sábado, 4 de fevereiro de 2012

O ENSINO RELIGIOSO RESPEITANDO A ETNIA



http://www.blogger.com/blogger.g?blogID

 Entendemos por etnia a mistura dos mais variados grupos étnicos e regiões do Brasil e do mundo, logo podemos dizer que somos uma mistura  de pessoas com as mais variadas características: negra, indígenas e branca... E por que tanto preconceito? 
Em nosso País a diversidade é muito grande, pela fusão dos diferentes grupos étnicos. Cada um com seus caracteres e costumes diferenciados dos demais.
A exemplo disso temos: nas vestimentas, alimentação, moradia, religião, entre outros.
Essa é a nossa grande riqueza cultural, por isso fazemos a diferença. Em cada região as mudanças de costumes são grandes, até mesmo nos termos regionais. E como conviver com essas diferenças? Basta que respeitemos uns aos outros. Imaginemos se todos fossem iguais, como seria o mundo?  
Tanto o respeito quanto o diálogo, são pontos fundamentais, para a construção da cidadania.
Por isso a importância do Ensino Religioso Escolar, pois este é um tema que é debatido em sala de aula, em que educadores e educandos dialogam sobre as diferenças e o respeito ao outro.
A Lei de Diretrizes e Bases 9394/96, em seu Artigo 33 deu origem à Lei do Ensino Religioso,  Lei 9475/97, " O respeito à diversidade religiosa do nosso País".  Portanto, essa é a melhor forma de reconhecer o outro enquanto outro. Isso, muitos de nossos educandos estão aprendendo e praticando.
Uma forma de ensinar aos educando a vivenciarem o respeito e a solidariedade, para  uma vida cidadã.

Maria José T. Holmes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BNCC: Ensino Religioso