segunda-feira, 12 de agosto de 2019

ALTERIDADE 2


Ziraldo

TEMA 2: 

Eu respeito os outros nas suas diferenças pessoais, culturais e religiosas.

Objetivo: 
Reconhecer o direito a diferença compreendendo que as pessoas possuem o direito de ter ou não uma religião.

Sugestão de atividades:

Fazer com os estudantes o contorno do corpo de cada um em folha de papel grande, então pintá-lo, salientando a diversidade de cores utilizadas neste processo.

Ao término, os contornos desenhados serão recortados e fixados na parede, um ao lado do outro a fim de que se percebam as diferenças nas cores e formas.

Na etapa seguinte, os alunos desenham um coração, pintam um lado e recortam. 

Este coração será levado para casa e dentro dele serão escritos ou desenhados, ou ainda colados elementos que representem o pertencimento religioso da família. 

Orientar os estudantes para o caso de não havendo religião o interior do coração poderá ser preenchido com os valores praticados por aquela família. Ex: honestidade, caridade, bondade, hospitalidade, respeito...

Os alunos trarão os corações já preenchidos e sentados em círculo compartilharão o conteúdo dos mesmos e depois colarão no lugar devido sobre o contorno de seu próprio corpo.

Neste momento, o professor pode conduzir a reflexão sobre  o direto a diferença levando a turma a compreender  que as pessoas possuem o direito de ter ou não uma religião. 

Para aquelas que possuem, a religião representa um aspecto em suas vidas de grande importância, ajudando-as a viver melhor, estimulando-as a terem atitudes éticas e amorosas. Portanto, sua religião é um elemento central em suas vidas, como o coração humano, merecendo respeito e reverência.

O professor pode também salientar que o fato de algumas pessoas não pertencerem a determinada religião não as faz melhores ou piores do que as outras, e que esta opção é direito das pessoas  que mesmo não freqüentando uma instituição religiosa, possuem em seu coração valores éticos, e buscam da mesma maneira a felicidade.

Avaliação: O aluno nesta etapa do conhecimento deve ter clareza sobre o direito que as pessoas possuem de seguir ou não uma religião ou igreja, esta clareza intelectual deve ser seguida por atitudes coerentes em relação a este aprendizado.

ATIVIDADES

1-Construção de frases com mensagens positivas;
2-Construção de cartazes;
3-Construção de murais;
4-Encontre no caça-palavras, os nomes de valores essenciais para a nossa vida.

CAÇA- PALAVRAS
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