Texto retirado do módulo 12 do FONAPER.
A relação do professor x aluno em sala de aula
Para nossa reflexão:
Ensino Religioso... 5° ano
Thiago, (nome fictício), 12 anos, repetente;
- Indisciplinado;
- Perambula pela sala todo o tempo;
- Provoca os colegas;
- Irrita os professores;
- É disperso, desconcentrado;
- Não está aí para nenhuma disciplina, para nenhum professor.
A professora de Ensino Religioso se aproxima, senta-se ao lado.
-Olhe para mim, Thiago! (Olhar furtivo, desconfiado)
Quero conversar com você.
-Quantos anos você tem?
-12.
-Com quem você mora?
-Com minha avó.
-Onde está a sua mãe?
-Morreu.
-Quando?
-Vai fazer um ano em julho (era maio).
-Que pena, eu também perdi minha mãe e meu marido, Thiago.
-Onde está seu pai?
-Não mora comigo, mas nos visita de vez em quando.
- Você tem irmãos?
-Tenho três: eu sou o mais velho.
-Quantos anos tem o mais novo?
-Quatro anos. É minha irmãzinha.
-Você ajuda sua avó Thiago?
-Ajudo: lavo roupa, limpo a casa e ajudo a cuidar dos meus irmãos.
Enquanto a professora falava com o Thiago, a sala de aula silenciou.
Agora Thiago olha a professora não só como alguém que sabe mais do que ele, mas como alguém que conhece o sofrimento e a perda tanto quanto ele. Se o saber os coloca em patamares diferentes, a vida os coloca em patamares iguais. Essa interação interação professor-aluno diminuiu a distância e tornou Thiago mais receptivo à aprendizagem, mais atento, mais dócil...
É preciso muitas vezes "perder tempo" na escuta, no diálogo, na atenção para a alteridade.
Perguntando:
E você professor, o que faria numa situação parecida com esta?
Como você agiria?
Dê sua sugestão...
E você professor, o que faria numa situação parecida com esta?
Como você agiria?
Dê sua sugestão...
Referência
Módulo 12 do FONAPER. KIT Capacitação para um novo Milênio. Ensino Religioso. 2000
Módulo 12 do FONAPER. KIT Capacitação para um novo Milênio. Ensino Religioso. 2000
Nenhum comentário:
Postar um comentário