segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO COMITÊ PARAIBANO PELA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA

O Grupo Videlicet Religiões, da Universidade Federal da Paraíba, liderado pelo professor Carlos André Cavalcanti, propõe ao Governo do Estado da Paraíba, a criação do Comitê Estadual da Diversidade Religiosa. É uma proposta que faz parte do ideal desse grupo, que já vem se organizando com vários segmentos da sociedade, ou seja: ONGs, como o MOVPAZ, lideranças religiosas, educadores, estudantes das Ciências das Religiões entre outros interessados pela causa. Nesses encontros destacamos o Primeiro Seminário pela paz, que foi o ponto de partida.  
É importante destacar que essa é uma ação do Governo Federal que em 2003 criou o  Comitê da Diversidade Religiosa e Direitos Humanos com objetivo de assegurar o direito constitucional de liberdade religiosa, onde as mais diversas religiões e crenças religiosas, possam se sentar à mesma mesa e discutirem temas relacionados aos interesses da comunidade planetária.    Muitas ações foram realizadas: como a instituição do dia (Dia 21 de janeiro) de combate à Intolerância Religiosa, a criação da Cartilha da Diversidade Religiosa e o vídeo Direitos Humanos e Diversidade Religiosa.
Aqui no Estado da Paraíba tivemos vários encontros de planejamento, para a criação desse Comitê. Esta é uma proposta pioneira, que também nasceu dentro do  Grupo Videlicet e está aberta a novas adesões. Nesse momento o grupo está lançando um  abaixo-assinado pela Diversidade Religiosa - Paraíba. Vejam o site.

http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=vidlicet



 Seja mais um a vestir essa camisa. Junte-se a nós!! 

Maria José Torres Holmes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos Diversos