segunda-feira, 12 de agosto de 2019

ALTERIDADE 2


Ziraldo

TEMA 2: 

Eu respeito os outros nas suas diferenças pessoais, culturais e religiosas.

Objetivo: 
Reconhecer o direito a diferença compreendendo que as pessoas possuem o direito de ter ou não uma religião.

Sugestão de atividades:

Fazer com os estudantes o contorno do corpo de cada um em folha de papel grande, então pintá-lo, salientando a diversidade de cores utilizadas neste processo.

Ao término, os contornos desenhados serão recortados e fixados na parede, um ao lado do outro a fim de que se percebam as diferenças nas cores e formas.

Na etapa seguinte, os alunos desenham um coração, pintam um lado e recortam. 

Este coração será levado para casa e dentro dele serão escritos ou desenhados, ou ainda colados elementos que representem o pertencimento religioso da família. 

Orientar os estudantes para o caso de não havendo religião o interior do coração poderá ser preenchido com os valores praticados por aquela família. Ex: honestidade, caridade, bondade, hospitalidade, respeito...

Os alunos trarão os corações já preenchidos e sentados em círculo compartilharão o conteúdo dos mesmos e depois colarão no lugar devido sobre o contorno de seu próprio corpo.

Neste momento, o professor pode conduzir a reflexão sobre  o direto a diferença levando a turma a compreender  que as pessoas possuem o direito de ter ou não uma religião. 

Para aquelas que possuem, a religião representa um aspecto em suas vidas de grande importância, ajudando-as a viver melhor, estimulando-as a terem atitudes éticas e amorosas. Portanto, sua religião é um elemento central em suas vidas, como o coração humano, merecendo respeito e reverência.

O professor pode também salientar que o fato de algumas pessoas não pertencerem a determinada religião não as faz melhores ou piores do que as outras, e que esta opção é direito das pessoas  que mesmo não freqüentando uma instituição religiosa, possuem em seu coração valores éticos, e buscam da mesma maneira a felicidade.

Avaliação: O aluno nesta etapa do conhecimento deve ter clareza sobre o direito que as pessoas possuem de seguir ou não uma religião ou igreja, esta clareza intelectual deve ser seguida por atitudes coerentes em relação a este aprendizado.

ATIVIDADES

1-Construção de frases com mensagens positivas;
2-Construção de cartazes;
3-Construção de murais;
4-Encontre no caça-palavras, os nomes de valores essenciais para a nossa vida.

CAÇA- PALAVRAS
A
B
P
A
Z
U
N
I
Ã
O
M
O
A
M
O
R
E
T
G
R
I
N
T
P
V
A
S
Q
U
E
Z
D
U
U
D
S
P
P
A
S
A
Á
G
U
A
G
E
P
B
P
D
D
E
X
F
L
R
P
B
E
E
E
Z
H
U
M
A
N
O
I
Z
W
A
Q
V
I
N
S
M
T
S
C
R
I
A
N
Ç
A
Y
O
J
U
S
T
I
Ç
A
X
T
H
S
O
L
I
D
Á
R
I
O
H
I
G
U
A
L
D
A
D
E
H




Nenhum comentário:

Postar um comentário