DIA MUNDIAL DO FOLCLORE



https://www.google.com.br/


O folclore é o conjunto das tradições de um povo, expressas nas suas lendas, canções e costumes. O folclore constitui-se da riqueza cultural da humanidade. Segundo o Calendário Aluá nº 2, (2006, p. 15),  o dia 02 de agosto é o "Dia Mundial do Folclore. É através dele que no mundo inteiro se estabelecem as relações de identidade. 
Todavia essa riqueza cultural passa quase que despercebida pelo mundo inteiro. No século XIX, a pesquisa folclórica se espalha por toda a Europa, com a concientização de que a cultura popular poderia desaparecer devido ao modo de vida urbano. O folclore passa então a ser usado como principal elemento nas obras artísticas, despertando o sentimento nacionalista dos povos.
Para muitas pessoas o folclore traduz algo do passado e por isso, se torna esquecido, sendo lembrado principalmente nas escolas no dia folclore. Quando na verdade a sua prática é algo empreendedor de uma riqueza que passa de geração a geração para se tornar como um elemento tradicional e histórico das culturas, das crenças, lendas e costumes.


Almanaque Aluá, nº II
www.google.com.br


SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial