(Josué Cândido da Silva)
PARA
TURMAS DE 8° E 9° ANO
![]() |
https://radiohumaniversidade.com.br/noticia/ 424559/qual-o-sentido-da-vida |
Objetivos:
1) Discutir o sentido da vida e introduzir
alguns conceitos heideggerianos como angústia, morte, ser próprio e ser
impróprio;
2) Trabalhar as habilidades cognitivas de
interpretação e formação de conceitos.
Atividades 1)
O sentido da vida é um tema que cativa à
atenção dos adolescentes por eles próprios estarem na busca de referências que
os ajudem em seu processo identitário. Para facilitar a introdução do tema,
sugerimos o trabalho com imagens ou músicas.
Por exemplo, pode-se distribuir a letra de
músicas aos alunos para que encontrem nelas o sentido que o autor atribui à existência...
A música Tocando
em Frente, (Almir Sater e Renato Teixeira), pode servir de tema para discutir o
sentido da vida e esta análise pode ser confrontada com o sentido (ou falta de
sentido) contido na música Cotidiano (Chico
Buarque).
Outra alternativa é escolher a definição de
vida com a qual os alunos mais se identificam na música O que é, o que é? , de
Gonzaguinha.
Todas as letras podem ser obtidas no site
Vagalume).
Em seguida, os alunos devem confrontar suas
impressões pessoais com a dos colegas.
O professor pode registrar as diferentes
definições no quadro. Caso a discussão seja muito produtiva, o professor pode
prolongá-la através de um plano de discussão com questões dirigida...
Boa aula
Referências
-Veja mais em
- Veja mais em
Nenhum comentário:
Postar um comentário