PROFESSOR (A):
CICLO IV = (8º e 9º
Anos)
OBJETIVO GERAL: Desenvolver
habilidades específicas com relação ao fenômeno religioso na diversidade
cultural religiosa, à vida além da morte, valorizando as normas e o respeito
pelas diferenças, como um princípio de alteridade.
OBJETIVOS
|
CONTEÚDOS
|
ATIVIDADES
|
AVALIAÇÃO
|
1-Compreender que a espiritualidade é
uma das necessidades básicas na vida do ser humano e na sua relação com o
outro.
-Diferenciar no cotidiano os
diferentes modos de espiritualidades.
- Reconhecer que na diversidade cultural local e
regional, existem as mais diversas formas de concepção do sagrado.
- Perceber a existência de linguagens
religiosas a respeito do Transcendente na cultura local e regional de acordo
com as manifestações culturais religiosas
2-Reconhecer a existência das
normas de valores e costumes no âmbito de cada tradição cultural religiosa
existente em nossa cidade, Estado e País.
- Analisar os valores que
promovem a cultura de paz no contexto escolar, estabelecendo o emprego desses
valores no ambiente externo da escola.
- Entender que o exercício do
diálogo nas diversas sociedades culturais religiosas, são manifestações de
resolver conflitos nas tomadas de decisões coletivas,
- Respeitar os valores
normativos da diversidade cultural religiosa como um princípio de alteridade
-Exercitar e acolher ações de
discriminações de todas as formas preconceituosas na nossa sociedade.
3-Favorecer uma melhor
compreensão entre os educandos a respeito dos símbolos religiosos como uma
forma de se relacionar com o Transcendente.
-Conhecer o significado dos
símbolos religiosos para cada cultura religiosa.
-Diferenciar a relação de cada
tradição religiosa na comunicação com o Sagrado, através de rituais.
-Estimular a compreensão da
vida além morte de acordo com cada tradição religiosa.
4-Valorizar os limites éticos
das manifestações religiosas de acordo com cada tradição cultural.
-Vivenciar os valores de
cidadania, respeitando cada costume e contextos diversos.
-Identificar e reconhecer os
princípios éticos de cada tradição com norteadores da vida.
-Compreender e exercitar formas
de atitudes que contribuam sem discriminações, para uma cultura de paz.
-Respeitar os princípios de
equidade no cumprimento das normas das tradições religiosas e seus limites.
|
1-Espiritualidades pelas diferentes
tradições religiosas
A espiritualidade como um dos elementos
fundamentais das tradições religiosas.
A compreensão de que existem diversas
espiritualidades.
Os diferentes modos de conceber o
sagrado.
A diversidade de linguagens religiosas que
tratam do Transcendente na diversidade cultural local e regional.
2-Valores: conhecimento do conjunto de normas de cada tradição religiosa.
Os valores que promovem a coexistência
pacífica.
O emprego do diálogo como forma de
esclarecer conflitos e tomadas de decisões coletivas.
Os valores éticos propostos pelas
várias tradições religiosas.
As atitudes de combate ao preconceito
contra: etnias, gênero, idade, religião e outros.
3- Entender os símbolos religiosos como meios de relação com o Transcendente.
Os símbolos religiosos são significativos
para as tradições religiosas.
Diferenças dos
símbolos na comunicação com o Sagrado.
A comunicação com o
Transcendente através dos rituais
A Vida além morte: Ressurreição;
Reencarnação; Ancestralidade e o Nada.
4 Fundamentação dos limites éticos propostos pelas várias tradições religiosas.
A vivência dos valores da cidadania em
diferentes contextos
Identificação dos princípios éticos
norteadores da vida.
Sistematização de atitudes de combate
ao preconceito contra: etnias, gênero, idade, religião e outros.
O princípio da equidade ao cumprimento das
normas e regras estabelecidas.
|
Pesquisas
em livros revistas e jornais sobre as
diversas;
Expressões de espiritualidades;
Pesquisas
no laboratório de informática sobre as verdades presentes na vida do povo;
Elaboração
de quadro ilustrativo e/ou painel sobre as expressões de verdades: na ciência,
na religião e na expressão popular, dos limites humanos:
Doença, morte,
insegurança, medo, pequenez (ignorância e violência) e injustiça (calúnia,
mentira, exploração, miséria, falsidade, opressão);
Coleta
de idéias religiosas presentes em poemas, expressões populares ou ditos
veiculados por meios de comunicação;
Pesquisas
sobre os líderes religiosos da história antiga e da atualidade, sobre:
O Sagrado.
Superação de limites;
Os Escritos
Sagrados;
A
Capacidade de Dialogar com Deus;
Rituais
das diversas culturas religiosas;
Produção
textual;
Promoção
de danças;
Dramatização;
Leituras diversas;
Pesquisas sobre a religiosidade na TV;
Reflexões que permitem perceber atitudes de
reverência ao fenômeno religioso do outro e saber lidar com as diferenças;
Convidar pessoas de outras tradições para
falar sobre a sua religião;
Análise e interpretação dos textos
sagrados;
Excursões; Vídeos diversos sobre o tema em
estudo;
Rodas de diálogo;
Construção de: murais, jornais, maquetes;
redação, produção de textos, teatro, jogral, coral, etc.
Visitas aos templos sagrados;
Entrevistas com líderes religiosos;
Conversas
sobre os símbolos religiosos de cada tradição e a sua relação com o
Transcendente;
Coletar expressões utilizadas nos velórios,
enterros ou situações de morte, analisando a visão de vida além-morte.
O que elas transmitem;
Como as religiões vêem a morte;
Observar a religiosidade e mudanças
históricas e culturais;
Visitas ao cemitério para observar os
escritos religiosos ou não religiosos nas lápides.
Trabalhos diversos com vídeos sobre as
culturas religiosas a respeito da vida além morte.
Construção de murais estabelecendo um
código de ética sobre as mais diversas religiões.
|
Trabalhos
individual;
Trabalhos em
grupos;
Frequência;
Assiduidade:
Responsabilidade;
Compromisso;
Adoção de atitudes positivas
frente a um desagravo ou frustração.
Respeito às
diferenças;
Às idéias do outro.
Manifestação de
opiniões/sentimentos;
Cooperação
com os colegas e o professor.
A boa convivência na sala de aula.
Rodas de diálogo;
Desenvolvimento de ações de solidariedade;
Organização com seus pertences;
O cuidado com o patrimônio público, etc.
Atitudes
de valorização do outro;
Confraternização de
encerramento.
|
REFERÊNCIAS
CARNIATO,
Maria Inês. Coleção Ensino Religioso
Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL
PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino
religioso capacitação para o novo
milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
______. Ensino
Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola.
Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino
Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São
Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO.
Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas
internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e
textos diversos
Nenhum comentário:
Postar um comentário