
Trabalhar a cultura de paz na escola é algo
desafiador, pois requer uma postura de mudança interior na vida de cada pessoa.
Neste trabalho apresentado à Escola Municipal Antenor Navarro, faz-se
necessário, por estar localizada numa região carente, não só no aspecto social
e cultural, mas do ponto de vista ético e moral. É uma reflexão embasada na
vida de vários educadores e entre estes se destaca Paulo Freire e os três
grandes pacifistas Mahatma Gandhi, Dalai Lama e Sathya Say Baba. Essa proposta
vem contribuir para amenizar a questão da violência na escola, algo destacado
em seu Projeto Político Pedagógico, o que requer um olhar diferenciado, uma vez
que essa é uma preocupação da UNESCO. Ao
mesmo tempo estimula e apresenta essa questão para as mesmas, pois só através
da Educação é que se conseguirá construir o caminho da paz. Falar de paz é algo
precioso na vida de cada pessoa, nos relacionamentos e em todos os sentidos no
mundo. Viver em paz é um direito de todos, mas, paradoxalmente, perde-se a paz
e o desafio é como reconquistá-la. Sabemos que a paz não será alcançada apenas
através de conferências e tratados internacionais. Paz também não é um conjunto
de situações agradáveis ou ausência de pressões externas. Ao se descobrir o
significado mais profundo da paz é que a natureza do ser humano, na sua origem
é pacífica, podemos recuperá-la. Isso também poderá ser construído na escola.
PALAVRAS-CHAVE: Escola; Educação; Pacifistas;
Cultura de Paz
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