagradas como referenciais da vontade do Transcendente.
-A autoridade fundamentada do discurso religioso.
-O sistema de valores e atitudes.

4-Limites Éticos
-Princípios norteadores do comportamento ético individual;
-Princípios éticos de algumas Tradições Religiosas.




5-Projetos da Escola:
-Abordando os Temas Transversais;
- Cultura de paz;
-Meio ambiente







-Rodas de diálogos;
-Construção de painéis com os vários conceitos de Transcendente.
-Coleta de ideias sobre Deus por meio de ditos, provérbios e expressões populares
-músicas, entre outros.
-Leituras diversas;
-Dinâmicas de grupo;

-Pesquisas sobre:
- As diversas tradições religiosas ;
-Sobre os símbolos religiosos;
- Sobre a religiosidade na TV;
-Sobre as lendas;
-Sobre os templos sagrados no seu bairro;




-Entrevistas com líderes religiosos;
-Construção da árvore dos valores
-murais;
-jornais;
-Maquetes;
-Redação: produção de textos,
-Teatro, jogral,
-Coral,
-Danças;
-Construção de Murais;
-Apresentação de vídeos;
-Cartazes;
-Concurso de cartazes;

-Semana da Boa Convivência: trabalhando os valores éticos. -Semana da “Paz”.
-Semana do Folclore.
-Gincanas;
-Jogos;
-Arrumação das salas e da escola;
-Mensagens de amizade, amor e paz;
-Leitura de textos para reflexões.

Manifestação das opiniões:

Observação

Participação

Frequência

Produções dos alunos

Trabalhos em grupos

Trabalhos individuais

Diálogo

Organização dos cadernos

Ao final de cada bimestre fazer uma auto-avaliação com as turmas.




Cada educando irá comentar o que foi mais importante, de que assunto gostou mais, do que menos gostou?

Como cada um se sentiu no grupo?

Depois confeccionar um mural com os trabalhos e os relatos para ser apreciado pela comunidade escolar.

Combinar com os educandos a confraternização do final do ano.

REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
 ______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos

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