quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

PLANO DE CURSO - EJA CICLO III

DISCIPLINA: Ensino Religioso
PROFESSOR
CICLO III = (6º e 7º Anos)
OBJETIVO GERAL: Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações sócias culturais, para entender a fundamentação das diferentes crenças religiosas em seu contexto sociocultural.

OBJETIVOS
CONTEÚDOS
ATIVIDADES
AVALIAÇÃO
1-Conhecer o significado do transcendente na vida do ser humano;
-Reconhecer os diferentes nomes dados ao Transcendente pelas diferentes culturas;
-Identificar o sagrado em cada cultura religiosa do sagrado na vida secular;


2-Perceber o aspecto celebrativo que as tradições religiosas atribuem ao mundo transcendente;
-Desenvolver no estudante a competência de conviver com as diferenças nas diversas culturas e Tradições Religiosas;
- Compreender que as religiões humanizam as pessoas e as fazem sentir-se bem e felizes no lugar onde vivem;
- Entender o diálogo como processo de construção do conhecimento contribuindo para a formação das  identidades afirmativas, protagonizadoras de ações solidárias e autônomas de constituição de valores indispensáveis à vida cidadã.


3- Respeitar as culturas religiosas, compreendendo-as como patrimônio da humanidade;
-Conhecer a dimensão religiosa da vida cotidiana, quando é compartilhada e solidária;
-Desenvolver atitudes de cidadania e partilha, favorecendo meios para a descoberta da consciência do ser pessoa, numa perspectiva de socialização e aceitação do outro.
- Conhecer os elementos básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das diferenças das concepções transcendentais; ocidental e oriental.



4- Desenvolver a capacidade de superação de limites reconhecendo em cada tradição religiosa o seu valor inalienável;
- Refletir sobre os sentimentos que movem a violência e sobre a necessidade de superá-la para construir um mundo de segurança e paz, embasados nos valores humanos e religiosos;
-Analisar o papel das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e manifestações socioculturais;
-Valorizar a cultura religiosa do outro.
-Reconhecer o valor universal do fenômeno religioso
1-Filosofia da tradição religiosa: A ideia do Transcendente na vida pessoal, familiar e na sociedade.
A idéia do Transcendente na própria vida.
O significado de sagrado.
O sagrado na convivência humana.



2-História e tradição religiosa: a evolução da estrutura religiosa nas organizações humanas no decorrer do tempo.
O entendimento de que cada povo constrói a sua história e tem a sua religião.
As manifestações artísticas, culturais, folclóricas e populares da cultura regional e local.
A compreensão do Transcendente que se dá por  meio da vivência da cultura.
Diálogo inter-religioso e unidade nas diferenças.








3-Sociologia e tradição religiosa: a função política das ideologias religiosas.
As estruturas religiosas influenciam as relações humanas.
Os valores sociais, as atitudes e as crenças religiosas.
A cultura religiosa do outro, visando o crescimento como cidadão.
A diferença  das concepções do Transcendente no Ocidente e no Oriente.










4-As Tradições Religiosas
O Valor da religião na vida do ser humano.
Diferenças e semelhanças entre culturas religiosas.
A universalidade do fenômeno religioso
As expressões da cultura religiosa nas diversas tradições através dos símbolos, rituais, objetos, locais sagrados, festas entre outros que revelam a existência da diversidade no relacionamento com o Transcendente.
Convidar pessoas de outras tradições para falar sobre a sua religião;
Visitas aos templos sagrados;
Entrevistas com líderes religiosos;
Análise e interpretação dos textos sagrados;
Excursões;
Vídeos diversos sobre o tema em estudo;
Rodas de diálogo.
Construção de: murais, jornais,
Maquetes, redação, produção de textos,
Teatro, jogral, coral, etc.
Leitura mítico-simbólica das tradições religiosas no contexto sociopolítico-cultural.
Contato com os textos sagrados permitindo a sensibilização para o mistério pelo entendimento do sobrenatural que sustenta a dimensão religiosa.
Construção de painéis com os vários conceitos de Transcendente.
Coleta de dados sobre os diferentes significados do Transcendente na vida das pessoas, observando como expressam diferentes cosmovisões.
Coleta de idéias sobre Deus por meio de ditos, provérbios e expressões populares, músicas, entre outros.
Avaliação da idéia do Transcendente nos textos orais e escritos expressa nas diferentes crenças dos alunos.
Produção de textos envolvendo os valores, a liberdade, os princípios religiosos.
Criação de um código ético da sala de aula;
Distinção dos princípios éticos de algumas tradições religiosas e compará-las;
Promoção de concursos na própria sala de aula em relação aos temas transversais trabalhados.
As manifestações religiosas dos antepassados
O Sagrado para o Homem pré-histórico
Leitura mítico-simbólica das tradições religiosas no contexto sociopolítico-cultural.
Contato com os textos sagrados permitindo a sensibilização para o mistério pelo entendimento do sobrenatural que sustenta a dimensão religiosa.
Construir painéis com os nomes dos Textos Sagrados da Tradição Religiosa a que pertencem.
Demonstração no mapa-múndi do local geográfico de origem das tradições religiosas.
Pesquisa sobre rituais. Os Escritos Sagrados.
Símbolo da vida: A água
Símbolos religiosos, etc.
Construção de murais de acordo com os temas trabalhados.

Trabalhos individual;
Trabalhos em grupos;
Frequência;
Assiduidade:
Responsabilidade;
Compromisso
Adoção de atitudes positivas frente a um desagravo ou frustração.
Respeito às diferenças, às idéias do outro.
Manifestação de opiniões, sentimentos, idéias.
Cooperação com os colegas e o professor.
Diálogo.
A boa convivência na sala de aula.
Rodas de diálogo;
Desenvolvimento de ações de solidariedade;
Organização com seus pertences;
O cuidado com o patrimônio público, etc.
Atitudes de valorização do outro;
Confraternização de encerramento.

REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
 ______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos

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