domingo, 14 de fevereiro de 2016

CURIOSIDADES RELIGIOSAS




Você sabia que Oxum é sincretizada com Nossa Senhora?

Oxum, orixá feminina das religiões afro-brasileiras (umbanda e candomblé) é sincretizada com diversas Nossas Senhoras sendo homenageada principalmente em 8 de dezembro.
Na Bahia, ela é tida como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora dos Prazeres.



No Sul do Brasil, é muitas vezes sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, enquanto no Centro-Oeste e Sudeste é associada ora à denominação de Nossa Senhora, ora com Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
No Brasil é tradição montar a árvore de Natal e enfeitar a casa no dia 8 de dezembro, dia de N.Sra. da Conceição.
Dezembro é mês especial para os devotos da umbanda e candomblé, pois além de ser o fechamento de mais um ano, comemora-se três orixás muito importantes.


No começo do mês, tem-se no dia 4 de dezembro  o “Dia de Iansã“, e no dia 8 de dezembro é o “Dia de Oxun“.
Na véspera de Ano Novo, no dia 31 de dezembro, a homenageada é Iemanjá, para trazer a todos um ano novo cheio de prosperidade, fartura e axé.
Iemanjá é também conhecida como a "Rainha do Mar" é um orixá africano, e faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras. É considerada a maior festa de Iemanjá. Milhares de pessoas se vestem de branco e vão à praia fazer as oferendas, como espelhos, jóias, comidas, perfumes e outras objetos.
Antigamente o Dia de Iemanjá era comemorado em conjunto com a Igreja Católica, porque dia 2 de fevereiro também é dia de Nossa Senhora da Conceição. Porém, nos anos 60, houve uma reação da Igreja, que começou a considerar a celebração um culto pagão, e atualmente a data conta com devotos do candomblé e da umbanda, em sua maioria.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos Diversos