quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR ORIENTAÇÕES

                         (Coordenação FONAPER - Gestão 2014-2016)



A elaboração de uma Base Nacional Comum Curricular (BCN) é uma necessidade expressa na Constituição Federal de 1988 (Art. 210), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Art. 26), nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, na Conferência Nacional de Educação e no Plano Nacional de Educação (PNE). O PNE estabelece que uma proposta da BCN seja entregue ao Conselho Nacional de Educação até junho de 2016. Neste processo, conforme previsto na legislação vigente, o Ensino Religioso é parte integrante da proposta da BCN.
Reconhecendo que a presença do Ensino Religioso não confessional na Educação Básica ainda é questionada por alguns grupos da sociedade brasileira, a participação efetiva nos debates regionais, estaduais é determinante. Neste sentido, o FONAPER conclama os associados, professores, pesquisadores, estudantes e demais pessoas identificadas com a proposta do Ensino Religioso, a se organizarem para as discussões e contribuições nas diversas modalidades de participação, no Portal da Base (basenacionalcomum.mec.gov.br). O texto preliminar está disponível para consulta e contribuições, que poderão ocorrer em três modalidades: individual, organizações e escolas.
A mobilização se dará em todos os Municípios e Estados da Federação num processo democrático, cuja participação pode se dar nas escolas, nos comitês estaduais e regionais, bem como, diretamente no Portal. A representatividade do Ensino Religioso nesses espaços é crucial para assegurar e contribuir com a proposta apresentada no documento, a qual o FONAPER apoia na sua integralidade.
A presença do Ensino Religioso no processo de elaboração de uma proposta para a BNC, que orientará os currículos de todas as escolas do Brasil, é um marco histórico, reconhecimento do esforço e empenho do FONAPER, e por extensão os seus professores, pesquisadores e instituições, ao longo dos anos.
Venha! Participe e dê a sua contribuição para que possamos dar continuidade à  história do Ensino Religioso na educação brasileira.

2 comentários:

  1. Esse momento realmente se mostra promissor e é extremamente pertinente que nós do Ensino Religioso, façamos uma contribuição relevante para o processo de democratização da Disciplina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Harlen. Neste momento é tudo o que pretendemos...Esta é a nossa grande oportunidade que temos, por isso precisamos mais do que nunca de muita união para o desenvolvimento da nossa Base Curricular...Grandes avanços já foram dados. Convido você para ser um seguidor, ou melhor um membro deste BLOG.

      Excluir

Textos Diversos