
Tendo em vista a rotatividade que existe em
contratar esses professores, por isso é preciso um acompanhamento sistematizado
porque todos precisam dessa formação, uma vez que ainda não existem professores
formados academicamente nessa área de conhecimento. E mesmo porque precisamos
sempre estudar para estarmos atualizados.
Este componente curricular oferece
para as escolas públicas e, portanto para docentes e discentes, o devido amparo
legal, bem como a sua inclusão na proposta pedagógica da escola, isto é, PPP,
Planos de estudo bem como a sua prática em sala de aula de acordo com os PCNER[1]
elaborados e editados pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso
(FONAPER)[2].
De acordo com o Projeto de Formação Continuada: Diversidade,
Educação, Legislação e Ensino Religioso, com a finalidade de sensibilizar e
acompanhar os trabalhos realizados nas escolas, por seus professores de ER. A
primeira parte, os dois primeiros meses foram dedicados a elaboração do Plano
de Curso, em que muitos tiveram dificuldades de fazer. Uma das propostas feita
pelos professores seria a elaboração de uma proposta de Plano de Curso em Ensino Religioso
para a Rede Municipal de Ensino- JP/PB, para que fosse organizado e
sistematizado em toda rede, e a própria escola tomasse conhecimento à respeito
desse componente curricular, pois segundo relato: “A escola acha que é para o professor ensinar a rezar; ou estudar a
Bíblia e ou fazer o aluno mudar de comportamento...”
Trabalhamos ainda sobre o preenchimento dos diários de
classe, uma vez que muitos são novatos e sentem dificuldades. Na segunda parte
trabalhamos sobre a diversidade e o Ensino Religioso, tais como: O que é? Para
que? Por quê? E como trabalhar com o Ensino Religioso. O que justifica esse
componente curricular na escola? Qual a sua relação com a Diversidade e a
Educação? Acrescentando acima sobre o perfil deste profissional. Neste sub-ítem
trabalhamos sobre o ser humano, as
culturas, a diversidade religiosa em sala de aula e a alteridade, o
respeito e o preconceito.
Ainda incluindo nesse item Os quatro Pilares da Educação,
diálogo em sala de aula e interreligioso, acrescentando um pouco da história do
ER e mais o Ensino religioso identidade pedagógica; O ensino religioso
dialogando com a diversidade; Novos paradigmas, década dos anos 90; Os Cinco
eixos temáticos do ensino religioso; O ensino religioso hoje; Objeto de estudo
do ensino religioso.
Na
parte terceira fizemos um estudo a respeito do fenômeno religioso (objeto de
estudo do ER). A importância do
fenômeno religioso; Funções elementares da Religião; As tradições religiosas; O
fenômeno religioso. Tendo com subitem: A
evolução do Fenômeno Religioso. Definição
de alguns termos: Espírito; alma;
espiritualismo; Espiritual;
espiritualidade; espiritualização; Mística;
fé; crença; crendice; superstição.
A definição de alguns termos. A Tradição
Religiosa e fenômeno religioso a função da tradição religiosa. Abordamos ainda
sobre religião e sua definição. O sagrado de cada um.
O
fenômeno religioso e as respostas para a vida além-morte. As perguntas
existenciais: De onde vim? Por que vivo; Para onde vou?
Os Limites e Desafios do Ensino Religioso
Escolar. Concepções e práticas acerca do fenômeno liderança. O que
significa ser líder?
Modelos
pedagógicos e epistemológicos do ensino religioso. Implicações práticas quanto
ao ser professor e pesquisador na área das ciências das religiões. O que
significa ser líder. A busca pela construção do ser-líder e do ser-professor.
Como integrar liderança e espiritualidade. Liderança Sociocomunitária e Sustentável.
Nessa
terceira parte tivemos a parceria do Professor Marinilson Barbosa da Silva – Ciências das Religiões
(UFPB), que enriqueceu e dinamizou a
nossa formação.
Foi um trabalho reflexivo, e dinâmico. Quanto à metodologia aplicada, foram utilizados: Dinâmicas diversas,
estudos e reflexão de textos, trabalhos em grupo e individual, oficinas, relatos
de experiências, pesquisas com trabalhos científicos, apresentados no VI CONERE[3], com a participação de 10 professores. E mais avaliação e autoavaliação.
Essa formação teve a
participação de 90% dos professores. Muitos tiveram dificuldades de participar
cem por cento porque segundo eles tinham aula na escola, ou planejamento e ou
reuniões e eram obrigados a participarem.
Nessa formação sempre é
possível novas descobertas que nos transporta à novos horizontes do saber, uma
verdadeira partilha de conhecimento e aprendizagem.
Dia 15/12/2011 nos reunimos para avaliarmos a
formação, em seguida a entrega dos certificados e ao mesmo tempo nos
confraternizamos, tendo como sugestão, o próximo encontro para a 2ª quinzena de
fevereiro de 2012 com a finalidade de sistematizar o Plano de Curso.
[1] - Parâmetros Curriculares Nacionais
do Ensino Religioso.
[2] - FONAPER: é uma
associação civil de direito privado, de âmbito nacional, sem vínculo
político-partidário, confessional e sindical, sem fins econômicos, que
congrega, conforme seu estatuto, pessoas jurídicas e pessoas naturais
identificadas com o Ensino Religioso, sem discriminação de qualquer natureza.
Fundado em 26 de setembro 1995, em Florianópolis/SC, vem atuando na perspectiva
de acompanhar, organizar e subsidiar o esforço de professores, pesquisadores,
sistemas de ensino e associações na efetivação do Ensino Religioso como
componente curricular. O FONAPER é um espaço de discussão e ponto aglutinador
de idéias, propostas e ideais na construção de propostas concretas para a
operacionalização do Ensino Religioso na escola.
[3] -VI CONERE - Congresso Nacional de
Ensino Religioso, 05 a
08 de outubro de 2011 em Canoas – RS. Acontece de dois em dois anos e cada vez
é em um Estado
do Brasil.
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