terça-feira, 5 de junho de 2012

O meio Ambiente e o Sagrado


 As questões ambientais devem ser tratadas com muito carinho. É dever de todo cidadão cuidar da natureza. Um meio ambiente saudável preserva a vida do Planeta. Uma natureza destruída significa a morte. A extinção da vida, é o que já estamos testemunhando com tantas depredação da nossa flora e fauna, dos nossos rios e mares. 
Essa natureza tão linda!  Que nos oferece tantas coisas boas!  É de onde o ser humano usufrui tirando o seu sustento... 
E por que esse mesmo ser humano está destruindo a natureza?

A natureza é Sagrada! É obra do Criador! Por isso as religiões se preocupam também e fazem suas campanhas para a preservação do nosso Planeta TERRA. Isso é dever de todos NÓS...Temos que nos unir para salvar a vida do nosso Planeta..., pois para isso não existem fronteiras...Vamos cuidar do nosso Meio Ambiente!

Para as Religiões Afro a natureza é sagrada. Existe o maior respeito com o meio ambiente, pois o cuidado para com a natureza é primordial. Existe uma frase que: "Sem folha não existe orixá e sem orixá não existe folha"! 


Segundo a Mãe Beata de Yemanjá – Yalorixá baiana. “Só alcançamos o sagrado quando nos aproximamos da natureza, o que inclui pedra, água, folha, raiz, caule, frutos e o nosso corpo. Tocar a natureza significa se fortalecer e trazer o sagrado para o seu interior. Nós somos a morada verdadeira da natureza e, através de nossos mitos e ritos, nós a perpetuamos”.

Assim também acontece com as Religiões Indígenas... Pois para elas, a natureza é vista com um olhar religioso.
 A carta que o Cacique Seatle enviou ao Presidente dos Estados Unidos, explicando porque seu povo se recusava a vender parte das terras:
“Cada pedaço dessa terra é sagrado para o meu povo. Cada ramo brilhante de um pinheiro, cada punhado de areia nas praias, a penumbra na floresta densa, cada clareira e inseto a zumbir são sagrados na memória de meu povo. Somos parte dessa terra e ela faz parte de nós”... É um povo que usufrui da natureza com respeito, sem depredá-la e tudo é partilhado com sua comunidade. O pajé é o lider espiritual, curandeiro e conselheiro.
Essas duas culturas religiosas são tolerantes, acolhedoras, respeitosas e não fazem proselitismo, e sabem cuidar do meio ambiente.

Como trabalhar essa temática em sala de aula?
1- pesquisas diversas;
2-Palavras cruzadas;
3- Cartazes e murais:
4- Produções de textos;
5- Vídeos;
6- músicas, danças e teatros entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos Diversos