![]() |
Ziraldo |
TEMA 2:
Eu respeito os outros nas suas diferenças pessoais, culturais e religiosas.
Objetivo:
Reconhecer o direito a diferença compreendendo que as pessoas possuem o direito de ter ou não uma religião.
Sugestão de atividades:
Fazer com os estudantes o contorno do corpo de cada um em folha de papel grande, então pintá-lo, salientando a diversidade de cores utilizadas neste processo.
Ao término, os contornos desenhados serão recortados e fixados na parede, um ao lado do outro a fim de que se percebam as diferenças nas cores e formas.
Na etapa seguinte, os alunos desenham um coração, pintam um lado e recortam.
Este coração será levado para casa e dentro dele serão escritos ou desenhados, ou ainda colados elementos que representem o pertencimento religioso da família.
Orientar os estudantes para o caso de não havendo religião o interior do coração poderá ser preenchido com os valores praticados por aquela família. Ex: honestidade, caridade, bondade, hospitalidade, respeito...
Os alunos trarão os corações já preenchidos e sentados em círculo compartilharão o conteúdo dos mesmos e depois colarão no lugar devido sobre o contorno de seu próprio corpo.
Neste momento, o professor pode conduzir a reflexão sobre o direto a diferença levando a turma a compreender que as pessoas possuem o direito de ter ou não uma religião.
Para aquelas que possuem, a religião representa um aspecto em suas vidas de grande importância, ajudando-as a viver melhor, estimulando-as a terem atitudes éticas e amorosas. Portanto, sua religião é um elemento central em suas vidas, como o coração humano, merecendo respeito e reverência.
O professor pode também salientar que o fato de algumas pessoas não pertencerem a determinada religião não as faz melhores ou piores do que as outras, e que esta opção é direito das pessoas que mesmo não freqüentando uma instituição religiosa, possuem em seu coração valores éticos, e buscam da mesma maneira a felicidade.
Avaliação: O aluno nesta etapa do conhecimento deve ter clareza sobre o direito que as pessoas possuem de seguir ou não uma religião ou igreja, esta clareza intelectual deve ser seguida por atitudes coerentes em relação a este aprendizado.
CAÇA-
PALAVRAS
A
|
B
|
P
|
A
|
Z
|
U
|
N
|
I
|
Ã
|
O
|
M
|
O
|
A
|
M
|
O
|
R
|
E
|
T
|
G
|
R
|
I
|
N
|
T
|
P
|
V
|
A
|
S
|
Q
|
U
|
E
|
Z
|
D
|
U
|
U
|
D
|
S
|
P
|
P
|
A
|
S
|
A
|
Á
|
G
|
U
|
A
|
G
|
E
|
P
|
B
|
P
|
D
|
D
|
E
|
X
|
F
|
L
|
R
|
P
|
B
|
E
|
E
|
E
|
Z
|
H
|
U
|
M
|
A
|
N
|
O
|
I
|
Z
|
W
|
A
|
Q
|
V
|
I
|
N
|
S
|
M
|
T
|
S
|
C
|
R
|
I
|
A
|
N
|
Ç
|
A
|
Y
|
O
|
J
|
U
|
S
|
T
|
I
|
Ç
|
A
|
X
|
T
|
H
|
S
|
O
|
L
|
I
|
D
|
Á
|
R
|
I
|
O
|
H
|
I
|
G
|
U
|
A
|
L
|
D
|
A
|
D
|
E
|
H
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário