A Riqueza da Diversidade Cultural Religiosa



O Brasil, por apresentar uma grande dimensão territorial,             possui uma vasta diversidade cultural. Os colonizadores                europeus, a população indígena e os escravos africanos foram os primeiros responsáveis pela disseminação cultural no Brasil. Em seguida, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, contribuíram para a diversidade cultural do Brasil. Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo.
Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território.
A diversidade cultural é um conceito criado para compreender os processos de diferenciação entre as várias culturas que existem ao redor do mundo. As múltiplas culturas formam a chamada identidade cultural dos indivíduos ou de uma sociedade; uma "marca" que personaliza e diferencia os membros de determinado lugar do restante da população mundial.

A diversidade significa pluralidadevariedade e diferenciação, conceito que é considerado o oposto total da homogeneidade. Atualmente, devido ao processo de colonização e miscigenação cultural entre a maioria das nações do planeta, quase todos os países possuem a sua diversidade cultural, ou seja, um "pedacinho" das tradições e costumes de várias culturas diferentes.
Algumas pessoas consideram a globalização um perigo para a preservação da diversidade cultural, pois acreditam na perda de costumes tradicionais e típicos de cada sociedade, dando lugar à características globais e "impessoais".
Saiba mais sobre o fenômeno da globalização.
Com o intuito de tentar preservar a riqueza da diversidade cultural dos países, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) criou a "Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural".
A Declaração da UNESCO sobre Diversidade Cultural reconhece as múltiplas culturas como uma "herança comum da humanidade", e é considerada o primeiro instrumento que promove e protege a diversidade cultural e o diálogo intercultural entre as nações.
Pode obter mais informação sobre a UNESCO
Com o processo de globalização, não existem mais limites geográficos para as grandes religiões mundiais. A migração e o avanço das tecnologias de comunicação fizeram com que, por exemplo, o islamismo invadisse a Europa e os Estados Unidos tivessem quase 3,7 milhões de adeptos do budismo. Mas essa troca cultural também tem gerado conflitos religiosos. Por isso, entender um pouco a complexidade e diversidade de crenças no mundo pode promover o respeito pela fé do outro.

Atividades:

1- Vídeos diversos;


https://www.youtube.com/watch?v=uW-zzS8_Cl8

2- CAÇA PALAVRAS DAS RELIGIÕES

F
S
X
I
N
T
O
I
S
M
O
S
É
B
C
Y
P
L
Y
A
A
C
X
K
B
U
R
X
B
Z
W
W
F
R
B
I
A
D
Q
Z
A
Q
B
U
R
I
C
H
H
I
N
D
U
I
S
M
O
S
Q
I
A
S
U
M
B
A
N
D
A
T
C
S
Í
M
V
T
N
O
P
T
W
I
A
M
N
O
S
Q
A
B
C
V
Z
A
N
O
D
H
B
O
S
W
Ç
X
O
N
D
Ç
I
S
L
A
M
I
S
M
O
I
O
Ç
G
V
A
P
H
C
T
R
A
S
M
P
E
L
A
O
V
C
Y
F
Y
M
B
B
N
C
A
N
D
A
M
A
Ç
O
L
S
A
J
U
D
A
I
S
M
O

E
H
Q
E
S
P
I
R
I
T
I
S
M
O
A
T
T
A
O
I
S
M
O
T
P
Q

REFERÊNCIAS
http://conexao.cpb.com.br/secoes/entenda/a-diversidade-religiosa-do-mundo
https://www.significados.com.br/diversidade-cultural/


SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

2 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial