domingo, 21 de fevereiro de 2016

LANÇAMENTO DA OBRA DE 20 ANOS DO FONAPER




Esta é a mais nova obra dedicada à celebração dos 20 Anos de existência do FONAPER que tem como título: ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Fundamentos epistemológicos e curriculares.
Idealizada por seus organizadores e aprimorados por vários autores. Surge no contexto das discussões da Base Nacional Comum Curricular.  Segundo o professor Dr. Ítalo Modesto Dutra Diretoria de Currículos e Educação Integral do Ministério da Educação a quem coube a escrita do Prefácio, afirma que vem a ser uma importante contribuição para o entendimento da presença deste componente nas discussões e propostas educacionais.
Alinhados aos documentos e discussões organizados por este Fórum no decorrer dos seus vinte anos, muitos caminhos foram percorridos. Fundado em 1995, tornou-se um espaço de proposições, encaminhamentos e ações que vieram a consolidar uma concepção de Ensino Religioso no Brasil como componente curricular responsável por possibilitar o acesso aos saberes e conhecimentos produzidos pelas diferentes culturas, cosmovisões e tradições religiosas, sem proselitismo, no contexto da Educação básica.
Esta obra está dividida em: Além do Prefácio e Apresentação por seus organizadores, temos a Parte I: Vozes de associados, educadores e parceiros e a Introdução.
A parte II: Trata das Questões epistemológicas do Ensino Religioso, com IX Capítulos de diversos autores.

A parte III: aborda sobre os Conhecimentos religiosos no currículo do Ensino Religioso: diálogos possíveis e necessários, também com diversos autores. Esta parte está dividida em IX capítulos e mais uma pequena biografia sobre os autores e os anexos contendo uns de alguns documentos do FONAPER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Textos Diversos