terça-feira, 24 de outubro de 2017

UMA PARTE DO IX CONERE LANÇAMENTOS DE LIVROS.


Dr. Ivan Cláudio Pereira Siqueira (CNE e USP) palestrante
sobre: O Ensino Religioso na Atual Conjuntura Brasileira

Luciana Maranhão. Participante
do IX CONERE
Maria José Gomes. Participante
do IX CONERE

Resumo:

A idéia deste livro surgiu no momento da defesa da minha dissertação “Ensino Religioso: problemas e desafios”- Curso de Mestrado em Ciências das Religiões, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB-2010). Local onde foi sediado o XI SEFOPER, em 23 a 25/09 2010, com o tema Diversidade, Direitos Humanos e Ensino Religioso: Questionando Concepções e Práticas. Essa defesa fez parte da programação desse evento. Toda banca envolvida, foi unânime em apontar essa pesquisa, para se transformar em livro. 
Esta obra está subdividida em quatro (4) Capítulos: O primeiro aborda sobre “O fenômeno religioso” valorizando assim, a diversidade cultural religiosa do Brasil. A complexidade de entendimento deste tema nos permite destacar a importância desta pesquisa, visto ser uma área de estudo cujos educadores e educandos precisam compreender para vencer as barreiras do preconceito. Um estudo bibliográfico sobre Filoramo / Prandi, Eliade e outros;
O segundo: destaca “O Resgate Histórico e Legal do Ensino Religioso”, desde a época da colonização até aos dias atuais, através de estudos sobre as obras de Figueiredo; Caron, Legislação Brasileira e outros.
O terceiro: focaliza sobre a “Fundamentação Teórico-Metodológica da Pesquisa” com uma abordagem sobre o posicionamento dos autores clássicos da Sociologia Durkheim; Weber e Berger, num diálogo sobre Educação e Religião na visão de alguns educadores e pesquisadores brasileiros, incluindo Freire; Junqueira e Oleniki/Daldegan. O Campo da Pesquisa: Escolas de João Pessoa-PB e caminhos percorridos.
O quarto capítulo: “Educadores e Educandos: Diálogo sobre o Ensino Religioso”, a partir de Representação Social de Moscovici. Análise e Resultados; o posicionamento de educadores brasileiros como: Oliveira, Klein, Viesser e outros. Entende-se que, essa proposta, ofereça uma grande contribuição no processo de formação e pesquisa por ser um referencial que aborda as diversas culturas presentes em nosso meio e na sociedade em geral. Viaje nessa leitura!

Palavras-Chave: Ensino Religioso, Esperanças e Desafios, Ciências das Religiões, Diversidade Cultural Religiosa, Educadores e Educandos.

Tema:

Conhecimentos Religiosos, Culturas e Educação: tecendo práticas inovadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos Diversos