quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

PLANO DE CURSO DA EJA: CICLO IV



DISCIPLINA: Ensino Religioso
PROFESSOR (A):
CICLO IV = (8º e 9º Anos)
OBJETIVO GERAL: Desenvolver habilidades específicas com relação ao fenômeno religioso na diversidade cultural religiosa, à vida além da morte, valorizando as normas e o respeito pelas diferenças, como um princípio de alteridade.

OBJETIVOS
CONTEÚDOS
ATIVIDADES
AVALIAÇÃO

1-Compreender que a espiritualidade é uma das necessidades básicas na vida do ser humano e na sua relação com o outro.
-Diferenciar no cotidiano os diferentes modos de espiritualidades.
- Reconhecer que na diversidade cultural local e regional, existem as mais diversas formas de concepção do sagrado.
- Perceber a existência de linguagens religiosas a respeito do Transcendente na cultura local e regional de acordo com as manifestações culturais religiosas


2-Reconhecer a existência das normas de valores e costumes no âmbito de cada tradição cultural religiosa existente em nossa cidade, Estado e País.
- Analisar os valores que promovem a cultura de paz no contexto escolar, estabelecendo o emprego desses valores no ambiente externo da escola.
- Entender que o exercício do diálogo nas diversas sociedades culturais religiosas, são manifestações de resolver conflitos nas tomadas de decisões coletivas,
- Respeitar os valores normativos da diversidade cultural religiosa como um princípio de alteridade
-Exercitar e acolher ações de discriminações de todas as formas preconceituosas na nossa sociedade.

3-Favorecer uma melhor compreensão entre os educandos a respeito dos símbolos religiosos como uma forma de se relacionar com o Transcendente.

-Conhecer o significado dos símbolos religiosos para cada cultura religiosa.

-Diferenciar a relação de cada tradição religiosa na comunicação com o Sagrado, através de rituais.

-Estimular a compreensão da vida além morte de acordo com cada tradição religiosa.


4-Valorizar os limites éticos das manifestações religiosas de acordo com cada tradição cultural.
-Vivenciar os valores de cidadania, respeitando cada costume e contextos diversos.
-Identificar e reconhecer os princípios éticos de cada tradição com norteadores da vida.
-Compreender e exercitar formas de atitudes que contribuam sem discriminações, para uma cultura de paz.
-Respeitar os princípios de equidade no cumprimento das normas das tradições religiosas e seus limites.
 1-Espiritualidades pelas diferentes tradições religiosas 

A espiritualidade como um dos elementos fundamentais das tradições religiosas.

A compreensão de que existem diversas espiritualidades.
Os diferentes modos de conceber o sagrado.

A diversidade de linguagens religiosas que tratam do Transcendente na diversidade cultural local e regional.








2-Valores: conhecimento do conjunto de normas de cada tradição religiosa.

Os valores que promovem a coexistência pacífica.

O emprego do diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomadas de decisões coletivas.

Os valores éticos propostos pelas várias tradições religiosas.

As atitudes de combate ao preconceito contra: etnias, gênero, idade, religião e outros.



















3- Entender os símbolos religiosos como meios de relação com o Transcendente.


Os símbolos religiosos são significativos para as tradições religiosas.


Diferenças dos símbolos na comunicação com o Sagrado.
A comunicação com o Transcendente através dos rituais
A Vida além morte: Ressurreição; Reencarnação; Ancestralidade e o Nada.






4 Fundamentação dos limites éticos propostos pelas várias tradições religiosas.

A vivência dos valores da cidadania em diferentes contextos
Identificação dos princípios éticos norteadores da vida.

Sistematização de atitudes de combate ao preconceito contra: etnias, gênero, idade, religião e outros.

O princípio da equidade ao cumprimento das normas e regras estabelecidas.
Pesquisas em livros revistas e jornais  sobre as diversas;
Expressões de espiritualidades;

Pesquisas no laboratório de informática sobre as verdades presentes na vida do povo;

Elaboração de quadro ilustrativo e/ou painel sobre as expressões de verdades: na ciência, na religião e na expressão popular, dos limites humanos:

Doença, morte, insegurança, medo, pequenez (ignorância e violência) e injustiça (calúnia, mentira, exploração, miséria, falsidade, opressão);

Coleta de idéias religiosas presentes em poemas, expressões populares ou ditos veiculados por meios de comunicação;

Pesquisas sobre os líderes religiosos da história antiga e da atualidade, sobre:
     O Sagrado. 

 Superação de limites;
Os Escritos 
Sagrados; 

A Capacidade de Dialogar com Deus;

Rituais das diversas culturas religiosas;

Produção textual;

Promoção de danças;

Dramatização;

Leituras diversas;

Pesquisas sobre a religiosidade na TV;

Reflexões que permitem perceber atitudes de reverência ao fenômeno religioso do outro e saber lidar com as diferenças;

Convidar pessoas de outras tradições para falar sobre a sua religião;

Análise e interpretação dos textos sagrados;

Excursões; Vídeos diversos sobre o tema em estudo;

Rodas de diálogo;

Construção de: murais, jornais, maquetes;
 redação, produção de textos, teatro, jogral, coral, etc.
Visitas aos templos sagrados;
Entrevistas com líderes religiosos;

Conversas sobre os símbolos religiosos  de cada tradição e a sua relação com o Transcendente;

Coletar expressões utilizadas nos velórios, enterros ou situações de morte, analisando a visão de vida além-morte.

O que elas transmitem;
Como as religiões vêem a morte;

Observar a religiosidade e mudanças históricas e culturais;

Visitas ao cemitério para observar os escritos religiosos ou não religiosos nas lápides.

Trabalhos diversos com vídeos sobre as culturas religiosas a respeito da vida além morte.

Construção de murais estabelecendo um código de ética sobre as mais diversas religiões.

Trabalhos individual;

Trabalhos em grupos;

Frequência;

Assiduidade:

Responsabilidade;

Compromisso;

Adoção de atitudes positivas frente a um desagravo ou frustração.

Respeito às diferenças;
Às idéias do outro.

Manifestação de
 opiniões/sentimentos;

Cooperação com os colegas e o professor.

A boa convivência na sala de aula.

Rodas de diálogo;

Desenvolvimento de ações de solidariedade;

Organização com seus pertences;

O cuidado com o patrimônio público, etc.

Atitudes de valorização do outro;

Confraternização de encerramento.

REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
 ______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos

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