OBJETIVO GERAL: Respeitar
as culturas religiosas, percebendo o valor de cada uma e, descobrindo o sentido
que elas dão à vida.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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CONTEÚDOS
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ATIVIDADES
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AVALIAÇÃO
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1- Conhecer o significado do transcendente e, ao mesmo
tempo reconhecer os diferentes nomes dados ao Transcendente pelas diferentes culturas;
2-Respeitar as culturas religiosas, compreendendo-as como patrimônio da humanidade
3-Compreender
que as tradições religiosas, são expressões parciais de uma única realidade a
procura pelo infinito.
4-
Observar no mundo os sinais que mostram o sentido da vida e adotá-los no seu
dia a dia, numa atitude de optar por uma vida cidadã e solidária, na dimensão
transcendente.
5- Adotar no cotidiano
escolar atitudes baseadas nos valores éticos, de solidariedade, de
cooperação, de tolerância e de repúdio às injustiças, respeitando o outro e
exigindo para si o mesmo respeito.
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1-A ideia do
Transcendente
-Os
significados do Transcendente na vida;
-A
construção da ideia do Transcendente no tempo e no espaço.
-As
pessoas têm diferentes ideias sobre o Transcendente;
-Nomes
do Transcendente nas diferentes Tradições Religiosas do mundo.
2- Espaço sagrado
-Espaço
sagrado e espaço profano;
-Função
do espaço sagrado;
-O
peregrino ou romeiro e suas práticas devocionais;
-Manifestação
do sagrado (hierofania)
3- Revelação
- As verdades
sagradas como referenciais da vontade do Transcendente.
-A
autoridade fundamentada do discurso religioso.
-O
sistema de valores e atitudes.
4-Limites Éticos
-Princípios
norteadores do comportamento ético individual;
-Princípios éticos
de algumas Tradições Religiosas.
5-Projetos da
Escola:
-Abordando
os Temas Transversais;
-
Cultura de paz;
-Meio
ambiente
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-Rodas de diálogos;
-Construção de
painéis com os vários conceitos de Transcendente.
-Coleta
de ideias sobre Deus por meio de ditos, provérbios e expressões populares
-músicas,
entre outros.
-Leituras
diversas;
-Dinâmicas
de grupo;
-Pesquisas sobre:
-
As diversas tradições religiosas ;
-Sobre
os símbolos religiosos;
-
Sobre a religiosidade na TV;
-Sobre
as lendas;
-Sobre
os templos sagrados no seu bairro;
-Entrevistas
com líderes religiosos;
-Construção
da árvore dos valores
-murais;
-jornais;
-Maquetes;
-Redação:
produção de textos,
-Teatro,
jogral,
-Coral,
-Danças;
-Construção
de Murais;
-Apresentação
de vídeos;
-Cartazes;
-Concurso
de cartazes;
-Semana da Boa Convivência: trabalhando os
valores éticos. -Semana da “Paz”.
-Semana do
Folclore.
-Gincanas;
-Jogos;
-Arrumação das
salas e da escola;
-Mensagens de
amizade, amor e paz;
-Leitura de
textos para reflexões.
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Manifestação das opiniões:
Observação
Participação
Frequência
Produções dos alunos
Trabalhos em grupos
Trabalhos individuais
Diálogo
Organização dos cadernos
Ao final de cada bimestre fazer uma auto-avaliação com as turmas.
Cada educando irá comentar o que foi mais importante, de que assunto
gostou
mais, do que menos gostou?
Como
cada um se sentiu no grupo?
Depois confeccionar um mural com os trabalhos e os relatos para ser
apreciado
pela comunidade escolar.
Combinar
com os educandos a confraternização do final do ano.
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REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos
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