PROFESSOR
CICLO
III = (6º e 7º Anos)
OBJETIVO GERAL: Analisar o papel
das tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e
manifestações sócias culturais, para entender a fundamentação das diferentes
crenças religiosas em seu contexto sociocultural.
OBJETIVOS
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CONTEÚDOS
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ATIVIDADES
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AVALIAÇÃO
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1-Conhecer o significado do
transcendente na vida do ser humano;
-Reconhecer os diferentes
nomes dados ao Transcendente pelas diferentes culturas;
-Identificar o sagrado em cada
cultura religiosa do sagrado na vida secular;
2-Perceber o aspecto
celebrativo que as tradições religiosas atribuem ao mundo transcendente;
-Desenvolver no estudante a
competência de conviver com as diferenças nas diversas culturas e Tradições
Religiosas;
- Compreender que as religiões
humanizam as pessoas e as fazem sentir-se bem e felizes no lugar onde vivem;
-
Entender
o diálogo como processo de construção do conhecimento contribuindo para a
formação das identidades afirmativas,
protagonizadoras de ações solidárias e autônomas de constituição de valores
indispensáveis à vida cidadã.
3- Respeitar as culturas
religiosas, compreendendo-as como patrimônio da humanidade;
-Conhecer a dimensão
religiosa da vida cotidiana, quando é compartilhada e solidária;
-Desenvolver atitudes de
cidadania e partilha, favorecendo meios para a descoberta da consciência do
ser pessoa, numa perspectiva de socialização e aceitação do outro.
- Conhecer os elementos
básicos que compõem o fenômeno religioso, a partir das diferenças das
concepções transcendentais; ocidental e oriental.
4- Desenvolver a capacidade de
superação de limites reconhecendo em cada tradição religiosa o seu valor
inalienável;
- Refletir sobre os
sentimentos que movem a violência e sobre a necessidade de superá-la para
construir um mundo de segurança e paz, embasados nos valores humanos e
religiosos;
-Analisar o papel das
tradições religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e
manifestações socioculturais;
-Valorizar a cultura
religiosa do outro.
-Reconhecer o valor universal
do fenômeno religioso
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1-Filosofia
da tradição religiosa: A ideia do Transcendente na vida
pessoal, familiar e na sociedade.
A idéia do Transcendente na própria vida.
O significado de sagrado.
O
sagrado na convivência humana.
2-História
e tradição religiosa: a evolução da estrutura religiosa nas organizações
humanas no decorrer do tempo.
O entendimento de que cada povo constrói a sua história
e tem a sua religião.
As manifestações artísticas, culturais, folclóricas e
populares da cultura regional e local.
A
compreensão do Transcendente que se dá por
meio da vivência da cultura.
Diálogo
inter-religioso e unidade nas diferenças.
3-Sociologia
e tradição religiosa: a função política das ideologias religiosas.
As estruturas religiosas influenciam
as relações humanas.
Os valores sociais, as atitudes e as
crenças religiosas.
A cultura religiosa do outro, visando o
crescimento como cidadão.
A diferença
das concepções do Transcendente no Ocidente e no Oriente.
4-As Tradições Religiosas
O Valor da religião na vida do ser humano.
Diferenças e semelhanças entre culturas religiosas.
A universalidade do fenômeno religioso
As expressões da cultura religiosa nas diversas
tradições através dos símbolos, rituais, objetos, locais sagrados, festas
entre outros que revelam a existência da diversidade no relacionamento com o
Transcendente.
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Convidar
pessoas de outras tradições para falar sobre a sua religião;
Visitas
aos templos sagrados;
Entrevistas
com líderes religiosos;
Análise
e interpretação dos textos sagrados;
Excursões;
Vídeos
diversos sobre o tema em estudo;
Rodas
de diálogo.
Construção
de: murais, jornais,
Maquetes,
redação, produção de textos,
Teatro,
jogral, coral, etc.
Leitura mítico-simbólica
das tradições religiosas no contexto sociopolítico-cultural.
Contato com os textos
sagrados permitindo a sensibilização para o mistério pelo entendimento do
sobrenatural que sustenta a dimensão religiosa.
Construção de painéis com
os vários conceitos de Transcendente.
Coleta de dados sobre os
diferentes significados do Transcendente na vida das pessoas, observando como
expressam diferentes cosmovisões.
Coleta de idéias sobre
Deus por meio de ditos, provérbios e expressões populares, músicas, entre
outros.
Avaliação da idéia do
Transcendente nos textos orais e escritos expressa nas diferentes crenças dos
alunos.
Produção de textos
envolvendo os valores, a liberdade, os princípios religiosos.
Criação de um código ético
da sala de aula;
Distinção dos princípios
éticos de algumas tradições religiosas e compará-las;
Promoção
de concursos na própria sala de aula em relação aos temas transversais
trabalhados.
As manifestações
religiosas dos antepassados
O Sagrado para o Homem
pré-histórico
Leitura mítico-simbólica
das tradições religiosas no contexto sociopolítico-cultural.
Contato com os textos
sagrados permitindo a sensibilização para o mistério pelo entendimento do
sobrenatural que sustenta a dimensão religiosa.
Construir painéis com os
nomes dos Textos Sagrados da Tradição Religiosa a que pertencem.
Demonstração no mapa-múndi
do local geográfico de origem das tradições religiosas.
Pesquisa sobre rituais. Os
Escritos Sagrados.
Símbolo da vida: A água
Símbolos religiosos, etc.
Construção de murais de
acordo com os temas trabalhados.
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Trabalhos
individual;
Trabalhos em
grupos;
Frequência;
Assiduidade:
Responsabilidade;
Compromisso
Adoção de atitudes
positivas frente a um desagravo ou frustração.
Respeito às
diferenças, às idéias do outro.
Manifestação de
opiniões, sentimentos, idéias.
Cooperação
com os colegas e o professor.
Diálogo.
A boa convivência na sala de aula.
Rodas de diálogo;
Desenvolvimento de ações de solidariedade;
Organização com seus pertences;
O cuidado com o patrimônio público, etc.
Atitudes de valorização do outro;
Confraternização de
encerramento.
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REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos
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