PROFESSORA:
ANO: 3º
OBJETIVO GERAL: Desenvolver
junto aos educandos a prática do conhecimento do que é o Transcendente e o que
representa o sagrado nas diferentes tradições religiosas.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
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CONTEÚDOS
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ATIVIDADES
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AVALIAÇÃO
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1- Identificar o seu
próprio EU e reconhecendo no outro suas diferenças, analisando seus valores
e, o amor ao próximo.
2-Desenvolver o interesse e a participação dos educandos pela história da humanidade. 3-Compreender os significados dos símbolos religiosos, analisando suas diferentes características, acerca dos valores universais. 4- Analisar juntamente com os educando as diferentes manifestações religiosas, ampliando o entendimento sobre o Transcendente das diversas culturas. 5-Identificar as histórias das religiões orais e escritas, envolvendo-os com os projetos da Escola |
1- Alteridade
-Eu
e o outro – Eu;
-A
convivência com o outro;
-Os
valores aproximam;
-Valores
importantes para a vida.
2-Origem do Mundo
-Ritos
de fé- origem do mundo;
-O
que é sagrado?
-O
Sagrado e os símbolos;
-O
que é sagrado no Planeta Terra?
3-Símbolos
religiosos
-A
força do símbolo em re-unir;
-As
tradições religiosas se expressam através dos símbolos;
-Os
símbolos religiosos e a relação com o Transcendente.
-
Os valores universais dos símbolos religiosos.
4- A idéia do
Transcendente
-A
visão do Transcendente vivenciada de acordo com a diversidade e tradições
religiosas;
5-a) A comunicação com o Transcendente.
-Através
de orações e cânticos;
-Louvores
e adorações.
5-b) Projetos da
escola
-Atividades
diversificadas
|
1-Apresentar
uma leitura sobre os valores, fazer perguntas, apresentar uma música,
interpretar, trabalhar em grupo, fazer cartazes, compor frases, fazer um
mural, etc.
2-
Conversa informal sobre os ritos, o que é e como funciona;
Como
exemplo: O casamento, o batismo através de vídeos;
-Pesquisar:
como surgiu o mundo nas diferentes concepções;
-Apresentar
vídeos;-
Utilizar
textos;
-
Trabalhar com dicionário.
-Construção
da árvore dos valores;
3-Construção
de cartazes e murais;
-Pequenos
vídeos sobre os valor universais;
-Documentários;
-Debates,
entre outros.
4-Leitura
de pequenos textos;
-Trabalhos
com música;
-Construção
de frases sobre a solidariedade;
5-
Conversar com a turma sobre a importância da leitura, Será que alguém conhece
algum livro sagrado das religiões? Se em casa alguém lê esse livro?
- O
que é comunicar-se? Quais as várias formas de comunicação? Comunicação
interior / com a natureza.
-Criar
uma oração pela natureza e colocar no mural.
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Socialização com o outro;
Participação;
Manifestações de opiniões;
Respeito mútuo;
Reconhecimento de suas limitações e respeito com as
limitações do outro;
Cooperação com colegas e professor adotando atitudes de
cortesia;
Valorização das amizades.
Cuidado com objetos/materiais de uso coletivo;
Respeito e compreensão com os sentimentos do outro;
Cuidado com a natureza;
Diálogo com o transcendente;
Agradecimento
pelo dom da vida.
Reflexão sobre a responsabilidade/papel de cada um na
escola e na família.
-Trabalhos individuais;
-Trabalhos em grupo;
-Frequência;
-Organização nas atividades do caderno.
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REFERÊNCIAS
CARNIATO, Maria Inês. Coleção Ensino Religioso Fundamental, 1º ao 9º Ano. Edição revisada e ampliada. SP: Paulinas. 2010.
FÓRUM NACIONAL PERMANENTE DE ENSINO RELIGIOSO: Ensino religioso capacitação para o novo milênio. KIT de Cadernos com 12 módulos, 2000.
______. Ensino Religioso: referencial curricular para a proposta pedagógica da escola. Conforme artigo 33 LDBEN – PCNER Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. 2000.
______. Parâmetros curriculares nacionais do ensino religioso. 6 ed. São Paulo: Editora Ave Maria 2002.
OFICINAS DE PLANOS DE CURSO. Realizadas com os professores de ER. Paulinas- João Pessoa-PB, 2014.
Pesquisas internet.
MUNDO JOVEM. Dinâmicas e textos diversos
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