A turma será dividida em cinco
grupos e cada subgrupo representará uma parte da árvore, ou seja: raiz, caule,
folha, flores e frutos. Para isso temos que
agir enquanto educadores do Ensino Religioso que estando sempre à procura de
dinamizar as aulas precisamos nos fundamentar a esse respeito para que possamos
alcançar os nossos objetivos e metas que é conquistar o espaço sagrado de sala
de aula nos momentos das aulas do Ensino Religioso. Portanto, reflitam e
respondam:
A RAIZ: é a parte responsável pela sustentação da planta ao solo, alimentando-a e nutrindo-a com seus sais minerais. Supondo que essa parte represente as Culturas e Tradições Religiosas, consideradas a sustentação e a continuidade de um povo no Planeta Terra, por isso vejam:
(a) Como o grupo se
vê diante do preconceito religioso de uma cultura em relação à outra?
(b) Em suas escolas
isso acontece. De que maneira você enfrentaria essa situação?
O CAULE: é a parte que sustenta a planta transportando a seiva retirada da raiz levando até as outras partes da planta. Esta pode ser comparada com os textos sagrados orais e escritos, sendo estes responsáveis pela transmissão da comunicação através do tempo-história, a verdade e a fé, de uma cultura religiosa, o mistério do Transcendente.
O CAULE: é a parte que sustenta a planta transportando a seiva retirada da raiz levando até as outras partes da planta. Esta pode ser comparada com os textos sagrados orais e escritos, sendo estes responsáveis pela transmissão da comunicação através do tempo-história, a verdade e a fé, de uma cultura religiosa, o mistério do Transcendente.
(a). Qual a diferença
entre um texto sagrado oral e um texto sagrado escrito?
(b) Quais dos dois são
mais importantes, os das culturas religiosas com texto oral ou os das culturas
religiosas com escritos sagrados?
AS FOLHAS: As folhas são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração, funções primordiais de um ser vivo do reino vegetal.
Essa parte da planta simboliza o eixo
temático: Teologia, que representa o oxigênio das culturas religiosas
que sistematiza as afirmações, os conhecimentos das religiões sobre o sagrado,
sendo este o senhor absoluto das verdades de fé e crenças com suas doutrinas.
(a). Quais são as possíveis respostas para a
vida além morte nas tradições religiosas?
(b). Você enquanto professor (a) de ensino
Religioso, de que maneira você transmite isso para seus alunos?
AS FLORES: Quando uma flor desabrocha significa que está pronta para reproduzir-se. Quando uma planta "dá flor", está em sua fase mais crítica, pois direciona toda a energia a esta atividade.
AS FLORES: Quando uma flor desabrocha significa que está pronta para reproduzir-se. Quando uma planta "dá flor", está em sua fase mais crítica, pois direciona toda a energia a esta atividade.
Assim são os Ritos religiosos na vida das pessoas que se recolhem ao se preparar
para iniciar em determinada cultura religiosa e seus diversos ritos, onde
acontecem os rituais com as práticas celebrativas, seus símbolos e
espiritualidades.
(a). Qual a importância dos ritos nas tradições religiosas ou não têm
nenhum significado?
(b). Como você vê essa questão em relação ao preconceito religioso, é
possível um diálogo?
OS FRUTOS: É o ovário fecundado que se incumbe de proteger a maior riqueza de uma planta, a semente, guardando-a em seu interior, para dar origem a outro vegetal da mesma espécie.
OS FRUTOS: É o ovário fecundado que se incumbe de proteger a maior riqueza de uma planta, a semente, guardando-a em seu interior, para dar origem a outro vegetal da mesma espécie.
Assim também o Eixo Ethos representa o próprio sentido do ser, é formado na percepção de
valores de que nasce o dever como expressão da consciência como resposta do
próprio “EU” pessoal. Ética e religião são temas centrais no processo de
humanização das pessoas. Portanto não pode ficar de fora do processo
educacional. É por isso que o Ensino religioso nas escolas se torna um espaço
importante.
