sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

PLANO DE CURSO ENSINO FUNDAMENTAL 1° ANO




PLANO DE CURSO


PROFESSORA:
ANO:
OBJETIVO GERAL:Propiciar aos educandos a compreensão de sua identidade física e religiosa numa construção em reciprocidade com o outro, e na percepção da ideia do Transcendente, expressas de diversas formas pelos símbolos religiosos

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
ATIVIDADES
AVALIAÇÃO

1-Trabalhar a identidade da criança, reconhecendo-se como cidadão diante do outro. Desenvolvendo a sua capacidade de se relacionar com o outro (socialização)




2-Perceber e reconhecer a existência de sinais e símbolos da religiosidade da crença no Transcendente e a importância de símbolos religiosos na vida das pessoas e em cada cultura



3-Levar o educando à compreensão de algo que vai além da compreensão humana






4- Compreender que pela simbologia se expressa à idéia do Transcendente de maneiras diversas, nas experiências culturais e nas diferenças com o outro.


5-Trabalhar com temas transversais, destacando a diversidade, os valores universais, destacando as diferenças




1- Alteridade
-Eu
-Eu sou com o outro
-Eu e o outro
-Eu e o outro somos nós








2-Símbolos religiosos
-Lembranças na vida das pessoas
-Na família
-Na comunidade









3-A idéia do Transcendente
-Os símbolos religiosos e o Transcendente
- Os símbolos religiosos dão a idéia de transcendente



 4-História das narrativas históricas
-Eu e minha história
-Contos
-Mitos
-Parábolas





5- Temas transversais:
-Diversidade
-Valores
- A natureza: água, saúde
-entre outros

1-Promover conversas espontâneas ou rodas de diálogo sobre:
-A identidade,
-O relacionamento com o outro
-Exposição dialogada da história de vida de cada educando
-Contos


2-Confecções de cartazes
-Cantos, danças
-Pintura e desenhos
-Recortes e colagens
-Apresentação de objetos sagrados
-Reflexão sobre os símbolos e seus significados para uns e para outros não

3-Contos sobre o Transcendente
-Conversas
-Perguntas
-apresentação de vídeos;
-Construção da árvore dos valores;




4-Apresentação de histórias de vida das pessoas
-Desenho da família de cada educando
- Construção da árvore genealógica
-Leitura dos contos sobre as diferentes culturas;


5-Apresentação de pequenos vídeos sobre os temas
-Ouvir música que fale das diferenças
-Rodas de diálogo sobre a importância dos valores
- Construção de murais
-Pesquisas em revistas jornais


-Socialização com o outro;

-Participação;
-Manifestações de opiniões;

-Respeito mútuo;

-Reconhecimento de suas limitações e respeito com as limitações do outro;

-Cooperação com colegas e professor adotando atitudes de cortesia;

-Valorização das amizades.

-Cuidado com objetos/materiais de uso coletivo;

-Respeito e compreensão com os sentimentos do outro;

-Cuidado com a natureza;

-Diálogo com o transcendente;

- Agradecimento pelo dom da vida.

-Reflexão sobre a responsabilidade/papel de cada um na escola e na família.

-Trabalhos individuais;

-Trabalhos em grupo;

-Frequência;

-Organização nas atividades do caderno


REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
 ______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos Diversos