sábado, 8 de dezembro de 2018

O DIA DE IEMANJÁ EM JOÃO PESSOA -PB - 08 DE DEZEMBRO


Origem da Festa de Iemanjá
Iemanjá: é um orixá feminino (divindade africana) das religiões Candomblé e Umbanda. O seu nome tem origem nos termos do idioma Yorubá “Yèyé Omo ejá”, que significam “Mãe cujos filhos são como peixes”. MÃE-D’ÁGUA dos Iorubatanos no Daomé, de orixá fluvial africano passou a marítimo no Norte do Brasil.
significado de Iemanjá está na categoria: Geral.
No Brasil, a deusa Iemanjá recebe diferentes nomes, dentre eles: Dandalunda, Inaé, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sereia do Mar, etc.
Iemanjá é a padroeira dos pescadores. É ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Também é considerada como a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados em casos de desafetos amorosos.
No Rio de Janeiro as festas em honra de Iemanjá estão relacionadas com a passagem de ano.
Nos candomblés fiéis às origens africanas, o culto é prestado em locais fechados, nos atuais o culto é ao ar livre, prestado no mar e nas lagoas, sendo Iemanjá muitas vezes representada como sereia.
Os devotos levam para o mar vários presentes que são tidos como recusados quando não afundam ou quando são devolvidos à praia.
Dentre as diversas oferendas para a bela e vaidosa deusa, encontram-se flores, bijuterias, vidros de perfumes, sabonetes, espelhos e comidas. O ritual se repete em outras praias do Brasil.
No dia 2 de fevereiro acontece em Salvador, capital do Estado da Bahia, a maior festa popular dedicada a Iemanjá. Neste dia, milhares de pessoas trajadas de branco fazem uma procissão até ao templo de Iemanjá, localizado na praia do Rio Vermelho, onde deixam os presentes que vão encher os barcos que os levam para o mar.
As celebrações em homenagem a Iemanjá também acontecem em 15 de agosto, 8 de dezembro e 31 de dezembro.
Iemanjá e Música
Existem várias músicas que são feitas em homenagem a Iemanjá. Exemplo disso é a música "Iemanjá" do grupo musical Chimarruts, uma banda de reggae do Rio Grande do Sul.
Iemanjá e Sincretismo
No sincretismo religioso, Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.
Iemanjá é um orixá da religião do povo Egba, nativos da cidade de Abeokuta, na Nigéria. A Rainha do Mar é conhecida como divindade das águas doces e salgada. Porém nos dias de hoje é reverenciada no Candomblé, Umbanda, Xambá, Omolokô e Vodu haitiano.
O que ela mais quer é a sua fé e a sua oração. Para fazer o seu ritual, leve para a praia algumas rosas brancas (Iemanjá não aceita flores de outra cor), algumas gotas de perfume de alfazema e uma vela azul claro. Separe as pétalas do caule, acenda a vela e faça seu pedido ou agradecimento.
Oxum é sincretizada em Nossa senhora da Conceição, ambas homenageadas no dia 08 de dezembro e ligadas à maternidade. Oxum Oshun, Ọsun ou Oschun, segundo o povo Yoruba, é um orixá feminino, seu nome deriva do rio Ọsun e na Umbanda é a Orixá da Água Doce.



Sugestões de atividades:

Nas aulas de Ensino Religioso, você pode trabalhar essa temática com:

Videos; 
Músicas;
Pesquisas; 
Dramatização;
Desenhos; 
Murais;
Visitas aos terreiros:
Entrevistas com pais de santo;
Entre outros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário