PROFESSORA:
ANO: Educação
Infantil
OBJETIVO GERAL:
Educar a criança como pessoa cidadã participante do universo e como ser único,
situado no mistério Transcendente que se manifesta por meio da religiosidade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDOS
|
ATIVIDADES
|
AVALIAÇÃO
|
1-Desenvolver
a capacidade do aluno de relacionar-se com o outro.
2-Reconhecer
a importância dos símbolos, diferenças, culturas e a valorização da cultura
3-Cultivar
a postura de amor e carinho para com todos, adequando-as de acordo com o
ambiente de socialização.
4-Identificar e representar o corpo e o espaço
5-
Sentir a sacralidade da natureza e do planeta, com atitudes de amor e
respeito a todos os seres existentes;
6- Cultivar postura de carinho e amor para
com todos, adequando-as de acordo com o ambiente de socialização, distinguindo
o bem do mal.
|
1-Alteridade
- O
Eu
- Eu
sou eu com o outro
- Eu
e o outro somos nós
2-Manifestações Artísticas
-Diferenças
culturais
-A
valorização dessa cultura
3-História das Narrativas
-A
minha história
-Contos,
-mitos
e parábolas
-Posturas
adequadas para cada ambiente.
4-Meu corpo e o espaço
-Esquema
e representação corporal;
-Meu
corpo é sagrado;
-Os
cuidados.
5-Os elementos da criação
-Identificação
-Classificação
-Organização
-Celebrações
6-Construção de regras
-Respeito
-Ordem
-Valores
|
-Rodas
de diálogo;
-Estabelecimento
de combinados comuns;
-Escuta e apreciação de obras musicais.
-Participação nas sensibilizações/dinâmicas
de grupo.
-Escuta de parábolas e contos conhecidos.
-Apreciação de obras de artes.
-Recorte e colagem.
-Montagem de painéis.
-Desenvolvimento de hábitos saudáveis como:
o diálogo, o saber ouvir, etc.
-O cuidado com o seu corpo, posturas, etc.
-A Relação com o
transcendente, com a natureza.
-Descobertas dos elementos da criação.
-Identificação: do seu nome, e das datas
comemorativas.
-Desenvolvimento de ações que conduzam ao
respeito das normas em todas as situações.
-Músicas envolvendo os temas estudados.
-Danças.
-Montagem de murais.
-Vídeos desenhos animados.
-Exposição de ideias, escutando com
interesse as dos demais.
-Expressão e interpretação oral de parábolas e
contos conhecidos.
- Leitura de histórias a respeito dos
valores;
-Conversa informal sobre o bem e o mal;
-A
criação do mundo;
-Pintura;
-Colagem.
-Construção
da árvore dos valores
|
-Socialização
com o outro;
Participação;
-Manifestações de opiniões;
-Respeito mútuo;
-Reconhecimento de suas limitações e respeito
com as limitações do outro;
-Cooperação com colegas e professor
adotando atitudes de cortesia;
-Valorização das amizades.
-Cuidado com objetos/materiais de uso
coletivo;
-Respeito e compreensão com os sentimentos
do outro;
-Cuidado com a natureza;
-Diálogo com o transcendente;
- Agradecimento pelo dom da vida.
-Reflexão sobre a responsabilidade/papel de cada um na
escola e na família.
-Trabalhos
individuais;
-Trabalhos
em grupo;
-Frequência;
-Organização
nas atividades do caderno.
|
Para a professora:
Assistir os vídeos da BNCC que aborda como deve ser trabalhado a Educação Infantil em sala de aula ;
https://www.youtube.com/watch?v=gOGcuIwMtHM;
https://www.youtube.com/watch?v=lUd9VDp1uwk
REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos
Nenhum comentário:
Postar um comentário