– PERÍODO 2006 - 2016
Giovanna Cristina
Januário Alves (SEDEC)[1]
Maria José Torres
Holmes (FONAPER)[2]
RESUMO: Este trabalho tem a
finalidade de relatar o processo de formação continuada dos professores de
Ensino Religioso da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa-PB. Em 2006 foi
implantado este componente curricular por ocasião do I Colóquio Municipal de
Educação (COMED) – SEDEC JP-PB, através de um Seminário de oito horas,
proferido pela Mestra Maria Inês Carniato, que desenvolveu um trabalho sobre a
Diversidade Cultural Religiosa. Na ocasião a referida professora mencionou algo
importante, dizendo: “o novo modelo de ER
procura iluminar com o conhecimento da transcendência, o processo da educação
para cidadania, para o protagonismo na transformação do mundo, isso parece uma
utopia, porém, é um sonho de todas as religiões”. Após este momento tivemos os
primeiros encontros com a equipe de assessores da SEDEC/CECAPRO[3],
com a participação da coordenação de ER. Em 2007- 2008, os encontros passaram a
ser no Auditório das Paulinas tendo como ministrante o Profº. Vanderlan Paulo de Oliveira Pereira com
embasamento teórico respaldado pelo FONAPER e a Legislação. Em 2009 a Formação
aconteceu através da UFPB, tendo como Coordenadores a Profª Neide Miéle e o
Prof. Carlos André Cavalcanti. Em 2010, ficou sob a responsabilidade dos
Professores Cides Alves da Silva, Giovanna Cristina Januário Alves e Marinilson
Barbosa da Silva. A partir de 2011 a 2013, a Prof.ª Maria José Torres Holmes
além de coordenar passou a ser ministrante. Neste mesmo período houve o
primeiro Curso de Extensão sob a responsabilidade dos Prof. Carlos André Cavalcanti,
apoio profª. Maria Azimar Fernandes e Silva e a profª. Maria José Torres Holmes.
OBJETIVO: Proporcionar um espaço de estudo e reflexão acerca do
fenômeno religioso tomando como referência as Ciências das Religiões na compreensão do
ER como área de conhecimento científico e a escola como um espaço social
promotor de experiências individuais e coletivas no âmbito religioso e
pedagógico, a partir da perspectiva existencial-fenomenológica e reflexiva.
METODOLOGIA: Atividades teóricas e
práticas, através de aulas expositivas;
Relatos de experiências;
Dinâmicas;
Oficinas pedagógicas, com trabalhos em grupos,
Três Seminários Estadual na UFPB/ SEDEC/FONAPER; Aula campo com visitas a templos sagrados e
Dois cursos de extensão – UFPB/SEDEC. 2013 e 2016.
Relatos de experiências;
Dinâmicas;
Oficinas pedagógicas, com trabalhos em grupos,
Três Seminários Estadual na UFPB/ SEDEC/FONAPER; Aula campo com visitas a templos sagrados e
Dois cursos de extensão – UFPB/SEDEC. 2013 e 2016.
AVALIAÇÃO: realização de relatos
de experiências com a participação dos alunos, com depoimentos, seminários relativos
ao curso de extensão e as visitas aos templos sagrados e auto-avaliação.
Visita
ao templo hindu Campina Grande-2008
Seminário
de Implantação do ER Inês Carniato-2006
Formação
Paulinas
Curso
de Extensão: SEDEC x UFPB 2013/2014
RELATO
DE EXPERIÊNCIAS
RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
ENTREGA
DE CERTIFICADOS
AS
PRIMEIRAS FORMAÇÕES
AUDITÓRIO DAS PAULINAS JP/PB
CECAPRO
-2006
RESUMO DAS AULAS DE
CAMPO-2007/2008
[2] - Me./Especialista/Ciências das
Religiões. Pedagoga /UFPB. Profª/ ER- Rede Pública; Coordenadora do Ensino Religioso 2006-2013. Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa/PB- 2013. Grupo de Pesquisa:
Reducare - UFPB/PB- E-mail: mjtholmes@yahoo.com.br
[3] - Centro de Capacitação de Professores – Rede Municipal de Ensino
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