sexta-feira, 16 de agosto de 2019

TRABALHANDO COM MÚSICAS QUE FALEM SOBRE O SENTIDO DA VIDA.


                                             (Josué Cândido da Silva)



Objetivos:

1) Discutir o sentido da vida e introduzir alguns conceitos heideggerianos como angústia, morte, ser próprio e ser impróprio;

2) Trabalhar as habilidades cognitivas de interpretação e formação de conceitos.

Atividades 1)

O sentido da vida é um tema que cativa à atenção dos adolescentes por eles próprios estarem na busca de referências que os ajudem em seu processo identitário. Para facilitar a introdução do tema, sugerimos o trabalho com imagens ou músicas.
Por exemplo, pode-se distribuir a letra de músicas aos alunos para que encontrem nelas o sentido que o autor atribui à existência...

A música Tocando em Frente, (Almir Sater e Renato Teixeira), pode servir de tema para discutir o sentido da vida e esta análise pode ser confrontada com o sentido (ou falta de sentido) contido na música Cotidiano (Chico Buarque).

Outra alternativa é escolher a definição de vida com a qual os alunos mais se identificam na música O que é, o que é? , de Gonzaguinha.

Todas as letras podem ser obtidas no site Vagalume).
Em seguida, os alunos devem confrontar suas impressões pessoais com a dos colegas.

O professor pode registrar as diferentes definições no quadro. Caso a discussão seja muito produtiva, o professor pode prolongá-la através de um plano de discussão com questões dirigida...

Boa aula

Referências

-Veja mais em 



- Veja mais em 


Nenhum comentário:

Postar um comentário