
Este Espaço foi criado para dinamizar nossas aulas de Ensino Religioso. São tantos os preconceitos, que precisamos refletir sobre nossas posturas em sala de aula diante deste componente curricular. Como a escola vê o Ensino Religioso? Por que e qual a importância do ER na escola? Como trabalhar com os educandos? Será que faz parte do Projeto Político Pedagógico da Escola? Diante destes questionamentos, é que precisamos partir para mudanças em nossas salas de aula.
Quais procedimentos temos que seguir?
Apenas três procedimentos, poderá mudar o nosso perfil.
- Em primeiro lugar vestir a camisa do ER.
- Segundo, hastear a nossa bandeira de trabalho.
- E terceiro dinamizar as aulas.
- De que maneira poderemos fazer?
1- Vestir a camisa do ER:
Precisamos ser fiéis aos nossos compromissos, isto é:

Precisamos ser fiéis aos nossos compromissos, isto é:
- Estar aberto ao diálogo;
- Respeitar as diferenças;
- Dar espaço para que os educandos dêem suas opiniões;
- Assumir com responsabilidade de participar da Formação Continuada;
- Trabalhar os conteúdos de acordo com o Art. 33 da Lei 9475/97;
- Gostar do que faz.
- Ter um espírito de pesquisa, entre outros...
2-Hastear a bandeira de trabalho:
É uma forma de chamar atenção para o cumprimento do compromisso e da responsabilidade que devemos ter enquanto professores de Ensino Religioso. Por isso precisamos defender essa bandeira de trabalho. De que maneira?

É uma forma de chamar atenção para o cumprimento do compromisso e da responsabilidade que devemos ter enquanto professores de Ensino Religioso. Por isso precisamos defender essa bandeira de trabalho. De que maneira?
Participando dos movimentos e eventos em defesa de Ensino Religioso, tais como:
- Fóruns;
- Congressos;
- Seminários;
- Mesa redonda;
- Palestras;
- Oficinas,
- Capacitação docente;
- Simpósios, entre outros.
3-Dinamizar as aulas:

O educador criativo, está sempre em buscas de mudanças, preocupando-se com as inovações, tornando suas aulas mais prazerosas. Abrindo espaço para o diálogo. Desenvolve em seus alunos a arte de pesquisar. Está sempre procurando algo diferente para tornar suas aulas agradáveis e dinâmicas.

Freire afirma que: "Ensinar exige alegria e esperança. [...]. Ensinar exige saber escutar. [...]. Ensinar exige disponibilizar para o diálogo. [...]. Ensinar exige querer bem aos educandos".
(Pedagogia da Autonomia. 2003, p. 72, 113, 135 e 141).
Nenhum comentário:
Postar um comentário