quinta-feira, 21 de abril de 2016

OS DONOS DA TERRA




DIA DO ÍNDIO

No Brasil, comemora-se no dia 19 de abril esta homenagem aos nossos índios. Esta data comemorativa foi criada em 1943, pelo Presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei nº 5.540.
E por que esta data?
Quando voltamos à nossa história vimos que em 1940 criou-se a data consagrada ao Índio em todo o continente americano, por ocasião do I Congresso Indigenista Interamericano no México. Onde reuniu líderes indígenas e representantes de diversos países. 
No Brasil, a Semana dos Povos Indígenas constitui não só um período de celebração, mas também de luta e reivindicação de cerca de 215 sociedades indígenas existentes no país.
Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, eles não compareceram nos primeiros dias do evento por estarem preocupados e temerosos.
Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”. Somente após as reuniões e reflexões, diversos líderes decidiram participar, por entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril e que depois foi escolhido no Continente Americano, como Dia do Índio.  
"A cultura religiosa indígena, destacando alguns pontos relevantes que contribuíram com a nossa cultura, pode ser chamada de uma religião ecológica por estar bastante ligada ao culto da natureza, isto é, toda à “criação divina” e aos poderes sobrenaturais que alguns homens possuem."


REFERÊNCIAS


ALMANAQUE DO ALUÁ Nº 2. (SAPE) Serviço de Apoio à Pesquisa em Educação. 

Holmes, Maria José Torres. Dissertação de Mestrado pela UFPB/PB: Ensino Religioso: Problemas e  Desafios. (2010). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos Diversos