quarta-feira, 13 de março de 2013

FATOS QUE MARCARAM O ER EM JOÃO PESSOA

1º SEMINÁRIO DE ENSINO RELIGIOSO EM JOÃO PESSOA -PB

No início de fevereiro de 2006, o Ensino Religioso foi implantado na Rede Municipal de Ensino de João Pessoa,  por ocasião do 1º COMED (I Colóquio Municipal de Educação), realizado no Hotel Xênius na Praia do Cabo Branco. Foi um momento especial que veio enriquecer o currículo da Secretaria de Educação e Cultura, na gestão do seu Secretário Jornalista Walter Galvão que firmou um compromisso assumido no 2º Semestre2005. 

Abertura do evento com a Profª Aucilene- SEDEC
A profª. Aucilene ministrou o processo de abertura do Seminário iniciando com uma dinâmica de sensibilização, envolvendo todos os participantes. Tornando assim um momento de muita reflexão, descontraindo os docentes.

PALESTRANTE PROFª. INÊS CARNIATO
Inês Carniato - É autora da Coleção de Ensino Religioso Fundamental do 1º ao 9º Ano. CARNIATO, em sua fala  (I COMED), enquanto ministrante do Seminário de Implantação do Ensino Religioso, se posicionou dizendo que “o novo modelo de ER procura iluminar com o conhecimento da transcendência, o processo da educação para cidadania, para o protagonismo na transformação do mundo, isso parece uma utopia, porém, é um sonho de todas as religiões”. 
Isto quer dizer um mundo para todos, onde ninguém se sinta na exclusão de qualquer natureza e o diálogo possa fluir.

Momentos de participação na construção da Árvore da Amizade
Após a palestra  houveram as oficinas com a interação de todos. Um espaço de muita riqueza de aprendizagem e troca de saberes. A participação foi um dos pontos positivos desse evento. Com muitos questionamentos a respeito do Ensino Religioso

Apresentação do trabalho coletivo
Na exposição dos trabalhos foram construídas as árvores que simbolizam todo esse momento vivido pelos educadores o que se chamou-se de a árvore da amizade... A amizade entre os povos e as tradições religiosas, entre as nações, entre as famílias, entre a diversidade religiosa e entre educadores e educandos.

Os docentes atentos nas explicações da palestra.
Em cada momento tudo foi importante, foi a hora de cada docente avaliar como foi esse instante. Foram depoimentos maravilhosos, em que para muitos: "Foi a melhor formação que já participei"... " passei o dia inteiro e não cansei"... "Nunca pensei que o Ensino Religioso seria trabalhado dessa forma!" "Essa professora precisa vir mais vezes trazendo novidades para nós."[...]. E assim foram muitos os comentários.

Nessa abordagem citou sobre os PCNER
A ministrante teve todo o cuidado de chamar a atenção para os conteúdos que devem ser ensinado nas aulas. Os Eixos temáticos não poderão serem esquecidos, pois estão inseridos no currículo deste componente curricular, de acordo com os PCNER (Parâmetros Curriculares do Ensino Religioso) FONAPER Fórum Nacional Permanente de Ensino Religioso.

Azimar Andreza e Prazeres nos momento da avaliação
Tivemos a presença das professoras da Rede Estadual. Professora Maria Azimar Fernandes (coordenadora do Ensino Religioso da Paraíba) e a Professora Andreza. Ambas trabalham na Secretaria de Educação do Estado da Paraíba-PB

A professora Maria José Holmes. Coordenadora do Ensino Religioso Municipal.
Na parte final agradecemos a presença de todos e principalmente da professora Inês Carniato que tão gentilmente aceitou o nosso convite.

Profª Aucilene encerrando as atividades daquele dia com muita esperança
Finalizando com a mesma dinâmica de abertura, só que neste momento era deixado para avaliação do encontro, em que todos se despediram com muita alegria. A mensagem deixada nos módulos de Ensino Religioso para todos os professores de ER.

“Estamos no terceiro milênio. Todas as conquistas científicas, os avanços tecnológicos, a ânsia de domínio do mundo e dos outros, nada disto serve para nada diante da atitude e do sentimento pessoal do amor”.
“Este é o segredo das religiões: podemos nos aposentar em tudo, a única coisa que nunca nos aposentaremos é a nossa capacidade de nos apaixonar por uma pessoa ou por uma causa”.
“Disto temos testemunhas em todas as religiões. As doutrinas e as instituições nos dividem”. “Só o amor nos une. Por isso, a Boa Nova se resumiu no amor. É ele que nos salva. Mas nos salva em todas as culturas e religiões”.
“‘O Ensino Religioso hoje significa isto”.
“Que ele nos capacite para amar melhor e sem excluir ninguém”.
“Devemos anunciar às pessoas para que sejam elas mesmas e que ser testemunho é mais do que convidar para que se unam ao nosso peregrinar, dizendo-lhes as respostas “corretas” aos problemas da vida”.
“O amor nos ensina que a vida não é um problema a ser resolvido, nem uma questão a ser respondida”.
“A vida é para ser vivida, a cada dia e a cada passo, imersos no amor que nos conduz à alegria e à ternura de sermos humanos, profundamente humanos”.

(FONAPER: Apresentação dos 12 Módulos da Capacitação para o Novo Milênio, 2000.)


Um comentário:

  1. Quanta riqueza!! Como é importante ver nosso compromisso com o ER que vem conquistando seu espaço de forma honrosa. Parabens.

    ResponderExcluir

Textos Diversos