Maria José Torres Holmes
O Ensino Religioso
tem no fenômeno religioso o seu objeto de estudo. Sua prática nas escolas
proporciona esse conhecimento que se desenvolve a partir da decodificação, que
é observar como se dá essa busca de transcendência a partir da experiência dos
docentes e discentes. Esse conhecimento associado à educação e à cidadania
observa-se uma sintonia entre ambos, tão importante na formação do ser humano.
É considerado um facilitador
de uma educação dialógica, inventiva, reflexiva e humana; provoca a discussão sobre o sentido da vida,
cujas referências estão no estudo sobre as tradições e culturas religiosas que
acontecem na história, cujas respostas para a vida além morte se apresentam como
norteadoras, através da:
- Ressurreição;
- Reencarnação;
- Ancestralidade e do
- Nada.
Isto de acordo com a
tradição cultural religiosa de cada povo. Todavia, percebe-se também que há uma
sintonia entre estes valores, muito especial na formação do ser humano.
Esta relação
repercute através do ethos.
· Onde se realiza o próprio sentido do ser, em que é formado na sua percepção interior dos valores;
· Dos quais nasce o dever como expressão da consciência e como resposta do próprio “eu” pessoal.
· Diz respeito a uma realidade humana que é construída historicamente e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.
Toda
e qualquer cultura possuem esses valores que são fundamentais na formação
cultural de cada povo.
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