quinta-feira, 28 de maio de 2020

VIVER e CONVIVER - CICLOS III E IV - EJA / 8° E 9° ANOS


 (Jornal Diário da Manhã)





Este texto poderá ser estudado com as turmas do CICLO III e IV da EJA/ 8° e 9° ano.

        Viver independe da gente. A gente simplesmente nasce, queira nascer ou não, a gente nasce, por uma razão imperiosa que desconhece, emanada da Divindade, pra quem naturalmente crê na Divindade, mas nasce certamente. Algum tempo depois de nascido, na medida em que vai adquirindo mais consciência de grupo ou espécie, aí a gente se depara com o grande ou maior dilema da vida: conviver com o semelhante, nem sempre semelhante, mas muitas vezes diferente de nós, cultural, social, psíquica ou economicamente.  A verdade é esta:
       Ora, se viver independe da gente, já conviver depende totalmente de nós, por se tratar de ato de vontade. Realidade volitiva. O Direito distingue Ato de Fato. O Fato acontece independentemente da ação ou da vontade das pessoas, sendo um sucedido absolutamente natural. Como exemplo, a passagem natural do tempo, causando consequências jurídicas, como a prescrição, decadência e caducidade.
         Ao passo que conviver, ah conviver!, se inclui precisamente na dos Atos. Ora pra conviver é preciso precisamente querer conviver. Não mais do que ter vontade de compartilhar o espaço e o tempo com o outros ou outras. Vontade esta nem sempre cortadamente pacífica.
          E conviver prazerosamente é mais fácil ainda. Foi exatamente por isso mesmo, cremos nós, que o homem concebeu a cultura, como técnica, valor ou prática que facilita mais facilmente a convivência e a paz grupal. Ou a concórdia coletiva. Uma forma de coexistir deliciosamente,  são motivos, rimando, de riso e alarido para um mundo inteiro, onde pulse um coração brasileiro.

Este texto poderá ser estudado com as turmas do CICLO III e IV da EJA
 / 8° e 9° ano.

Atividades:
1- Que outro título daria ao texto?

2- Procure no dicionário ou na internet o significado de:

a)Divindade:
b)Verdade:
c)Volitiva:
d)Direito:
e)Conviver:

3- Caça palavras listar as palavras encontradas no TEXTO

C
D
V
O
L
I
T
I
V
A
O
I
D
A
Q
P
W
T
I
H
N
V
E
R
D
A
D
E
V
O
V
I
U
C
I
Z
Ç
M
E
M
I
N
S
K
R
I
S
O
R
E
V
D
U
G
E
N
T
E
B
M
E
A
L
V
I
D
A
N
X
Z
R
D
E
H
T
E
M
P
O
J
O
E
I
C
O
R
A
Ç
Ã
O

Quem encontra mais? muitas dessas palavras estão no texto

4- Assistam esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=LOVhA5w_SZc


Boa leitura, boa pesquisa e boa aula.
Até breve.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos Diversos