segunda-feira, 1 de maio de 2017

KWORO KANGO (letra e vídeo) canto indígena da tribo KAYAPÓ, vídeo MOACIR...


Indios Kayapós
Os Kayapó vivem em terras indígenas localizadas do sul do Estado do Pará, ao norte do Estado do Mato Grosso. Estão espalhados por diversas aldeias ao longo do curso superior dos rios Iriri, Bacajá, Fresco e de outros afluentes do caudaloso rio Xingu. 
Religião
A religião dos kayapós , bem como de todos os indígenas  é animista, que cultuam elementos do Cosmos, tais como:  Sol; Lua; Estrelas, além da própria natureza: animais; rios; florestas, assim como o vento ; a chuva ; trovão; relâmpago; dia e noite.
Para eles há um mundo celeste do qual provém a humanidade. Os primeiros seres humanos que chegaram à Terra vieram de lá por uma longa corda, qual formigas por um tronco. Isto foi possível porque um homem viu um tatu e o seguiu até que entrou num buraco, que depois foi usado pelas pessoas para vir a este mundo.
Também as plantas celestes baixaram do mundo celestial quando a filha da chuva brigou com a mãe, desceu a este mundo e foi acolhida, por um homem, a quem entregou as plantas. Muitos relatos explicam os fatos culturais, desde a obtenção do fogo até a casa da onça-pintada.
As danças são levadas muito a sério, pois explicam a relação com a natureza, à sociedade e a história. Não usam bebidas fermentadas nem plantas alucinógenas.
Para desenvolver o trabalho pedagógico usem suas criatividades...A começar pela pesquisa e concluir com o lúdico...


2 comentários:

  1. Amiga, continue sua caminhada espelhada sempre pelo bom senso e respeito ao próximo. Vc me ensinou a admirá-la e amá-la com suas atitudes. Amei o vídeo!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada minha amiga Amália!
      Neste cantinho os professores encontrarão oportunidades de pesquisarem sobre a Diversidade Cultural Religiosa do nosso país. Convido-a para seguir este blog...Eis o endereço:
      pensandooensinoreligioso.blogspot.com.br

      Excluir

Textos Diversos