PLANO
DE CURSO
ANO: 1º
OBJETIVO GERAL: Propiciar aos educandos a compreensão de sua identidade física e religiosa
numa construção em reciprocidade com o outro, e na percepção da ideia do
Transcendente, expressas de diversas formas pelos símbolos religiosos
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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CONTEÚDOS
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ATIVIDADES
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AVALIAÇÃO
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1-Trabalhar
a identidade da criança, reconhecendo-se como cidadão diante do outro. Desenvolvendo
a sua capacidade de se relacionar com o outro (socialização)
2-Perceber
e reconhecer a existência de sinais e símbolos da religiosidade da crença no
Transcendente e a importância de símbolos religiosos na vida das pessoas e em
cada cultura
3-Levar
o educando à compreensão de algo que vai além da compreensão humana
4-
Compreender que pela simbologia se expressa à idéia do Transcendente de
maneiras diversas, nas experiências culturais e nas diferenças com o outro.
5-Trabalhar
com temas transversais, destacando a diversidade, os valores universais,
destacando as diferenças
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1- Alteridade
-Eu
-Eu
sou com o outro
-Eu e o outro
-Eu
e o outro somos nós
2-Símbolos
religiosos
-Lembranças
na vida das pessoas
-Na
família
-Na
comunidade
3-A idéia do
Transcendente
-Os
símbolos religiosos e o Transcendente
-
Os símbolos religiosos dão a idéia de transcendente
-Eu
e minha história
-Contos
-Mitos
-Parábolas
5- Temas
transversais:
-Diversidade
-Valores
-
A natureza: água, saúde
-entre
outros
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1-Promover conversas
espontâneas ou rodas de diálogo sobre:
-A
identidade,
-O
relacionamento com o outro
-Exposição
dialogada da história de vida de cada educando
-Contos
2-Confecções de
cartazes
-Cantos,
danças
-Pintura
e desenhos
-Recortes
e colagens
-Apresentação
de objetos sagrados
-Reflexão
sobre os símbolos e seus significados para uns e para outros não
3-Contos sobre o
Transcendente
-Conversas
-Perguntas
-apresentação
de vídeos;
-Construção
da árvore dos valores;
4-Apresentação de
histórias de vida das pessoas
-Desenho
da família de cada educando
-
Construção da árvore genealógica
-Leitura
dos contos sobre as diferentes culturas;
5-Apresentação de
pequenos vídeos sobre os temas
-Ouvir
música que fale das diferenças
-Rodas
de diálogo sobre a importância dos valores
-
Construção de murais
-Pesquisas
em revistas jornais
|
-Socialização
com o outro;
-Participação;
-Manifestações de opiniões;
-Respeito mútuo;
-Reconhecimento de suas limitações e respeito
com as limitações do outro;
-Cooperação com colegas e professor
adotando atitudes de cortesia;
-Valorização das amizades.
-Cuidado com objetos/materiais de uso
coletivo;
-Respeito e compreensão com os sentimentos
do outro;
-Cuidado com a natureza;
-Diálogo com o transcendente;
- Agradecimento pelo dom da vida.
-Reflexão sobre a responsabilidade/papel de cada um na
escola e na família.
-Trabalhos
individuais;
-Trabalhos
em grupo;
-Frequência;
-Organização
nas atividades do caderno
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REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos
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