(a). Pensem numa ética educacional para os
dias atuais, como trabalhar isso nas culturas religiosas?
(b) Com base nisso, tentem elaborar os princípios de uma ética
educacional para o Ensino Religioso.
Bom trabalho... Maria José Torres Holmes
Bom trabalho... Maria José Torres Holmes
Refletindo

A escola é o espaço aberto, amplo e muito rico para se trabalhar com as Culturas e Tradições Religiosas. Não só no aspecto de construção do conhecimento, mas, pela riqueza de sua diversidade, existente em seu interior. Faz parte de uma de suas tarefas o desenvolvimento do ser humano nos aspectos: sensorial, intuitivo, afetivo, racional e religioso-antropológico, porém, não é função da escola mostrar a vivência desses valores, enquanto conduta religiosa de fé, mas possibilitar esse conhecimento através do componente curricular do Ensino religioso que não privilegia esta ou aquela religião, mas que propõe ao educando a possibilidade de conhecer o seu objeto de estudo que é o fenômeno religioso das várias culturas e tradições religiosas e suas manifestações. É uma questão de respeito às diferenças.
Essa oficina, possibilitou aos educadores, um estudo reflexivo à respeito dos eixos temáticos que conduzem os conteúdos desse componente curricular.
"Nos encontramos em meio a um grande desafio, uma vez que o etnocentrismo religioso suplanta os valores religiosos de outras culturas. É necessário um preparo sócio-antropológico por parte dos docentes para tratar em sala de aula essas questões, de maneira que não ignore os valores e as particularidades de cada tradição cultural, como também uma consciência pautada pela ética religiosa capaz de nos levar a enxergar cada cultura como igual". “O preconceito religioso existe dentro das escolas e se apresenta fortemente nas aulas do ER visto ser um espaço de construção e reflexão do conhecimento. É comum a imposição por parte dos adeptos de várias tradições religiosas, todavia cada professor de ER deve nesse momento, mediar o conhecimento da diversidade religiosa e cultural levando o aluno a perceber a necessidade de compreensão e diálogo interreligioso para convivência pacífica entre os alunos e entre as pessoas”.




Princípios para uma ética educacional para o Ensino Religioso:
- O não proselitismo;
- O diálogo interreligioso;
- Respeitar a tolerância e a laicidade do nosso País;
- Entender o direito que todas as culturas religiosas tem,
- Respeitar as pessoas que dizem não professar nenhuma crença religiosa;
- Respeitar a individualidade de cada um;
- Cumprir o que preconiza o Artigo 33 da LDB;
- Partcipar da formação continuada; e do planejamento da escola;
- Seguir os preceitos das diretrizes que regem o Ensino religioso;
- Ter compromisso e responsabilidade não só com as escolas, mas com os alunos e toda comunidade escolar.
- Com bases nesses princípios as pessoas poderão ter um bom caráter; humildade, caridade e virtudes; afeto, amor, respeito e fé; prudência tolerância e atitudes responsáveis.
Boa ideia para essa de explicar os eixos temáticos comparando-os com uma árvore. Vou aproveitar em um momento de formação.
ResponderExcluirSeja sempre bem vinda "O Caminho da Letras!"
ExcluirBoa noite!Esse título é um Blog?
Prezada/Querida Maria José, belíssimo trabalho esse seu seu blog. Farei uma assessoria sobre os eixos temáticos do ER e achei muito apropriada essa metáfora da árvore. Em sintonia de ideias e práticas, meu abraço carinhoso a você. juliocesarmlima@yahoo.com.br - www.coisasesentidos.com.br
ResponderExcluirSeja sempre bem vindo ao blog julio Cesar!
ResponderExcluirTerei o maior prazer em poder colaborar com as temáticas pedagógicas de ensino e aprendizagem.