sexta-feira, 29 de abril de 2016

ORIGEM DOS ÍNDIOS NO BRASIL





     Os antepassados dos índios do Brasil, assim como os dos outros povos indígenas americanos, vieram da Ásia há cerca de 40 mil anos. Eles chegaram ao continente, através de um longo processo migratório, passando pelo estreito de Bering (une o Alasca na América à Sibéria na Ásia). Esta passagem, de acordo com historiadores, pode ter ocorrido durante um período de glaciação.
      Os índios brasileiros são descendentes dos primeiros habitantes que chegaram à América, atravessando o estreito de Bering, o ponto mais próximo entre a Ásia e a América. Foram os antepassados dos tupis, tupis-guaranis, tapuias, tupinambás, guaicurus etc. Eram caçadores e coletores, fabricavam instrumentos de pedra e se tornaram ótimos ceramistas. Ficaram conhecidos como povo das flechas, povo dos sambaquis (montanhas de conchas), povo bumerangue e outros. 
        Quando os primeiros historiadores europeus tiveram notícias dos povos que habitavam o Brasil, diziam que os índios eram divididos em duas raças: os tupinambás, caçadores que já sabiam plantar e colher, e os tapuias, povos coletores e nômades, que mudavam de lugar sempre que o alimento acabava. Com o passar do tempo, há cerca de 3 mil anos, os primeiros povos foram se expandindo, dando origem aos diferentes grupos indígenas: goitacás, aimorés, xavantes etc.


http://www.suapesquisa.com/indios/curiosidades.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos Diversos