Desde os primórdios da vida no
mundo e tudo que há nele, é que os pesquisadores cientistas procuram investigar
sobre o fenômeno religioso, para saber o porquê da sua existência, se há algo
mais do que aquilo que já se conhece. No entanto as ciências humanas estão
sempre pesquisando sobre os mais variados sistemas religiosos, porém a religião
se mostra aos olhos dos cientistas com suas diferenças e estes mergulham em
suas pesquisas, para compreendê-las melhor e aprofundar os seus conhecimentos
sobre o fenômeno religioso e como cada sistema religioso se comporta diante de
tal fenômeno. É comprovado pela história e outras ciências que não existe
nenhum povo sem religião ou sem tradição religiosa.
A concepção de transcendente
As diversas religiões e tradições
religiosas que foram se constituindo no decorrer da história fundamentam a sua
concepção de Transcendente, o sentido da vida e da morte, a maneira de ser e de
agir no mundo, através de seus escritos e também da oralidade. Por mais que
recuemos no tempo, sempre encontraremos vestígios de culto religioso das mais
variadas, qualquer que sejam as culturas humanas, sempre existirá alguma forma
religiosa.
O Sagrado
Isso para o ser humano tem a sua
relevância, enquanto pessoa, revestida de dignidade e direitos que lhe são
inerentes, que tem se debruçado sobre a existência de um ser supremo, transcendental
e que governa toda a vida, não deixa de ser um desafio, pois tudo que se
relaciona com a Transcendência e ao Sagrado, requer um estudo mais profundo
para se compreender esse fenômeno, não só no aspecto das várias tradições
religiosas, mas também, como as ciências humanas abordam esse tema, partindo do
princípio de que é através desse conhecimento que se tem uma melhor compreensão
de nós mesmos, bem como do outro com todas as suas diferenças.
A Busca de Respostas
O fenômeno religioso em cada
tradição religiosa tem uma resposta para a vida além-morte, ou seja:
Ressurreição; Reencarnação; o Ancestral e o Nada. Segundo os Parâmetros
Curriculares Nacionais do Ensino Religioso, elas são norteadoras do sentido da
vida, exprimem os ritos de passagem, tendo a morte como última passagem
Objeto de Estudo do Ensino Religioso
Muitos cientistas estudiosos das
religiões dedicaram boa parte de sua vida, na busca de descobrir algo que liga
o ser humano ao sagrado. Diante dessa complexidade de conhecimento é que surgem
os mais variados questionamentos e indagações sobre a compreensão das
religiões. Como cada cultura absorve esse fenômeno religioso? Qual a sua
manifestação religiosa, uma vez que é ela que registra profundamente, a forma
de vida de um povo? Portanto, no processo
educativo, é imprescindível tratar do Ensino Religioso sem falar das várias
tradições religiosas, uma vez que cada cultura religiosa apresenta o fenômeno
religioso, e cada uma dessas culturas religiosas tem o seu culto diferenciado
ao transcendente, e como tal se apresenta o fenômeno religioso. É preciso para
isso entender que cada tradição religiosa tem a sua função e, uma delas é
educar o ser humano para a vida, conduzindo para viver uma vida plena a partir
do encontro consigo mesmo, com o outro e com o sagrado. É onde o Ensino
Religioso e a educação fundamentam a sua
natureza.
Fundamentação Teórico-Metodológica da Pesquisa
RUEDELL (2007,
p. 44). “O profundo do ser humano é a dimensão religiosa, com a qual
sintonizamos quando algo nos toca incondicionalmente”. Nessa afirmação ele quer dizer que a dimensão
religiosa desse ser, pode ser vista pelos pesquisadores numa ótica diversa, no
entanto uma coisa tem em comum que é o ser humano religioso.
OLIVEIRA et all (2007, p. 65): “A complexidade do
fenômeno religioso com suas faces e variantes exigem do professor de Ensino
religioso grande capacidade de superação de incontáveis agentes integrantes de
sua formação em sua condição de pessoa imersa num contexto e num cotidiano
civilizado”. Isto implica a necessidade de se construir uma pedagogia que
favoreça tal perspectiva, porque o que objetivamos é fruto de uma experiência
pessoal, na incansável busca de respostas para as questões existenciais
REFERÊNCIAS
OLIVEIRA Lilian Blanck de et all.
Ensino Religioso: no Ensino
Fundamental. São Paulo, SP: Cortez, 1ª Ed. 2007. Coleção docência em formação. Série Ensino
Fundamental
RUEDELL, Pedro. Educação Religiosa: Fundamentação
antropológico-cultural da religião segundo Paul Tillich. São Paulo, SP: Paulinas
2007.
SANCHEZ, Wagner Lopes. Pluralismo Religioso: as religiões no
mundo atual.
São Paulo: Paulinas. 2005.
Coleção Temas do Ensino Religioso.
STEEL, Edson. Ensino Religioso: Ensino Fundamental II. São Paulo-SP. Global
Editora, 2009.
[1] *Profª.
de Ensino Religioso (ER) do Estado da Paraíba. Especialista e Mestra em
Ciências das Religiões UFPB. Coordenadora do ER e Assessora pedagógica da
Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa-SEDEC / PMJP –E-mail: mjtholmes
@yahoo.com.br
[2]
Professor de Matemática e Mestre em Ciências das Religiões- UFPB
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