![]() |
foto internet |
TEMA 1 :
Estou
me conhecendo melhor e aprendendo a respeitar a mim mesmo e aos outros.
Objetivo:
Perceber a si mesmo identificando a religião da família compreendendo o
significado da palavra respeito e suas aplicações.
Sugestões de atividades:
O professor inicia
conversando com seus alunos sobre o valor que cada um possui. Pode ler o
seguinte texto abaixo:
“Todos nós nascemos da união de duas pessoas, um homem e uma
mulher, que são papai e mamãe. Desde o dia em que você nasceu você convive com
pessoas diferentes e faz, também, coisas diferentes.
As famílias muitas vezes
seguem uma religião, antes mesmo dos filhos nascerem.
Na sua família foi assim?
O seu corpo é especial. Você é especial.
Sua religião é
especial!
Cuide-se bem e valorize o que você tem!”
Neste momento o
professor pode encaminhar um trabalho de desenho e pintura envolvendo imagens
que mostrem pessoas:
Cuidando de seu corpo;
Cuidando dos outros;
Fazendo suas
práticas religiosas que despertam nele um sentido de cuidado e amor.
Os estudantes poderão
levar suas produções para casa colocá-las em um lugar de destaque para que
possam diariamente verificar se estão realizando as atitudes representadas por
meio dos desenhos.
Pedir que os estudantes
tragam uma caixinha de fósforo vazia. O professor trará papel de presente
recortado a fim de embrulhar cada caixinha.
As crianças colocarão
nesta caixinha algo que simbolize a si mesmo e que sirva de presente para o outro.
Exemplos:
Desenhar seu rosto sorrindo;
Colocar uma pedrinha pintada com sua cor
preferida;
Uma bolinha de gude;
Uma balinha representando que ele pode ser doce
para o outro, etc.
Neste momento os alunos
colocam os presentinhos dentro da caixinha, empacotam e por meio de um sorteio
acontecerão as entregas. Cada criança deverá receber um presentinho.
O professor pode
refletir com os alunos qual é a maneira melhor de receber e dar um presente,
quais as atitudes de respeito que se deve ter ao receber um presente, que é
sempre um pouco do outro.
Após estas atividades o
professor sugere nova reflexão enfocando que cada pessoa possui ou não uma
religião, que muitas vezes vem da família, constituindo um valor familiar
importante que ajuda as pessoas a se sentirem amadas e valorizadas, bem como a
amar e a valorizar a si mesma e aos outros.
Avaliação:
Verificar se o aluno compreende o que significa cuidar de si mesmo e do outro
demonstrando atitudes de valorização para com a expressão religiosa das
pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário