Percebemos que a Educação Infantil,
assim como o Ensino Religioso ainda são vistos de maneira preconceituosa por
alguns profissionais da educação e até mesmo por alguns familiares. Pretendemos mostrar a importância
desses elementos na formação de nossas crianças, somando junto dos outros
saberes na formação de sua personalidade, para que possam se tornar pessoas
capazes de dialogar, de se sensibilizar, de amar, de respeitar, de acreditar e
de lutar por um mundo cada vez melhor. Tornando-se verdadeiros cidadãos do
universo. De acordo com a Resolução 009/2010 da
Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa - PB,Capítulo II, Art. 6º
A educação infantil norteia-se pelos princípios de igualdade e liberdade, pelos ideais de solidariedade, pela gestão democrática, tendo por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, afetivo, intelectual, social, contribuindo para o exercício da cidadania, pautando-se ainda: I-No respeito à dignidade e aos direitos da criança com suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnica, religiosa, sem discriminação. (Semanário Oficial 04/12/2010, p. 003/21)
A educação infantil norteia-se pelos princípios de igualdade e liberdade, pelos ideais de solidariedade, pela gestão democrática, tendo por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físicos, afetivo, intelectual, social, contribuindo para o exercício da cidadania, pautando-se ainda: I-No respeito à dignidade e aos direitos da criança com suas diferenças individuais, sociais, econômicas, culturais, étnica, religiosa, sem discriminação. (Semanário Oficial 04/12/2010, p. 003/21)
Como seres humanos, somos sempre desafiados,
não só pela necessidade de sobrevivência, mas, pela necessidade de respostas.
Assim, ao nos atermos à questão acerca do Ensino Religioso na Educação
Infantil, nos vemos diante de diversos questionamentos que nos impulsionam a
buscar respostas. Temos que considerar que todo ser
humano vivencia uma experiência familiar que deve ser cultivada e ampliada com
o decorrer dos tempos pela experiência social através do ambiente escolar, e da
sociedade.
OLENIKI e DALDEGAN (2004, p. 57),
afirmam: "No ambiente familiar o cuidar e o educar estão
voltados às necessidades da criança, como: higiene, saúde, alimentação, afeto,
atenção, normas, para a convivência social, normas de conduta, ética,
expressões religiosas (gestos, orações...)".
É na Educação Infantil que essas
experiências iniciam a partir da relação da criança com outras crianças e com a
professora, seguindo uma seqüência lógica de que de que o cuidar, o educar e o
brincar estão associados às necessidades básicas da criança para o seu pleno
desenvolvimento.
A partir daí é que a criança adquire
autonomia e ao mesmo tempo aprende a vivenciar os aspectos relativos ao seu
desenvolvimento psico-social e cultural. Nesse percurso começa a se definir o
desenvolvimento do processo de construção de sua identidade, acompanhado da
socialização, e da valorização da história de cada criança, onde o aprender se
confunde com o lúdico e ao mesmo tempo a criança interage com a outra numa
atitude de respeito, valorização e confiança uns com os outros.
No ambiente familiar essa dinâmica de
cuidar e educar acontece livremente enquanto que no ambiente escolar ocorre de
maneira articulada planejada previamente de acordo com a diversidade da cada
realidade.
Na escola temos várias atividades:
·
Desenhar,
pintar, recortar, colar, etc.
·
Atividades
lúdicas;
- Atividades coletivas e individuais, entre outras.
- Atividades coletivas e individuais, entre outras.
Todas essas atividades estão voltadas
para o desenvolvimento global da criança envolvendo a:
·
Psicomotricidade;
·
Linguagem;
·
Raciocínio
lógico;
·
Noções
de tempo e espaço.
·
Socialização.
É através do lúdico que a criança se
socializa e aprende brincando, e isso vem refletir, facilitar e influir na sua
formação integral. Segundo OLENIKI e DALDEGAN (2004,
p.64)."Para
operacionalizar o Ensino Religioso na Educação Infantil é necessário considerar
uma proposta pedagógico-metodológica que possa desenvolver o processo de
ensino-aprendizagem partindo de uma atividade lúdica, relacionada ao conteúdo
que se deseja trabalhar, proporcionando ao educando uma inter-relação entre o
mundo que o cerca e sua própria experiência religiosa".
As autoras
afirmam que o Ensino Religioso tem uma contribuição fundamental no processo de
desenvolvimento integral da criança, uma vez que proporciona para a mesma ver o
mundo de diferentes formas e ao mesmo tempo desperta para a convivência com as
diferenças, respeitando-as e valorizando-as, o que facilita a compreender o seu
relacionamento com a sua dimensão religiosa, e a do outro, através de:
·
Símbolos
e orações;
·
Histórias
dos líderes religiosos
·
Livros
sagrados,
·
Festas
religiosas entre outros
Dessa forma lúdica a criança vai se
socializando e se familiarizando, crescendo fisicamente, cognitivamente e
espiritualmente, onde o foco principal está na sua própria identidade
religiosa, considerando também a diversidade inserida no contexto escolar. Isto
acontecerá através do diálogo e do respeito às diferenças.
Isto é o que está acontecendo nas escolas do Município em João Pessoa.
https://www.google.com.br/search?hl
Isto é o que está acontecendo nas escolas do Município em João Pessoa.
https://www.google.com.br/search?hl
Dica de leitura: educar para formar vencedores e quem ama educa! de Içamitiba
ResponderExcluirOlá Unknown!
ExcluirAgradecida pela dica de Leitura e convido você para ser seguidor (a)...Espero de você mais dicas de informações.
Seja bem vindo (a)!
Olá SimoBritto!
ResponderExcluirQue bom saber que este BLOG está contribuindo com você nas suas aulas...Seja bem vinda, bem como uma seguidora.