Maria José T. Holmes
A
visão de educação, segundo Jacques Delors, apresentada para a UNESCO, o
Relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, propõe,
entre outras coisas, a todas as Nações que a Educação em primeiro lugar deve
fundamentar-se a partir dos quatro pilares, ou seja:
Quando
se destaca o “aprender a conhecer”, refere ao desenvolvimento do conhecimento.
Nesse pilar o educador precisa despertar no educando a vontade de aprender, de
conhecer, não só pela simples busca, mas que esse, sinta prazer de ensinar e
aprender junto com o educando, facilitando essa aprendizagem com metodologias
facilitadoras a que venha despertar o pensamento crítico, em que esse possa
construir sua própria opinião.
O
“aprender a fazer” está associado ao “aprender a conhecer”, isto é a associação
da teoria à prática. É importante que tanto docentes, quanto discentes entendam
que o fundamento de aprender a fazer está também no ato de transmitir esse
aprendizado, pois isso não pode ser só aprendido, mas transmitido e partilhado.
O “aprender a viver juntos, (conviver)”, esse é um dos pilares considerado
como um desafio para educadores e educandos. É de fundamental importância que o
educador tenha o cuidado de trabalhar essas questões em sala de aula
vivenciando os valores éticos, com respeito e atitudes de partilha e
fraternidade e muito diálogo. É necessário conhecer primeiramente o Eu, para
conhecer o outro, que Eu me ame primeiro para amar o outro e que Eu me
respeite, para respeitar o outro. Dessa forma estamos eliminando o preconceito
em sala de aula e logicamente trabalhando para a construção da cidadania.
O
“aprender a ser”, a partir do momento que o educando aprender os três primeiros
pilares, automaticamente aprenderá esse último, entretanto como a educação
entende a pessoa como um indivíduo, como um ser completo, ou seja: de corpo,
mente e espírito. Portanto, nesse pilar completará a sua aprendizagem como um
ser individual que diante dos ensinamentos e descobertas dos valores e
atitudes, esse ser individual se transforme num cidadão capaz de estabelecer
uma relação interpessoal na sociedade que está inserido, que tenha uma visão de
mundo com um olhar de respeito às diferenças.
Esses pilares nos permitem
compreender o mundo, de uma forma mais humana, responsável e solidária, enfim
dá mais sentido a vida. Isso se encaixa muito bem no Ensino Religioso. Em
função da organização, dessa nova área do conhecimento, e do sentido
epistemológico que ela assume, assim como da necessidade do estabelecimento do
processo metodológico correspondente a esse Componente Curricular nos
Estabelecimentos de Ensino.
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