terça-feira, 23 de outubro de 2018

RELATO HISTORICO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE ENSINO RELIGIOSO DA REDE MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA


 – PERÍODO 2006 - 2016

Giovanna Cristina Januário Alves (SEDEC)[1]
Maria José Torres Holmes (FONAPER)[2]

RESUMO: Este trabalho tem a finalidade de relatar o processo de formação continuada dos professores de Ensino Religioso da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa-PB. Em 2006 foi implantado este componente curricular por ocasião do I Colóquio Municipal de Educação (COMED) – SEDEC JP-PB, através de um Seminário de oito horas, proferido pela Mestra Maria Inês Carniato, que desenvolveu um trabalho sobre a Diversidade Cultural Religiosa. Na ocasião a referida professora mencionou algo importante, dizendo: “o novo modelo de ER procura iluminar com o conhecimento da transcendência, o processo da educação para cidadania, para o protagonismo na transformação do mundo, isso parece uma utopia, porém, é um sonho de todas as religiões”. Após este momento tivemos os primeiros encontros com a equipe de assessores da SEDEC/CECAPRO[3], com a participação da coordenação de ER. Em 2007- 2008, os encontros passaram a ser no Auditório das Paulinas tendo como ministrante o Profº.  Vanderlan Paulo de Oliveira Pereira com embasamento teórico respaldado pelo FONAPER e a Legislação. Em 2009 a Formação aconteceu através da UFPB, tendo como Coordenadores a Profª Neide Miéle e o Prof. Carlos André Cavalcanti. Em 2010, ficou sob a responsabilidade dos Professores Cides Alves da Silva, Giovanna Cristina Januário Alves e Marinilson Barbosa da Silva. A partir de 2011 a 2013, a Prof.ª Maria José Torres Holmes além de coordenar passou a ser ministrante. Neste mesmo período houve o primeiro Curso de Extensão sob a responsabilidade dos Prof. Carlos André Cavalcanti, apoio profª. Maria Azimar Fernandes e Silva
E Maria José Torres Holmes. Este ano de 2016 temos o Curso de Extensão em Ciências das Religiões para Prof. de ER sob a coordenação do Prof. Deyve Redyson.

OBJETIVO: Proporcionar um espaço de estudo e reflexão acerca do fenômeno religioso tomando como referência as Ciências das Religiões na compreensão do ER como área de conhecimento científico e a escola como um espaço social promotor de experiências individuais e coletivas no âmbito religioso e pedagógico, a partir da perspectiva existencial-fenomenológica e reflexiva.

METODOLOGIA: Atividades teóricas e práticas, através de aulas expositivas, relatos de experiências, dinâmicas, oficinas pedagógicas, com trabalhos em grupos, Três Seminários Estadual na UFPB/ SEDEC/FONAPER, aula campo com visitas a templos sagrados e dois cursos de extensão – UFPB/SEDEC. 2013 e 2016.

AVALIAÇÃO: realização de relatos de experiências com a participação dos alunos, com depoimentos, seminários relativos ao curso de extensão e as visitas aos templos sagrados e auto-avaliação.

Visita ao templo hindu Campina Grande-2008



Seminário de Implantação do ER  Inês Carniato-2006


 

Formação Paulinas






                     

Curso de Extensão: SEDEC x UFPB 2013/2014








RELATO DE EXPERIÊNCIAS
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS

ENTREGA DE CERTIFICADOS
AS PRIMEIRAS FORMAÇÕES
AUDITÓRIO DAS PAULINAS JP/PB
CECAPRO -2006
RESUMO DAS AULAS DE CAMPO-2007/2008





[1] -Me.Ciências das Religiões. UFPB

[2] - Me./Especialista/Ciências das Religiões. Pedagoga /UFPB. Profª/ ER- Rede Pública; Coordenadora do Ensino Religioso 2006-2013. Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa/PB- 2013. Grupo de Pesquisa: Reducare - UFPB/PB- E-mail: mjtholmes@yahoo.com.br

[3] - Centro de Capacitação de  Professores – Rede Municipal de Ensino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paciência - Lenine