quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

MITOLOGIA BRASILEIRA: Lenda da Vitória-Régia


https://www.youtube.com/watch?v=JHc8gl5uWy4


https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/vitoriaregia.htm


A lenda da vitória-régia é muito popular no Brasil, principalmente na região Norte. Diz a lenda que a Lua era um deus que namorava as mais lindas jovens índias e sempre que se escondia, escolhia e levava algumas moças consigo. Em uma aldeia indígena, havia uma linda jovem, a guerreira Naiá, que sonhava com a Lua e mal podia esperar o dia em que o deus iria chamá-la.

Os índios mais experientes alertavam Naiá dizendo que quando a Lua levava uma moça, essa jovem deixava a forma humana e virava uma estrela no céu. No entanto a jovem não se importava, já que era apaixonada pela Lua. Essa paixão virou obsessão no momento em que Naiá não queria mais comer nem beber nada, só admirar a Lua.

Numa noite em que o luar estava muito bonito, a moça chegou à beira de um lago, viu a lua refletida no meio das águas e acreditou que o deus havia descido do céu para se banhar ali. Assim, a moça se atirou no lago em direção à imagem da Lua. Quando percebeu que aquilo fora uma ilusão, tentou voltar, porém não conseguiu e morreu afogada.

Comovido pela situação, o deus Lua resolveu transformar a jovem em uma estrela diferente de todas as outras: uma estrela das águas – Vitória-régia. Por esse motivo, as flores perfumadas e brancas dessa planta só abrem no período da noite.

                          Texto do Site: Brasil Escola 


Atividades:

1- Assistam o Vídeo: Abrir um debate em sala. Deixar que todos comentem.

2- Ler o texto e fazer comparações com o vídeo.

3- Falem de outras lendas que conhecem.

4- Vamos ver quem capricha mais no desenho da flor Vitória-Régia;

5- Quem se habilita a escrever sobre a Vitória-Régia.

Bons trabalhos.


Um comentário:

  1. Olá Bom dia!
    Deixe seus comentários sobre o mais gostou.
    Desejando para vocês.
    Boas Reflexões com muita paz, saúde e muito amor.
    Hoje estamos precisando de boas reflexões para vocês
    Muitas reflexões neste Natal e muita solidariedade neste ano de 2020 que se finda. Agradecendo por tudo que passamos e estamos passando. Louvado seja.

    ResponderExcluir

Textos Diversos