domingo, 5 de janeiro de 2020

PLANO DE CURSO ENSINO FUNDAMENTAL: 3° ANO



PROFESSORA:
ANO:
OBJETIVO GERAL: Desenvolver junto aos educandos a prática do conhecimento do que é o Transcendente e o que representa o sagrado nas diferentes tradições religiosas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
CONTEÚDOS
ATIVIDADES
AVALIAÇÃO

1- Identificar o seu próprio EU e reconhecendo no outro suas diferenças, analisando seus valores e, o amor ao próximo.





2-Desenvolver o interesse e a participação dos educandos pela história da humanidade.






3-Compreender os significados dos símbolos religiosos, analisando suas diferentes características, acerca dos valores universais.










4- Analisar juntamente com os educando as diferentes manifestações religiosas, ampliando o entendimento sobre o Transcendente das diversas culturas.







5-Identificar as histórias das religiões orais e escritas, envolvendo-os com os projetos da Escola





1- Alteridade
-Eu e o outro – Eu;
-A convivência com o outro;
-Os valores aproximam;
-Valores importantes para a vida.


2-Origem do Mundo
-Ritos de fé- origem do mundo;
-O que é sagrado?
-O Sagrado e os símbolos;
-O que é sagrado no Planeta Terra?


3-Símbolos religiosos
-A força do símbolo em re-unir;
-As tradições religiosas se expressam através dos símbolos;
-Os símbolos religiosos e a relação com o Transcendente.
- Os valores universais dos símbolos religiosos.


4- A idéia do Transcendente
-A visão do Transcendente vivenciada de acordo com a diversidade e tradições religiosas;










5-a) A comunicação com o Transcendente.
-Através de orações e cânticos;
-Louvores e adorações.

5-b) Projetos da escola
-Atividades diversificadas

1-Apresentar uma leitura sobre os valores, fazer perguntas, apresentar uma música, interpretar, trabalhar em grupo, fazer cartazes, compor frases, fazer um mural, etc.

2- Conversa informal sobre os ritos, o que é e como funciona;
Como exemplo: O casamento, o batismo através de vídeos;
-Pesquisar: como surgiu o mundo nas diferentes concepções;
-Apresentar vídeos;-
Utilizar textos;
- Trabalhar com dicionário.
-Construção da árvore dos valores;

3-Construção de cartazes e murais;
-Pequenos vídeos sobre os valor universais;
-Documentários;
-Debates, entre outros.


4-Leitura de pequenos textos;
-Trabalhos com música;
-Construção de frases sobre a solidariedade;




5- Conversar com a turma sobre a importância da leitura, Será que alguém conhece algum livro sagrado das religiões? Se em casa alguém lê esse livro?
- O que é comunicar-se? Quais as várias formas de comunicação? Comunicação interior / com a natureza.
-Criar uma oração pela natureza e colocar no mural.

           Socialização com o outro;
          Participação;
           Manifestações de opiniões;

           Respeito mútuo;

           Reconhecimento de suas limitações e respeito com as limitações do outro;

           Cooperação com colegas e professor adotando atitudes de cortesia;

           Valorização das amizades.

           Cuidado com objetos/materiais de uso coletivo;

           Respeito e compreensão com os sentimentos do outro;

           Cuidado com a natureza;

           Diálogo com o transcendente;

            Agradecimento pelo dom da vida.

           Reflexão sobre a responsabilidade/papel de cada um na escola e na família.

           -Trabalhos individuais;
           -Trabalhos em grupo;
           -Frequência;
           -Organização nas atividades do caderno.


REFERÊNCIAS

CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
 ______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos Diversos