De acordo com a autora Carniato: "A criança da Pré- Escola é capaz de planejar ações
e prever conseqüências. O pensamento é flexível e apto a compreender a
diversidade. Ela escuta e aceita a opinião do colega, mesmo se for diferente da
sua".
Nesse caso temos: O educador Dr. Geraldo Peçanha de Almeida, psicanalista e escritor. Estudioso da BNCC na Educação Infantil. Ele apresenta a BNCC em todas as suas fases.
Como
a nossa fase na escola é a faixa etária de 4 a 5 anos, partiremos deste ponto. Tudo o que se passa nesse
vídeo ´refere-se ao 4º campo de
experiências a vivências das formas, nos
diferentes traços, sons e cores. Segundo esse autor, “as crianças exploram essas formas na arquitetura, nas danças, no teatro,
na natureza. Elas observam, percebem e passam à compreensão do mundo.
youtube
Lembrando que isso acontece diante das orientações do docente responsável
pela turma. Por que isso? Para desenvolver a sua socialização de aprender a
escutar; ouvir o outro/a; respeitando cada um na sua fala até chegar a sua vez,
de falar levantando a mão. Nesse ponto o
diálogo é muito importante, pois ajuda muito a criança a fazer serenamente a
passagem do egocentrismo da 1ª infância para a relação, que requer dela o
desenvolvimento de outras possibilidades, além das aptidões físicas, intelectuais, culturais religiosas e emocionais.
A
curiosidade desperta na criança desafios de: comparar; elaborar perguntas; gosta de entrevistar; quer desvendar os mistérios que a
cerca, saber por quê? Por quê... Tudo isso se relaciona ao seu desenvolvimento global.
1-Uma dica de atividades para o educador:
Aproveitar esses questionamentos para elaborar a diversidade de atividades relacionada à:
Músicas infantis; fantoches; teatro; pintura e desenhos; dramatização, colagem em mosaicos, pequenos vídeos de desenhos animados, sobre a criação; a natureza e a diferenças, entre outras.
(Oleniki/Daldegan
2004 p. 60) afirmam: “No ER, o brincar, o lúdico, é uma ferramenta que
contribui, para envolver o educando e sua cultura religiosa”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário