terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO RELIGIOSO - MARIA JOSÉ TORRES HOLMES



         A Formação Continuada é um recurso inacabado, processual e muito importante no fazer pedagógico e consequentemente no processo de ensino e aprendizagem, pois tem a intenção de qualificar o profissional em Educação dentro de sua especialidade nas áreas de conhecimento, onde atuará com maiores esclarecimentos e conhecimento daquilo que vai ensinar para os educandos.
       No caso do Ensino Religioso, também não é diferente! Este profissional mais do que nunca precisa ter este compromisso e responsabilidade de saber o que vai ensinar aos estudantes e como ensinar, pois é importante ter em mente que não é qualquer assunto e nem tão pouco ensinar religião, e ou doutrinar, mas rever seus conceitos e respeitar o espaço escolar por ser este plural onde a diversidade existente é grande, por isso deve ser considerada e respeitada.

Objetivos da formação continuada:
  • Promover a interação entre o conhecimento teórico e prático, numa perspectiva de desenvolver habilidades de conhecimentos relacionados à área das Ciências das Religiões para lidar com as diversidade religiosa existente no contexto escolar;
  • Saber lidar com as diferenças dentro do espaço da sala de aula;
  • Apresentar uma prática pedagógica, dialógica respeitando a diversidade cultural religiosa dentro e fora do contexto escolar. 

    É importante destacar também para este profissional que esta formação continuada, além dos conhecimentos específicos, engloba também as questões metodológicas e avaliativas, para que possa ter sucesso em suas aulas e logicamente atingir objetivos e metas.


Auditório das Paulinas João Pessoa PB -2007
Professor Vanderlan Pereira

Curso de Extensão 2013
Parcerias: SEDEC -  Paulinas - UFPB

Referências 
  • Meus arquivos de fotos da Formação
  • YOUTUBE   https://www.youtube.com/watch?v=Cn4wcp_tzeI&sns=em

      

2 comentários:

  1. Em qualquer curso, todos os anos, em meu primeiro dia de aula, convido meus alunos a fazermos uma oração, da religião que quiser; quem quiser pode sair da sala, pode permanecer sentado, depois comentamos sobre Tolerância religiosa, pois em todo espaço que vamos todos creem em Deus, não importa que nome O dê. Gostei deste espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maicon!
      Que bom que você gostou deste espaço, pois ele foi criado justamente para os professores de Ensino religioso possa pesquisar. Ser um seguidor deste blog...Postar seus comentários, solicitar ajuda em algumas dificuldades que tenha de trabalhar com temática mais complexas. Visite-nos sempre e seja BEM VINDO.

      Excluir

Textos Diversos