quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

PLANO DE CURSO EDUCAÇÃO INFANTIL

Imagem relacionada
PROFESSORA:
ANO: Educação Infantil
OBJETIVO GERAL: Educar a criança como pessoa cidadã participante do universo e como ser único, situado no mistério Transcendente que se manifesta por meio da religiosidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
ATIVIDADES
AVALIAÇÃO

1-Desenvolver a capacidade do aluno de relacionar-se com o outro.


2-Reconhecer a importância dos símbolos, diferenças, culturas e a valorização da cultura









3-Cultivar a postura de amor e carinho para com todos, adequando-as de acordo com o ambiente de socialização.







4-Identificar e representar o corpo e o espaço






5- Sentir a sacralidade da natureza e do planeta, com atitudes de amor e respeito a todos os seres existentes;

6- Cultivar postura de carinho e amor para com todos, adequando-as de acordo com o ambiente de socialização, distinguindo o bem do mal.

1-Alteridade
- O Eu
- Eu sou eu com o outro
- Eu e o outro somos nós

2-Manifestações Artísticas
-Diferenças culturais
-A valorização dessa cultura









3-História das Narrativas
-A minha história
-Contos,
-mitos e parábolas
-Posturas adequadas para cada ambiente.





4-Meu corpo e o espaço
-Esquema e representação corporal;
-Meu corpo é sagrado;
-Os cuidados.


5-Os elementos da criação
-Identificação
-Classificação
-Organização
-Celebrações




6-Construção de regras
-Respeito
-Ordem
-Valores




-Rodas de diálogo;
-Estabelecimento de combinados comuns;
-Escuta e apreciação de obras musicais.
-Participação nas sensibilizações/dinâmicas de grupo.
-Escuta de parábolas e contos conhecidos.
-Apreciação de obras de artes.
-Recorte e colagem.
-Montagem de painéis.
-Desenvolvimento de hábitos saudáveis como: o diálogo, o saber ouvir, etc.
-O cuidado com o seu corpo, posturas, etc.



-A Relação com o
transcendente, com a natureza.
-Descobertas dos elementos da criação.
-Identificação: do seu nome, e das datas comemorativas.
-Desenvolvimento de ações que conduzam ao respeito das normas em todas as situações.
-Músicas envolvendo os temas estudados.

-Danças.
-Montagem de murais.
-Vídeos desenhos animados.
-Exposição de ideias, escutando com interesse as dos demais.



-Expressão e interpretação oral de parábolas e contos conhecidos.
- Leitura de histórias a respeito dos valores;




-Conversa informal sobre o bem e o mal;
-A criação do mundo;
-Pintura;
-Colagem.
-Construção da árvore dos valores

-Socialização com o outro;
Participação;
-Manifestações de opiniões;

-Respeito mútuo;

-Reconhecimento de suas limitações e respeito com as limitações do outro;

-Cooperação com colegas e professor adotando atitudes de cortesia;

-Valorização das amizades.

-Cuidado com objetos/materiais de uso coletivo;

-Respeito e compreensão com os sentimentos do outro;

-Cuidado com a natureza;

-Diálogo com o transcendente;

- Agradecimento pelo dom da vida.

-Reflexão sobre a responsabilidade/papel de cada um na escola e na família.

-Trabalhos individuais;

-Trabalhos em grupo;

-Frequência;

-Organização nas atividades do caderno.

Para a professora:

Assistir os vídeos da BNCC que aborda como deve ser trabalhado a Educação Infantil em sala de aula ; 
https://www.youtube.com/watch?v=gOGcuIwMtHM;

https://www.youtube.com/watch?v=lUd9VDp1uwk


REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
 ______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.

MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos Diversos